ELIANA ROCHA HENRIQUES DE BRITO

Seu interesse pela matemática começou no curso científico do Colégio Mello e Souza, quando aluna do Professor Chafi Haddad.

Ingressou, como aluna, no Departamento de Matemática da Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil em 1952, concluindo o bacharelado em matemática em 1955 e a licenciatura em matemática na PUC-RJ em 1956.

Iniciou sua carreira universitária em 1956 como auxiliar de ensino da cadeira de Mecânica Racional da Escola de Engenharia da UB cujo catedrático era o Professor Maurício Matos Peixoto. A seguir em 1957 foi convidada para auxiliar de ensino da cadeira de Geometria Analítica e Superior da FNFi, dirigida pela Professora Maria Laura Leite Lopes.

Sua formação matemática decorreu em parte dos seminários dirigidos por Leopoldo Nachbin no CBPF e Maurício Matos Peixoto na Escola de Engenharia da UB.

Em setembro de 1957, iniciou um estágio no Departamento de Matemática da Universidade de Chicago, com bolsa da CAPES, onde completou seu "Master of Science" em dezembro de 1958.

Em 1960, com bolsa do Governo Francês, estagiou na Faculdade de Ciências da Universidade de Paris onde teve a oportunidade de conhecer Laurent Schwartz.

Prestou concurso para Docente Livre na Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil em 1965, doutorando-se, com a tese "Separação de Espaço e Tempo nas Distribuições Invariantes da Solução de Ondas", tópico que lhe foi sugerido pelo Professor Laurent Schwartz, quando de sua visita ao CBPF em 1961.

Participou ativamente na consolidação da Pós Graduação em Matemática do Instituto de Matemática da UFRJ, fazendo conferências, ministrando disciplinas pós graduadas e tomando parte nos seminários de pesquisa. Aposentou-se, como Professora Titular da UFRJ em 1990.

Trabalhos de Pesquisa Publicados

Tradução

A tradução foi publicada em: Ao Livro Técnico SA e Editora Universidade de Brasília, Rio de Janeiro 1971.