Instruções para as provas


Regras gerais para as provas

A primeira prova, segunda prova, prova final e prova de segunda chamada são realizadas das 17h15m às 19h15m em salas do Centro de Tecnologia. Cada caderno de respostas terá o nome, DRE, turma e número de identificação de cada aluno previamente impresso. Os alunos serão alocados nas salas em ordem alfabética e, dentro de cada sala, cada um sentará na carteira que esteja com o seu caderno de respostas individual. Por isso, os alunos só deverão ocupar seus lugares depois que os cadernos de respostas forem distribuídos.

Os alunos que não constarem nas pautas não poderão fazer prova alguma. Os alunos que constarem na pauta mas que estejam com inscrição irregular poderão fazer provas, mas só terão sua nota divulgada depois que regularizarem a situação. Isto porque a regularização depende da abertura de processos junto à Secretaria do seu curso e, caso o processo não seja deferido, o aluno não entrará na pauta definitiva. Para não prejudicar alunos que estejam com o processo em tramitação permitiremos que façam a segunda prova mas não divulgaremos a nota até a regularização.

Verifiquem o seu CRID para ver se a inscrição na disciplina está regular. Caso não esteja, tomem a medida administrativa cabível. Caso não saibam como resolver o problema, conversem com a Secretaria Acadêmica ou seu orientador acadêmico e/ou coordenador do curso. Frequentemente é necessário abrir um processo. Caso o problema no CRID seja somente "previsão pendente", não precisam tomar medida administrativa alguma pois quando isto ocorre é alguma inconsistência no lançamento da turma no SIGA e será resolvido no momento oportuno.

IMPORTANTE: os alunos com inscrição irregular e que não tenham tido processo aprovado para regularizar a situação NÃO TERÃO sua nota divulgada, conforme instruções da Escola Politécnica e da Escola de Química.

Com relação à prova,

  1. Os alunos deverão levar um DOCUMENTO DE IDENTIDADE ORIGINAL VÁLIDO E COM FOTO.
  2. Antes da prova o professor responsável distribuirá os cadernos de prova, previamente preenchidos, nas carteiras da sala. Cada aluno deverá sentar na carteira onde se encontra o seu caderno de provas.
  3. O aluno deve responder a primeira questão da prova na primeira folha da prova, a segunda questão na segunda folha e assim por diante. Os alunos que responderem às questões em folhas incorretas não terão, inicialmente, estas questões corrigidas.
  4. Os alunos não poderão se ausentar da sala de prova durante a prova.
  5. Não é permitido (nem será necessário) o uso de calculadoras.
  6. O material deverá ser colocado na mesa do professor ou, caso não haja espaço, em local fora do alcance dos alunos. Junto com o aluno deve ficar somente borracha, lápis, lapiseira e caneta. Se algum aluno for pego com material adicional, independente de ter consultado ou não, o caso será tratado como consulta indevida, pois todos foram avisados que o material deve ficar fora do alcance do aluno.
  7. Não é permitido o uso de celular, nem mesmo como relógio. Eles devem ser mantidos desligados.
  8. Não é permitida consulta a qualquer fonte.
  9. A duração da prova sera informada ao seu início mas deverá variar entre duas horas e duas horas e meia, dependendo do número de questões.

Qualquer aluno pego consultando alguma fonte ou colega terá, imediatamente, atribuído grau zero na prova. O mesmo ocorrerá com o aluno que facilitar a consulta do colega ("der cola"). Casos mais graves, envolvendo algum tipo de fraude, deverão ser punidos de forma bem mais rigorosa. Evitem este tipo de solução aparentemente "fácil" pois o risco envolvido é grande.

As provas versarão sobre a ementa oficial da disciplina como reproduzida na seção Syllabus e poderão ser resolvidas a lápis ou caneta. Caso o professor tenha abordado tópicos que não constam da ementa, estes não serão cobrados nas provas.