Acervo Eletrônico, Catálogos e Bases de Dados

Veja abaixo relação com as principais bases de dados, catálogos e bibliotecas virtuais de Matemática, Estatística e áreas afins.

Base Minerva Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRJ: base de dados que engloba todo o acervo da UFRJ.

Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas (CCN): coordenado pelo IBICT, é uma rede cooperativa com o objetivo de reunir em um único catálogo as informações sobre publicações periódicas científicas de centenas de catálogos de bibliotecas do país.

EBSCO Databases: base de dados multidisciplinar de textos completos com mais de 7 mil periódicos. (*)

JSTOR Mathematics & Statistics Collection: reúne mais de 50 títulos nas áreas de matemática e estatística. (*)

LALN Library: ferramenta de busca desenvolvida pelo Los Alamos National Laboratory que permite pesquisar periódicos, livros eletrônicos, bases de dados e relatórios em diversas áreas do conhecimento. (**)

Livre! Portal para periódicos de livre acesso na Internet: desenvolvido pela Comissão Nacional de Energia Nuclear através do Centro de Informações Nucleares. Incluem revistas científicas, revistas de divulgação científicas e boletins técnicos.

MathScinet: é uma base de dados bibliográfica essencial na área da Matemática contendo informações de duas importantes publicações da área: Mathematical Reviews e Current Mathematical Publications. (*)

Portal de Periódicos UFRJ: idealizado e desenvolvido pelo Sistema de Bibliotecas e Informação (SiBI) com o objetivo de identificar, reunir e divulgar os periódicos correntes, eletrônicos e impressos, editados na UFRJ em seus diversos campos de atuação.

Portal Capes: biblioteca virtual que reúne e disponibiliza periódicos com textos completos, bases de dados referenciais com resumos, patentes, teses e dissertações e outras publicações selecionadas. (*)

Project Euclid!: iniciativa com o objetivo de aprimorar a comunicação acadêmica no campo da matemática (teórica e aplicada) e estatística. Alguns periódicos são disponibilizados pelo Project Euclid na modalidade open access — acesso sem licença ou assinatura. (*)

ProQuest: base de dados eletrônica de artigos originalmente publicados em revistas, jornais e publicações.

ROAD: o Diretório de Recursos Acadêmicos de Acesso Livre (Directory of Open Access Scholarly Resources) fornece acesso livre para o subconjunto de registros bibliográficos que foram identificados com um número de ISSN. Trata-se de uma base de dados que reúne diferentes tipos de fontes de informação acadêmica, disponíveis on-line e de forma gratuita, tais como: revistas, anais de congresso e repositórios acadêmicos.

SciELO – Scientific Electronic Library Online: coleção de publicações de acesso gratuito cobrindo as áreas de Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Letras e Artes. Inclui publicações do Brasil, Chile, Costa Rica, Espanha, México e Venezuela.

ScienceDirect (ScieVerse): base de dados de textos completos com mais de 2500 periódicos e 6000 e-books. (*)

SCOPUS (SciVerse): a maior base de dados de resumos e citações com cerca de 49 milhões de registros, 20 mil títulos e 5 mil editores. (*)

Springer: livros eletrônicos e periódicos em diversas áreas do conhecimento. (*)

Web of Knowledge (ISI): plataforma que reúne diversas bases de dados e disponibiliza diversas ferramentas, como: Current Contents Connect: recurso de informação com cobertura multidisciplinar que permite o acesso aos índices de revistas publicadas desde 1998; Journal Citation Reports: recurso que permite avaliar e comparar os principais periódicos científicos a partir de dados estatísticos baseados em citações . O JCR ajuda a medir as pesquisas mais significativas e o fator de impacto de determinada publicação; Derwent Innovations Index: informações sobre patentes; Web of  Science: permite o acesso a dados bibliográficos de trabalhos científicos (*)

Zentralblatt MATH: base de dados de referência bibliográfica nas áreas de matemática pura e aplicada. São mais de 2 milhões de registros, com um recorte temporal que remete ao ano de 1868. (*)

***

Acesse também:

_____

(*) O acesso deverá ser feito dentro da Universidade ou remotamente através do Portal Capes. (veja como proceder).
(**) Alguns periódicos poderão ter o acesso restrito, veja a disponibilidade no Portal Capes.

Be Sociable, Share!
  • Twitter
  • Facebook
  • email
  • Delicious
  • Google Reader
  • LinkedIn
  • Google Bookmarks
  • Myspace
  • Reddit