Turmas semi-presenciais


Informações sobre os cursos semi-presenciais.

A partir do segundo semestre do 2016, o Instituto de Matemática está dando início aos cursos de Cálculo Semipresencial. Esta nota tem a finalidade de orientar os alunos que venham a ter interesse em fazer inscrição nas turmas dos cursos semipresenciais.

Vantagens dos cursos semipresenciais e público alvo

No estado atual de desenvolvimento, os cursos semipresenciais são direcionados principalmente aos alunos que já fizeram o curso no formato presencial ordinário e não obtiveram aprovação.

Assistir novamente a réplicas das mesmas aulas do curso pode não a ser forma ideal de motivar o aluno para se concentrar e revisar as aulas. Os cursos semipresencial visam oferecer uma maneira eficaz de revisão da matéria do curso, que permita ao aluno focar-se nos conteúdos que lhe ofereceram maiores dificuldades. Esse processo será realizado sob a supervisão de professores, que oferecerão aulas presenciais de monitoria para esclarecer dúvidas.

Desenvolvimento

O curso semipresencial propõe o estudo do programa do curso em questão seguindo o mesmo cronograma do curso presencial. As atividades serão desenvolvidas através do site do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da UFRJ.

O primeiro curso implementado é o Cálculo 3 -Semipresencial, identificado na plataforma por

CALC3SEMIPRES_2017_2

e os alunos deverão usar a seguinte chave de inscrição:

UFRJ-Calculo3-Semipresencial-2017-2

O trabalho do aluno se desenvolve da forma seguinte:

  1. Serão disponibilizados no site do AVA capítulos, divididos em aulas.
  2. Ao longo das aulas serão disponibilizados perguntas de auto-avaliação para poder passar ao tópico seguinte.
  3. Nos horários dos cursos um professor ficará disponível para responder perguntas e tirar dúvidas, dando a prioridade à matéria das últimas aulas inseridas no AVA. Observamos que, sendo um curso semipresencial, será alocado um professor para várias turmas.

Perguntas e respostas

Pergunta. É possível pedir ajuda de um amigo/professor particular/etc durante a resolução dos exercícios na plataforma?

Resposta. Sim, mas aconselhamos fortemente tentar a resolução, inicialmente, de forma individual. Deixando outra pessoa resolver os exercícios da plataforma por vocês estarão perdendo uma chance de entender a matéria e, nesse caso, passar nas provas vai se tornar muito difícil.

Pergunta. Porque é necessário respeitar o cronograma e não posso decidir quando estudar as aulas na plataforma?

Resposta. Os cursos semipresenciais querem oferecer um mecanismo para ajudar aos seus discentes serem rigorosos no estudo, e aprender a matéria aos poucos. No processo de aprendizagem em matemática é necessário mesmo deixar um tempo para \digerir" o conhecimento aos poucos, para memorizar e acostumar-se com os novos conceitos.

Imaginem que um atleta esteja se preparando para uma corrida, deixando par o último momento o treinamento, sem correr durante messes até três dias antes del decidir correr 80km; não é difícil perceber que isso não vai dar certo. Por outro lado, caso o conteúdo das várias unidades não ofereça dificuldades vai ser possível avançar de forma mais rápida.

Pergunta. Essa opção é disponível só para quem já frequentou uma vez o curso presencial?

Resposta. O cálculo semipresencial está sendo introduzido pela primeira vez este ano e inicialmente recomendamos a escolha desta opção apenas para alunos que já frequentaram o curso uma vez e não obtiveram aprovação.