Cálculo da média final

As médias dos alunos serão calculadas segundo o procedimento definido pelo Centro de Cências Matemáticas e da Natureza (CCMN). De uma forma resumida temos:

  1. Cálculo da Média Parcial: Soma-se as notas das duas primeiras provas realizadas pelo aluno e divide-se o resultado por 2.
  2. Se a média parcial for maior ou igual a 7.0 o aluno estará aprovado com média final igual à média parcial.
  3. Se a média parcial for inferior a 3.0 o aluno estará reprovado com média final igual à média parcial.
  4. Se a média parcial for maior ou igual a 3.0 e menor que 7.0, o aluno terá de fazer mais uma prova ( final ou segunda chamada ) pois, caso não faça, a média final será a média parcial dividida por dois. A média final será obtida somando a nota da terceira prova realizada ( prova final ou segunda chamada) com a média parcial e dividindo por 2. Serão aprovados os alunos com média final igual ou superior a 5.0.
  5. Os alunos que por um motivo qualquer não puderam realizar alguma das duas primeiras provas serão avaliados da seguinte forma: a média parcial será a média da prova realizada e da final. Se o aluno obtiver média parcial entre 3,0 e 6,9 deverá fazer a segunda chamada e a sua média final será obtida somando a média parcial com a nota da segunda chamada e dividindo por dois. Recomendamos a todos os alunos que evitem faltar às provas.
  6. Se o aluno faltar às duas primeiras provas receberá média zero.
  7. A primeira prova, obviamente, avaliará os tópicos abordados até a realização da prova. A segunda prova avaliará os tópicos abordados após a primeira prova. Como a matéria do curso é interdependente, diversos conceitos utilizados na primeira prova serão necessários para a segunda, mesmo não havendo questão específica sobre estes. A prova final e a segunda chamada avaliarão toda a disciplina.