Bibliografia indicada


  1. O livro-texto adotado para o Cálculo I é o seguinte ”Cálculo”, volume 1 de James Stewart (setima edição). As edições anteriores do mesmo livro podem ser utilizadas pois as mudanças de uma edição para a seguinte não são substanciais a ponto de dificultar o aprendizado. Eventualmente a ordem dos exercícios pode diferir um pouco.
  2. Para exercícios mais desafiadores veja a seguinte página .

    Diversos outros livros de Cálculo são também indicados pois o conteúdo dos livros de Cálculo I não é muito variado. A seguir listamos algumas opções citando o nome com que são conhecidos e os seus dados completos

  3. ”O Cálculo com Geometria Analítica ”, volume 1 de Louis Leithold (Editora Harbra). “Cálculo” volume 1 de Thomas, George B.; Finney, Ross L.; Weir, Maurice D. e Giordano, Frank R. (Editora Pearson). ”Aprendendo Cálculo Com Maple - Cálculo de Uma Variável” de Angela Rocha dos Santos e Waldecir Bianchini (Editora LTC).

Obs: O último livro foi escrito por professores do Instituto de Matemática da UFRJ.

Tem-se muitos outros títulos como, por exemplo, Munem, Simmons, Guidorizzi, Paulo Boulos, Edwards, Geraldo Ávila etc. A princípio estes livros devem conter o programa e podem ser utilizados pelo aluno. Temos, também, livros com maior aprofundamento nos fundamentos como, por exemplo, Spivak, Apostol e Courant. Para os alunos interessados nos fundamentos do Cálculo estes livros são indicados. Observemos que o enfoque das avaliações não deverá ser fortemente analítico e, portanto, este aprofundamento, embora desejável para um melhor embasamento teórico, não deverá influenciar o desempenho dos alunos nas provas. As bibliotecas da UFRJ, especialmente a biblioteca do CCMN, tem diversos destes livros citados em seu catálogo e os alunos podem consultar e pegá-los por empréstimo. Para consultar o catálogo basta acessar a página .