8º Período

CÓDIGO: MAD491 CRÉDITOS: 4 CARGA-HORÁRIA: 60h
TEÓRICA: 45h
PRÁTICA: 15h
PRÉ-REQUISITOS:
ANÁLISE DE REGRESSÃO – MAD357
TEORIA DO RISCO – MAD478
EMENTA:
Métodos de tarifação de prêmios de seguros em todos ramos; carregamentos de risco; carregamentos comerciais, influência de franquias e do resseguro; escolha de variáveis de tarifação e de níveis das variáveis, estimação de parâmetros em modelos estruturados de tarifas multifatoriais,tratamento de grandes indenizações.
OBJETIVOS GERAIS: 
Dar aos alunos uma visão da atuária dentro do processo de tarifação de uma empresa eguradora. Explorar os métodos de tarifação mais utilizados. Explicar os principais problemas encontrados pelo atuário na implementação desses métodos. Dar oportunidade aos alunos de estudar e de expor em classe problemas reais atinentes à tarifação.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
UNIDADE  I 
A evolução dos processos de tarifação nas seguradoras. As funções de pesquisa e desenvolvimento de produtos de seguros. O papel de cada área da seguradora: marketing, pesquisa de mercado, publicidade, controle de perdas e pagamento de indenizações.
UNIDADE II
Princípios de tarifação de seguros. Objetivos da tarifação.Tipos de tarifas. Conceitos de tarifação. Métodos de tarifação. Regulação.
UNIDADE III
Seleção de variáveis de tarifação. Métodos baseados em regressão linear e análise discriminante. Determinação de classes de tarifação. Métodos baseados em análise de conglomerados.Métodos empíricos.
UNIDADE IV
Estimação de parâmetros em modelos de tarifação estruturados. Dados com classificações matriciais. Modelos aditivos e multiplicativos. Métodos de Bailey-Simon, dos totais marginais e mínimos quadrados. Estimação pelo método de máxima verossimilhança.
UNIDADE V
Uso de modelos lineares generalizados em tarifação. Estrutura dos modelos lineares generalizados. Função de ligação. Distribuições usuais da família exponencial. Equacionamento em forma normal e solução.
UNIDADE VI
Problemas especiais em tarifação. Tarifas de credibilidade. Tratamento de grandes sinistros.
BIBLIOGRAFIA:
Livro Texto: 

Rate Making- J.van Eeghen,E.K.Greup e J. A. Nijssen-Surveys of actuarial studies no.2-1983
An Introduction of Generalized Linear Models-Annette J. Dobson-Chapman Hall-1994
Foundations of Casualty Actuarial Science-diversos autores de capítulos-Casualty Actuarial
Society-1990 e 2000
Complementar:
Diversos artigos e textos sobre tarifação disponíveis na internet.
CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO: Testes, trabalhos com apresentação em classe.
APLICATIVO(S) NECESSÁRIO(S):
CÓDIGO: MAD473 CRÉDITOS: 4 CARGA-HORÁRIA: 60h
TEÓRICA: 45h
PRÁTICA: 15h
PRÉ-REQUISITOS: MATEMÁTICA ATUARIAL I – MAD353
EMENTA:
Tipos de benefícios e hipóteses atuariais. Arquitetura de planos de benefícios: Planos de contribuição definida e de benefício definido. Regimes financeiros. Métodos de financiamento: custo individual e custo coletivo. Avaliação de planos de pensão. Implantação e liquidação de planos de pensões.
OBJETIVOS GERAIS: 
Capacitar o aluno a avaliar, implantar e liquidar planos de benefícios em entidades de previdência privada.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
UNIDADE  I 
Tipos de benefícios e hipóteses atuariais: Tipos de benefícios: aposentadoria programada e proporcional, benefícios de invalidez e de morte. Hipóteses decrementais: mortalidade, desligamento, invalidez e aposentadoria. Hipóteses salariais: mérito, produtividade, inflação e crescimento salarial. Hipóteses financeiras: taxa livre de risco, risco de investimento, inflação e taxa de juros total.
UNIDADE II
Arquitetura de planos de benefícios: Planos de contribuição definida e de benefício definido. Definições. Riscos associados: crédito, mercado, operacional, volatilidade de taxas de juros.
UNIDADE III
Regimes financeiros: Definições: custo normal, custo suplementar. Repartição simples. Repartição de capitais de cobertura. Capitalização.
UNIDADE IV
Métodos de financiamento: custo individual e custo coletivo. Financiamento inicial. Financiamento completo. Crédito unitário. Crédito unitário projetado. Idade de Entrada Normal. Idade Atingida. Agregado.
UNIDADE V
Avaliação de planos de pensão: Validação das hipóteses atuariais a partir da experiência. Calibragem de parâmetros demográficos, econômicos, empresariais (despesas, volumes de negócios etc). Alteração de hipóteses Atuariais: Improvement – agravamento de tábuas. Sistemas de informações gerenciais.
UNIDADE VI
Implantação e liquidação de planos de pensões
BIBLIOGRAFIA:
Livro Texto: 

