O Instituto de Matemática da UFRJ (IM-UFRJ) mantém 6 cursos de graduação (Bacharelado em Matemática, Licenciatura em Matemática, Matemática Aplicada, Bacharelado em Estatística, Ciências Atuariais e Ciência da Computação) e 5 programas de pós-graduação (Matemática, Matemática Aplicada, Estatística, Ciência da Computação e Ensino de Matemática).

Professor Emérito (IM/UFRJ)

Professor Assistente (IM/UFRJ)

Departamento: DME

Departamento: DCC

Telefone: 3938-8705
Sala: COPPE/H-319
E-mail: zimbrao@cos.ufrj.brzimbrao@dcc.ufrj.br
Página Pessoal: https://www.cos.ufrj.br/~zimbrao

Departamento: DME

Telefone: 3938-7505 (R.223)
Sala: C-115-B
E-mailflavia@im.ufrj.br e flavia@dme.ufrj.br
Página Pessoal: http://www.im.ufrj.br/flavia

Doutorado

Doutorado

Doutorado IES

Professor Adjunto III (IM/UFRJ)

Ementas

Carga Horária: 24
Descrição: Elementos de Inferência, Clássica e Bayesiana; Métodos de Estimação: Pontual e Intervalar, Teste de Hipótese, Métodos Computacionais Intensivos e Aproximações.

Carga Horária: 24
Descrição: Introdução à modelo linear geral; Regressão múltipla; Regressão na família exponencial; Dados binários e regressão logística; Regressão com penalização L1 e L2; Regressão por splines.

Carga Horária: 24
Descrição: Modelos Em Espaço de Estados, Distribuições a Priori e a Posteriori; Distribuição Preditiva; Seleção de Modelos; Modelos Gráficos Direcionados e Não Direcionados; Inferência e Algoritmos.

Carga Horária: 24
Descrição: K-MEDIAS, Modelos de Mistura, Redes Neurais Não-supervisionadas, Algoritmo EM; Análise de Componentes Principais.

Carga Horária: 24
Descrição: Introdução ao Aprendizado de Máquina, Visualização de Dados, Apresentação de Conceitos Básicos, Apresentação de Alguns Problemas Relevantes.

Carga Horária: 24
Descrição: Exemplos de Problemas de Otimização, Programação Linear e Aplicações, Programação Quadrática a Aplicações, Modelos Mais Gerais, Otimização Diferenciável: Condições de Otimalidade, Métodos de Solução, Análise de Convergência Local e Global, Aplicações, Otimização Robusta, Otimização Estocástica, Controle Ótimo.

Carga Horária: 24
Descrição: Estruturas de Dados no Python, Comandos Básicos, Pacotes e Bibliotecas Essenciais, Numpy, Matplotlib, Seaborn, Pandas, Statmodel, Scikit-learn.

Carga Horária: 24
Descrição: Arquitetura de Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados, Modelagem de Dados, Banco de Dados Relacionais; Projeto de Banco de Dados.

Carga Horária: 24
Descrição: Análise de Discriminantes Linear e Quadratico, Bayes Engênuo, Perceptron de Uma Camada, Métricas para Avaliação de Resultados (Natriz de Confusão), Curva ROC AUC, Estatística F, Precisão Vs Acurácia, Maquinas de Vetor Suporte.

Carga Horária: 24
Descrição: Redes Neurais, Exemplos de Funções de Ativação e Funções Custo, Algoritmo Backpropagation, Redes Neurais Usando Pytorch e Tensorflow, Redes Profundas, Redes Convolucionais e Recorrentes, Exemplos.

Carga Horária: 24
Descrição: Conceitos de Probabilidade, Probabilidade Condicional, Modelos para Variáveis Aleatórias Discretas e Continuas, Distribuições Condicionais, Teorema de Bayes, Momentos.

Carga Horária: 24
Descrição: Assuntos específicos sobre cada tópico.

Carga Horária: 72
Descrição: Trabalho de fim de curso.