Introdução


As disciplinas de Cálculo são oferecidas, desde o primeiro semestre de 2008, para os alunos da Escola Politécnica e da Escola de Química, turno diurno, de forma Unificada.

O objetivo é assegurar que todos os alunos das diversas especialidades de Engenharia da Escola Politécnica e dos cursos diurnos da Escola de Química sejam avaliados sobre os tópicos constantes do programa da disciplina e tenham suas provas corrigidas da forma mais uniforme possível. Para isto, as provas são realizadas em um horário único por todos os alunos inscritos nas turmas destinadas a estes cursos e a correção das questões é feita por professores da equipe de docentes da disciplina, usando um critério de comum acordo. Para assegurar a manutenção da uniformidade na correção das questões, a revisão da correção é feita pelo(s) mesmo(s) professor(es) que corrigiu(corrigiram) a questão.

Excluindo-se as avaliações, cada turma é de responsabilidade de seu(sua) professor(a). O andamento do curso é definido pelo(a) professor(a) da turma, o lançamento final das notas é feito por este(esta) ou pela Secretaria do IM, a pedido. Ao lançar os resultados da sua turma no SIGA, o(a) professor(a) deverá lançar o grau de cada aluno(a) e o total de horas que o(a) aluno(a) faltou, caso tenha controlado a presença de seus alunos. Se um(a) aluno(a) faltar a mais de 25% do total de aulas estará automaticamente reprovado(a) por frequência, independentemente da média obtida na disciplina (ver página da Pró-reitoria de graduação). O controle de presença é uma decisão individual do(da) docente, não sendo obrigatório. Recomendamos, portanto, que procure assistir às aulas na turma em que está inscrito, e se reporte ao(à) docente responsável sempre que houver alguma pendência.

Cada disciplina do Unificado tem um(a) coordenador(a) que é um dos professores do curso. O trabalho do(a) coordenador(a) da disciplina é, basicamente, tomar as providências administrativas para a realização das provas, lançar as notas na planilha Unificada e atualizar as páginas da disciplina Unificada. Mesmo estas tarefas podem ser realizadas por outros professores da equipe, indicados pelo(a) coordenador(a). As provas são, em geral, elaboradas pelos diversos docentes da equipe e aprovadas por todos. Em alguns casos o grupo de professores escolhe uma banca que elabora a prova e apresenta aos outros professores para que seja aprovada. O(a) coordenador(a) não é responsável por todas as turmas e nem é um ”superior hierárquico” dos outros professores; portanto, situações excepcionais devem ser encaminhadas ao docente responsável de cada turma. Caso tenha alguma dúvida, o(a) aluno(a) deverá dirigir-se apenas ao docente responsável pela turma em que está inscrito (ver Docentes). O(a) coordenador(a) não responderá a e-mails enviados por alunos.

O(a) professor(a) da turma não é responsável pela inscrição dos alunos nas turmas. A inscrição dos alunos na turma pode ser realizada pelo próprio aluno ou pelo(a) seu(sua) orientador(a) acadêmico(a)/coordenador(a) de curso. Os professores das turmas não têm meios para incluir alunos em suas turmas (ou retirá-los), nem para aumentar ou reduzir as vagas em suas turmas. As vagas em cada turma são abertas pela Secretaria do Instituto de Matemática atendendo a pedido de coordenadores dos diversos cursos de engenharia. O aumento das vagas em uma turma passa, necessariamente, pelo(a) coordenador(a) do curso de Engenharia e pelo seu contato no Instituto de Matemática que, em geral, é a Chefia do Departamento responsável pela disciplina (e não o(a) coordenador(a) da disciplina). Isto vale para todas as disciplinas da UFRJ e, portanto, para as disciplinas dos cursos unificados.

Os alunos que não estiverem regularmente inscritos em alguma turma unificada não poderão fazer as provas, seguindo as instruções da Escola Politécnica, Escola de Química e do Instituto de Matemática. Nos casos em que a inscrição tenha sido aprovada na Escola de Química ou Escola Politécnica, mas não tenha sido, ainda, efetivada quando da realização das provas, o(a) aluno(a) não será prejudicado(a), desde que sua unidade informe seu nome completo, número do DRE e a turma em que será inscrito(a), para a Chefia do Departamento de Matemática do Instituto de Matemática (de preferência com cópia para o docente responsável pela coordenação da disciplina). Se ocorrer alguma falha de comunicação entre as Escolas e o Instituto de Matemática, será permitido ao estudante realizar a prova, desde que este comunique a situação à coordenação do cálculo em tempo hábil e, posteriormente, a Escola confirme que a sua inscrição está em processo de efetivação.

O blog Licenciados em Graduação UFRJ tem diversos artigos esclarecendo os procedimentos da UFRJ. Ele não pertence às páginas da UFRJ e, por isso, a informação lá existente deve ser encarada com alguma cautela. Por outro lado, presta esclarecimentos muito importantes (em linguagem coloquial) que são, muitas vezes, difíceis de encontrar nas páginas oficiais da UFRJ.

O nome do(a) professor(a) de cada turma e a sala em que dá aula podem ser encontrados na página do Instituto de Matemática. Como ocorre com alguma frequência a troca de salas de aula e, eventualmente, a troca de professor da equipe, pedimos que nos avise (calculo2@im.ufrj.br) caso a informação sobre a sua turma esteja incorreta ou incompleta. Assim poderemos enviar correio para o responsável pela página do Instituto de Matemática e corrigir a informação. Notem que o link inclui, também, as turmas não unificadas.

Recomendamos que leiam os diversos itens desta página para poder direcionar adequadamente seus esforços, reduzindo o tempo dedicado a buscar a informação e aumentando o tempo disponível para o estudo.

Finalmente sugerimos que todos se dediquem à disciplina pois os cursos de Cálculo são a base para que o aluno tenha um aprendizado sólido nas Ciências Exatas.

Atenciosamente,

Equipe dos professores de Cálculo II.