26 04 im alumniV8
22 11 im fatiado face
22 11 im fatiado twitter
22 11 im fatiado youtube
22 11 im fatiado gmail
22 11 im fatiado brazil
22 11 im fatiado england
22 11 im fatiado spain

Inscrição em disciplinas

A inscrição em disciplinas é feita pelo SIGA, através do menu Serviços > Inscrição > Pedido de Inscrição em Disciplinas. Após isso, o aluno deve clicar em "Turmas" e pesquisar a turma de seu interesse, selecionar as turmas em que vai se inscrever e clicar no botão "Adicionar à inscrição".

Na tela de confirmação do pedido de inscrição, clique em Enviar e salve e/ou imprima o Comprovante (CRPID) que se abrirá em uma popup. O aluno deve guardar este comprovante, pois ele é o documento que comprova a sua inscrição.

Ver também o Tutorial para Calouros.

Matrícula

O aluno deve efetuar a inscrição em disciplinas no início de cada período para evitar que a sua matrícula seja cancelada por abandono.

Observe os prazos de conclusão para evitar que a sua matrícula seja cancelada por estourar o prazo.

É necessário manter um bom índice de aproveitamento para evitar o cancelamento de matrícula por rendimento insuficiente.

Os limites de prazo e rendimento variam de acordo com o programa de pós-graduação.

Calendário Acadêmico

Clique AQUI para conferir o Calendário Acadêmico 2020

Exames de língua estrangeira

Os exames de língua estrangeira são oferecidos no início de cada semestre.

É obrigatória a aprovação em exame de pelo menos uma língua estrangeira no mestrado e de pelo menos duas no doutorado.

As línguas aceitas dependem do programa de pós-graduação.

Exames de qualificação

  • Vários cursos de pós-graduação exigem a aprovação em exames de qualificação. Fique atento aos prazos e requisitos.

Auxílios financeiros

  • Portaria 76 e Regulamento da Demanda Social (de 14/abr/2010, sobre a concessão de bolsas pela Capes)
  • Portaria 64 e Regulamento do PROAP (de 24/mar/2010, sobre a regulamentação do PROAP, programa de apoio à pós-graduação, em vigor no lugar do regulamento de 27/mar/2007)
  • Portaria 10 e Regulamento do PROAP (de 27/mar/2007, sobre a regulamentação do PROAP, programa de apoio à pós-graduação, que rege entre outras coisas o auxílio à participação de estudantes de mestrado e doutorado em eventos no país e de estudantes de doutorado em eventos no exterior)

Elaboração de dissertações e teses

Formulários

As submissões de processos durante o período excepcional de suspensão de atividades presenciais devem ser encaminhadas de forma eletrônica para o email oficial da Secretaria de Pós-graduação do IM (posgrad@im.ufrj.br). Essas submissões continuam seguindo o mesmo padrão regular, incluindo todos os documentos necessários para o requerimento, como indicado abaixo:

Adicionalmente, no caso de defesas da forma remota, destacamos que os processos devem seguir as seguintes indicações e incluir documentação adicional (preferencialmente em uma única mensagem):
- A participação por videoconferência do aluno, do(s) orientador(es) e dos membros da bancdeve ser mencionada no formulário.
- O aluno deve anexar sua concordância com a participação dos membros da banca remotamente por meio do formulário (disponível na página do Pós-graduação do IM), assinado e escaneado.
- O(s) orientador(es) ou o aluno deve fornecer anexado ao processo comprovantes de aprovação no exame de qualificação(1) ou no exame de idiomas(2), dependendo do tipo de processo e das comprovações necessárias.
- A mensagem deve incluir a versão (formato pdf) da dissertação ou tese.
- A mensagem deve incluir ainda:

  • os nomes completos dos membros da banca e suas respectivas instituições,
  • suas respectivas funções (presidente, membro principal ou suplente)
  • os links para os currículos Lattes de todos os membros da banca

- A defesa deve ser planejada por videoconferência de acesso livre, programada (ver sugestões abaixo) e seu anúncio deve ser publicado(3) com antecedência por email (im@im.ufrj.br) e na página da Pós-Graduação do IM, incluindo o link para acesso da defesa remota.
- A parte pública da defesa deve ser gravada e disponibilizada na página da Pós-Graduação do IM. Caso a gravação apresente problemas, a defesa deve ser adiada. Recomendamos fortemente fazer testes prévios do processo de gravação para verificar o funcionamento adequado.