Winklevoss, Howard E. (1993). Pension Mathematics with Numerical Illustrations. Pension
Research Council of the Wharton School of the University of Pennsylvania.
Complementar:
[1] Bowers, Gerber, Hickman, Jones and Nesbitt (1997). Actuarial Mathematics. N. Martingale
RD. , Society of Actuaries.
[2] Anderson, Arthur W. (1992). Pension Mathematics for Actuaries. ACTEX Publications, Inc.
USA.
CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO: Provas e trabalhos.
APLICATIVO(S) NECESSÁRIO(S): É recomendável a utilização de planilhas eletrônicas para a resolução de casos e/ou exercícios similares a situações reais.
CÓDIGO: MAD492 CRÉDITOS: 4 CARGA-HORÁRIA: 60h
TEÓRICA: 45h
PRÁTICA: 15h
PRÉ-REQUISITOS:
EAE115 – ECONOMIA
MAD366 – MATEMÁTICA FINANCEIRA
EMENTA:
Mercados e títulos. Seleção de carteiras e teoria de Markowitz. Modelos de precificação e desempenho de carteiras. Gestão de carteiras de renda fixa. Opções. Contratos futuros e a termo. Análise de risco.
OBJETIVOS GERAIS: 
Capacitar o aluno a compreender a teoria moderna de finanças e suas relações e semelhanças com o mercado de seguros e previdência, de modo que o mesmo possa aplicar estes conhecimentos na gestão financeira de passivos atuariais.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
UNIDADE  I 
Mercados e títulos: Introdução à teoria moderna de investimentos. Mercado de ações: características, tipos de ordem de compra e venda, direitos e proventos. Mercado de futuros: características e Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F). Mercado de opções: características e tipos de contratos. Mercado a termo: características e tipos de contratos. Mercado de swaps: características e tipos de contratos.
UNIDADE II
Seleção de carteiras e teoria de Markowitz: Risco e retorno esperado de uma carteira. Linhas de combinação: reta característica e reta do mercado de títulos. Fronteira eficiente.
UNIDADE III
Modelos de precificação e desempenho de carteiras: CAPM: hipóteses e críticas. APT: hipóteses e críticas. Medidas de desempenho de carteiras baseadas no CAPM: índice de Jensen, índice de Treynor e índice de Sharpe. Medidas de desempenho de carteiras baseadas no APT.
UNIDADE IV
Gestão de carteiras de renda fixa: Estrutura a termo de taxas de juros. Conceito e tipos de duration. Imunização de taxas de juros.
UNIDADE V
Opções : Tipos de opções: compra e venda, européia e americana. Estratégias de negócios com opções e Put-call Parity. Árvores binomiais. Modelo de Black-Scholes. Letras gregas.
UNIDADE VI
Contratos futuros e a termo: Valor de um contrato a termo. Preços a termo versus preços futuros. Futuros de ações. Futuros de moedas estrangeiras. Futuros de commodities.
UNIDADE VII
Análise de risco: Valor em risco – VaR. Descasamento de ativos e passivos: ALM.
BIBLIOGRAFIA:
Livro Texto: 

[4] Fortuna, Eduardo (2005). Mercado Financeiro: produtos e serviços. Qualitymark Ed., Rio de
Janeiro.
[5] EDWIN J. ELTON E MARTIN J. GRUBER. Modern Portfolio Theory and Investment
Analysis, 5° Edição, Ed. John Wiley, 1995.
[6] Hull, John C. (1996). Introdução aos Mercados Futuros e de Opções. Tradução pela BM&F.
Complementar:
[1] Neto, Alexandre Assaf (2003). Mercado Financeiro. Editora Atlas, São Paulo.
CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO: Provas e trabalhos.
APLICATIVO(S) NECESSÁRIO(S): É recomendável a utilização de planilhas eletrônicas para a resolução de casos e/ou exercícios similares a situações reais.
CÓDIGO: MAD473 CRÉDITOS: CARGA-HORÁRIA: 
TEÓRICA:
PRÁTICA:
PRÉ-REQUISITOS:
MAD363 – MATEMÁTICA ATUARIAL II
EMENTA:
Projeto final. Saiba mais…

Disciplinas Eletivas