Os problemas físicos e as necessidades humanas levam ao avanço da Matemática. O Matemático é um indivíduo questionador que formula perguntas e busca respostas, contribuindo assim para o avanço desta ciência.  Chega, em suas pesquisas, a antecipar respostas a perguntas futuras, fazendo com que a área avance independentemente das necessidades atuais. A Matemática brasileira se coloca com destaque no cenário mundial, fazendo com que o Brasil ocupe o segundo lugar de cinco grupos no ranking da União Matemática Internacional (ver http://www.mathunion.org).

 

 

 

CAMPO DE TRABALHO

 

Além do Ensino Superior e da pesquisa, o Matemático tem um amplo campo de atuação no mercado de trabalho. Uma boa formação o habilita a utilizar seus conhecimentos matemáticos para resolver problemas, elaborar modelos, interpretar e analisar dados, com capacidade de interagir com diversos campos do conhecimento. Estas habilidades o credenciam a ingressar em cursos de Pós-Graduação em Matemática e áreas afins, bem como a atuar no mercado de trabalho, com diversas possibilidades de atuação.   Cabe ressaltar que é crescente a absorção do Matemático pela indústria e empresas dos mais variados ramos, como por exemplo: bancos de investimento, empresas de informática, empresas de base de grande porte, etc.

 

 

 

FORTE INTEGRAÇÃO COM A PESQUISA E COM A

PÓS-GRADUAÇÃO

         O Instituto de Matemática proporciona um ambiente acadêmico de excelência e diversificado e conta com diversos programas de Pós-Graduação. Particularmente, o programa de Pós-Graduação em Matemática está entre os melhores do país. Seu corpo docente, que também atua na Graduação, é altamente qualificado, formado por pesquisadores das diversas áreas de Matemática e mantém forte intercâmbio com pesquisadores do Brasil e do exterior. É neste cenário que o curso de Matemática se insere.

 

 

O CURSO

          O núcleo obrigatório do curso contém disciplinas das diversas áreas de Matemática, além de disciplinas de Física, oferecendo ao aluno uma sólida formação, com habilidades e competências diversas. O curso conta ainda com várias disciplinas optativas, por meio das quais o aluno pode dirigir sua formação optando por uma das ênfases: Matemática, Matemática Estatística ou Matemática Computacional.

Durante a Graduação, os alunos têm a oportunidade de experimentar, através de Seminários e de Projetos, uma forte integração com a pesquisa e com a Pós-Graduação.