Observações:
Citando (parte da) Resolução CEPG no 01/2020, de 16 de março de 2020:

[...] a defesa poderá ser totalmente remota - membros da banca e candidato - sendo de responsabilidade do presidente da banca a confecção da Ata de defesa, observando odisposto na resolução do CEPG 03/2019. A PR-2 irá disponibilizar material com algumas sugestões para a gravação da defesa.

Citando (parte da) Resolução CEPG no 02/2020, de 24 de abril de 2020:

[...]
b) para confirmar a participação por videoconferência, os membros da banca deverão enviar um e-mail, após a realização da defesa, para ser anexado a Ata de defesa, ondedeverá constar a sua concordância com o resultado registrado na Ata;
c) o e-mail utilizado deverá ser preferencialmente institucional;
d) o aluno deverá assinar a Ata de próprio punho.

(1) Enviar uma cópia da ata do exame ou uma mensagem encaminhado pelo presidente da banca do Primeiro Exame (escrito e, nos 1 casos antigos, oral, no caso do PGMAT) e pelo presidente do Segundo Exame, atestando a aprovação do aluno, acrescentando a data em que ocorreu cada um dos exames.
(2) Encaminhar, caso tenha recebido, uma mensagem da Secretaria, informando da aprovação do Exame de Línguas e informando a 2 data em que o exame ocorreu.
(3) A anunciação da defesa será feita pela Secretaria e depois da deliberação da CPGP. O link do acesso remoto da Defesa deverá 3ser fornecido pelo aluno para a secretaria. Além dos próprios dados da defesa e, depois da defesa, da gravação.

Citando (parte da) Resolução CEPG no 03/2019, 01 de novembro de 2019:

[...] O presidente da banca poderá assinar a ata da defesa em nome dos membros da banca que participarem por videoconferência. Neste caso, a ata deve mencionar suaparticipação por videoconferência ao lado do nome do membro da banca. GSuite (acesso de email pelo Gmail institucional do IM) no nosso Instituto disponibiliza o uso de Google Meet, ferramenta similar ao Zoom que permite video conferências sem limitação de tempo, compartilhamento de telas, gravação do video e arquivamento.

  • Requerimento para abertura de processos no IM
  • Histórico Escolar
  • Documentação comprobatória correspondente, conforme os formulários específicos:
  • Solicitação de Dispensa por Equivalência de Disciplinas (doc,pdf)
  • Solicitação de aproveitamento de conceitos em disciplinas já cursadas (doc,pdf)
  • Formulário de aproveitamento de estágio docência (doc,pdf)
  • Requerimento para abertura de processos no IM
  • Histórico Escolar
  • Carta com justificativa do interessado em formato livre
  • documentação comprobatória
  • parecer do orientador
  • nada-consta da biblioteca. (não necessário para reabertura)

Para postular sua candidatura ao Programa Institucional de Pós-Doutorado, o interessado deverá apresentar a seguinte documentação à Coordenação do Programa de Pós-graduação:

  • Roteiro para registro
  • Projeto de pesquisa e plano de atividades a ser desenvolvido
  • Carta de anuência do supervisor de pós-doutorado
  • Currículo do candidato ao pós-doutorado
  • Comprovação do título de doutor
  • Cópia do documento de identidade ou, caso estrangeiro, passaporte
Topo