Desde 1983, uma equipe, formada de professores do Instituto de Matemática da UFRJ, professores da rede de ensino fundamental e médio do Estado do Rio de Janeiro e alunos de Licenciatura deste Instituto, trabalha em prol da melhoria do ensino de matemática e pela valorização do professor, sob a coordenação da Professora Emérita Maria Laura Mouzinho Leite Lopes. No Projeto Fundão, os professores se desenvolvem profissionalmente atuando em sala de aula e junto a professores desejosos de inovar sua prática. Passaram pela sua equipe cerca de 120 professores multiplicadores e 80 estagiários. São linhas de ação a participação em eventos de Educação Matemática e o oferecimento de programas de atualização a escolas e sistemas municipais e estaduais de ensino. O material utilizado nas atividades é produzido no Instituto de Matemática, em 5 grupos de trabalho, testado com a participação dos multiplicadores e estagiários e analisado por toda a equipe. Como resultado desse trabalho, o Projeto Fundão tem 15 livros publicados, com grande aceitação por professores de todo o país. 30 Encontros do Projeto Fundão foram realizados na UFRJ até 2004, tendo os últimos a participação de mais de 500 professores cada.

O reconhecimento do Projeto Fundão por parte das comunidades nacional e internacional de Educação Matemática pode ser comprovado pela atuação de egressos dessa equipe em coordenações de escolas, pela grande demanda por suas publicações (cerca de mil exemplares por ano), pela autoria de coleção de livros didáticos de excelente qualidade e pela intensa participação dos membros de sua equipe em palestras e eventos de formação de professores.

Tais resultados indicam a pertinência dos princípios e metodologia do Projeto Fundão que resgata e valoriza o conhecimento dos professores, contribuindo para a recuperação da qualidade do ensino público, nos níveis médio e fundamental.

Saiba mais AQUI.