Projeto Final

A apresentação de um projeto visa desenvolver no aluno:

  1. o aprendizado na metodologia da pesquisa, despertando-lhe o interesse pela pesquisa como meio para a resolução de problemas;
  2. a capacidade de aplicação dos conceitos e teorias adquiridos durante o curso de forma integrada;
  3. a capacidade de expor conceitos com clareza e concisão, de modo a evidenciar seu domínio sobre os mesmos.
  • trabalhos apenas teóricos;
  • mero relato de aspectos práticos ou de observações acumuladas.

Dois tipos básicos de projeto podem ser apresentados:

  • Um trabalho do tipo monografia ou resenha, onde um determinado tema é desenvolvido, com apresentação da literatura pertinente, críticas e comentários, sendo neste caso também necessária a apresentação de conclusões.
  • Uma proposta objetiva de pesquisa, abrangendo os seguintes aspectos:
    • apresentação de um problema atuarial/estatístico, com esclarecimentos acerca das hipóteses, conceitos e base de dados disponível;
    • apresentação de um ou mais métodos para o tratamento do problema;
    • resolução, mesmo que parcial, do problema ou, caso contrário, análise crítica da incompatibilidade entre os resultados e os vínculos sobre os quais está baseada a pesquisa;
    • discussão das conclusões que podem ser obtidas com base nos itens acima e das correspondentes perspectivas futuras quanto à utilização e desdobramentos da pesquisa em questão;

O trabalho deve constar de capa com:

  1. Cabeçalho: UFRJ, CCMN, IM, Dep. de Métodos Estatísticos (cada item por extenso e em linhas distintas);
  2. Título;
  3. Nome(s) do(s) aluno(s);
  4. O texto: Projeto Final de Curso como parte dos requisitos necessários para a obtenção do título de Atuário/Estatístico (em letras maiúsculas).
  5. Nomes do(s) orientador(es) e demais membros da banca (com instituição de origem);
  6. Local e Data.

As partes gerais integrantes do texto do projeto devem ser:

  • Dedicatória (opcional);
  • Agradecimentos (opcional);
  • Epígrafe (opcional);
  • Resumo;
  • Sumário;
  • Introdução;
  • Desenvolvimento;
  • Conclusões e Recomendações;
  • Bibliografia ou Referências;
  • Apêndices, anexos e/ou Glossário (opcionais).
  • Fonte: tamanho 12 na cor preta tipo Areal ou Times New Roman;
  • Espaço 1 ½ ;
  • Papel formato A4 paginado a partir da Introdução;
  • Citações de mais de 3 linhas, notas de rodapé, paginação e legendas das ilustrações e das tabelas devem ter fonte menor.
  • Seções (ou capítulos), itens, figuras, tabelas e possíveis apêndices devem ser referidos, no texto, objetivando consulta rápida e prática. As figuras e tabelas deverão apresentar legendas e títulos.
  • Consulte também: http://www.sibi.ufrj.br/manual_teses.doc
  • O professor orientador deve ser escolhido observando-se a vinculação entre a área de conhecimento onde será desenvolvido o projeto e a área de atuação do professor orientador.
  • O acompanhamento do projeto será feito através de reuniões a serem acordadas entre orientador e orientado(s).
  • Todo projeto deve ter pelo menos um orientador, cujo nível acadêmico mínimo é o de bacharelado. Orientadores externos ao Departamento são aceitos desde que como co-orientadores.
  • O projeto final poderá ser desenvolvido individualmente ou em equipes de 2 (dois) alunos.
  • O tema do projeto deve ser escolhido pelo próprio aluno.
  • O orientador esclarecerá o aluno quanto à viabilidade do projeto, de modo a permitir e encorajar a atividade criadora do aluno.
  • O orientador deve esclarecer o aluno quanto a uma boa redação de texto, procurando, entretanto, preservar as idéias originais do mesmo.
  • O prazo para elaboração do projeto é limitado superiormente a 2 (dois) períodos letivos consecutivos.

1) escolha do tema;
2) justificativa;
3) formulação do problema;
4) determinação de objetivos;
5) revisão de literatura;
6) metodologia;
7) coleta de dados;
8) tabulação de dados;
9) análise e discussão dos resultados;
10) conclusão da análise dos resultados;

Para elaborar uma revisão de literatura é recomendável adotar a metodologia de pesquisa bibliográfica.

Pesquisa Bibliográfica é aquela baseada na análise da literatura já publicada em forma de livros, revistas, publicações avulsas, imprensa escrita e até eletronicamente, disponibilizada na Internet.

Portal CAPES: Eneida [dptbib@sibi.ufrj.br]

http://www.periodicos.capes.gov.br

Base Minerva: http://www.minerva.gov.br

Na redação do texto, devem-se observar os seguintes critérios:

  • objetividade,
  • clareza,
  • precisão,
  • consistência,
  • linguagem impessoal,
  • uso de vocabulário técnico.

Recomendações importantes:

  • o texto deve ter começo, meio e fim.
  • faça um texto introdutório explicando o objetivo da revisão de literatura;
  • revisão de literatura não é fazer colagem de citações bibliográficas;
  • faça uma abertura e um fecho para os tópicos tratados;
  • preencha as lacunas com considerações próprias;
  • crie elos entre as citações.

