Eventos da semana: 12 a 16 de junho

Seminário de Matemática Computacional

Título: Posto Limítrofe e variedades tóricas
Palestrante: Gregorio Malajovich (IM-UFRJ)

Dia: 14 de junho de 2017
Horário: 10:10.
Local: Sala C-116.

Resumo: Tensores podem ser aproximados por tensores de posto baixo resolvendo um problema de minimização. A dificuldade aparece quando o posto limite é estritamente menor ao posto do tensor aproximado. Pretendo interpretar o problema de aproximação como um problema de otimização em variedades tóricas. Ponto limítrofe abaixo do posto corresponde a zeros “no infinito” da variedade tórica.


Ciclo de Palestras do PPG em Estatística – IM-UFRJ

Título: Selecionando Itens em Testes Adaptativos Informatizados: Abordagem Bayesiana
Palestrante: Gilberto P. Sassi (DE/UFF)

Data: 14 de junho de 2017
Hora: 15:30
Local: LSE, sala I-044b (subsolo)

Resumo: Com o avanço do uso do computador nas últimas décadas, testes aplicados por computador tem gradualmente substituído os testes tradicionais com papel e caneta para estimar a habilidade de um indivíduo. Uma tarefa central em testes adaptativos informatizados (TAI) é selecionar um novo item para a distribuição posteriori atualizada da habilidade. Na abordagem Bayesiana, o objetivo é selecionar o item mais adequado minimizando a variância a posteriori. Entretanto, calcular a variância a posteriori é uma tarefa com alta demanda computacional. A solução presente na literatura é minimizar a variância a posteriori apenas para os primeiros itens do TAI. Após alguns itens, quando o cálculo da variância a posteriori começa a ficar lento, usamos um critério mais rápido e menos preciso. Neste trabalho, propomos uma nova abordagem que consiste de duas etapas: primeiro, cria-se um conjunto de itens usando um critério mais rápido contudo menos preciso e, então, usando escolhemos o item que minimiza a variância dentro deste conjunto. Nós elucidamos esta abordagem para o modelo logístico unidimensional da Teoria de Resposta ao Item dentro de uma abordagem Bayesiana comparando a performance com os critérios Bayesianos mais usados na prática via estudo de simulação, em que observamos que a nova abordagem tem menor erro quadrático e vício. Além disso, a nova abordagem é a mais rápida entre todos os critérios Bayesianos analisados.

Mais informações sobre o Ciclo de Palestras do PPG em Estatística podem ser encontradas no site http://www2.dme.ufrj.br/

Be Sociable, Share!
  • Twitter
  • Facebook
  • email
  • Delicious
  • Google Reader
  • LinkedIn
  • Google Bookmarks
  • Myspace
  • Reddit

Still quiet here.sas