Os tipos de citações que podem ser utilizadas no texto são:

  • citação direta: transcrição textual dos conceitos do autor consultado;

Exemplo: Segundo Vieira (1998, p.5) o valor da informação está “diretamente ligado à  maneira como ela ajuda os tomadores de decisões a atingirem as metas da organização”.

  • citação indireta: transcrição livre do texto do autor consultado;

Exemplo: O valor da informação está relacionado com o poder de ajuda aos tomadores de decisões a atingirem os objetivos da empresa (VIEIRA,1998).

  • citação de citação: transcrição direta ou indireta de um texto em que não se teve acesso ao original.

Exemplo: Porter (apud CARVALHO e SOUZA, 1999, p.74) considera que “a vantagem competitiva surge fundamentalmente do valor que uma empresa consegue criar para seus compradores e que ultrapassa o custo de fabricação pelas empresas”.

Em qualquer tipo de citação é obrigatório explicitar a referência bibliográfica da qual foi retirada a citação.

As citações em trabalho escrito são feitas para apoiar uma hipótese, sustentar uma idéia ou ilustrar um raciocínio por meio de menções de trechos citados na bibliografia consultada.

No capítulo Bibliografia ou Referências, as referências bibliográficas deverão aparecer por extenso em ordem alfabética, considerando primeiramente sobrenome do autor.

Livro:
COPELAND, Tom; KOLLER, Tim; MURRIN, Jack. Avaliação de empresas: valuation. São Paulo: Makron Books, 2000.

Capítulo de livro (autor do livro é o mesmo autor do capítulo):
DRAGOO, Boo. Uma nova visão dos negócios. In: ___. Guia da Ernest & Young para gerenciar o lucro em tempo real. Rio de Janeiro: Record, 1999. cap.10, p.93–100.

Capítulo de livro (autor do livro não é o mesmo autor do capítulo):
ROY, Bernard. The outranking approach and the foundations of electre methods. In: BANA E COSTA, C. A. Reading in multiple decision aid. Berlim: Springer-Verlag, 1990. p. 39-52.

Trabalho apresentado em congresso:
PATON, Claudecir et al. O uso do balanced scorecard como um sistema de gestão estratégica. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS, 6., 1999, São Paulo. Anais… São Paulo: FIPECAFI, 1999. 1CD.

Artigo de periódico:
SIMONS, Robert. Qual é o nível de risco de sua empresa? HSM Management, São Paulo, v.3, n.16, p.122-130, set./out. 1999.

Artigo de Jornal
SIMONS, Robert. Qual é o nível de risco de sua empresa? HSM Management, São Paulo, v.3, n.16, p.122-130, set./out. 1999.

Tese/Dissertação:
HOLZ, Elio. Estratégias de equilíbrio entre a busca de benefícios privados e os custos sociais gerados pelas unidades agrícolas familiares: um método multicritério de avaliação e planejamento de microbacias hidrográficas. 1999. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, UFSC, Florianópolis.

Programa (software):
MICROSOFT Project for Windows 95, version 4.1: project planning software, [S.I.]: Microsoft Corporation, 1995. Conjunto de programas. 1CD-ROM.

Publicações em meio eletrônico:
KELLY, R. Eletronic publishing at APS: its not just on-line journalism. APS News Online, Los Angeles, nov. 1996. Disponível em:11965.html>. Acesso em: 25 nov. 1998.

Recomenda-se que a data da defesa seja limitada inferiormente pela obtenção de 95% dos créditos em disciplinas exigidos para a obtenção do diploma.

A banca será composta por 3 (três) membros, atendendo às mesmas exigências de qualificação anteriormente mencionadas acerca do orientador.

O orientador indicará outros dois. Em sua ausência, indicará também seu substituto.

No máximo, 1 (um) membro da banca pode não pertencer a este Departamento ou ao Instituto de Matemática.

Cada membro da banca deve receber, preferencialmente, uma cópia do projeto em mãos.

A defesa do projeto será realizada no prazo mínimo de 1 (uma) semana e máximo de 4 (quatro) semanas após a entrega do mesmo à banca examinadora.

Uma vez determinados a data, local e horário da defesa do projeto, deve-se informá-los à secretaria deste Departamento para que a seção pública de apresentação seja divulgada em tempo hábil à comunidade.

A defesa do projeto consiste na sua apresentação pública, pelo(s) aluno(s), nas dependências do Departamento.

A duração mínima da defesa é de 30 minutos e máxima de 45 minutos.

E seguida cada membro da banca fará as perguntas e comentários que julgar necessários, dentro do prazo de 20 minutos, dispondo o aluno de idêntico tempo para responder.

Após a defesa, a banca se reunirá para deliberar sobre a aprovação do trabalho, sendo os veredictos possíveis os seguintes:

  • Aprovado;
  • Aprovado com restrições. Neste caso, o aluno terá um prazo estipulado pela banca para realizar as modificações ou adições julgadas necessárias. O não cumprimento desta determinação implicará em reprovação;
  • Reprovado. Neste caso, o aluno deverá refazer o projeto ou apresentar algum outro.

No passado, os projetos finais eram arquivados na Biblioteca do Instituto de Matemática. Atualmente, por uma questão de espaço e para evitar geração de papel, a versão final do projeto, após realizadas as eventuais correções sugeridas pela banca examinadora, deverá ser encaminhada  em versão digital à coordenação de curso, que a disponibilizará publicamente no sítio do Bacharelado em Estatística.

A colação de grau só será realizada com o cumprimento desta exigência.