Coordernador: Luis Menasche Schechter

Resumo: Este projeto tem como objetivo geral o estudo formal da segurança dos diversos sistemas eletrônicos de votação existentes. Um processo eleitoral seguro, transparente, que permita a verificação dos resultados e que seja razoavelmente simples para o eleitor médio é um dos requisitos para uma democracia sólida. Além disso, em eleições em que o voto é facultativo, um dos pontos a se considerar na escolha do método de votação é a sua capacidade de atrair mais eleitores para o processo ao oferecer formas de acesso facilitadas à eleição. Sendo assim, neste projeto devemos estudar os diversos sistemas eletrônicos de votação propostos e utilizados ao redor do mundo, assim como estudar com especial atenção o sistema brasileiro (Urna Eletrônica), analisando os pontos fortes e fracos da segurança de cada um deles e correlacionando-os também com outros critérios importantes para um sistema eleitoral, como verificabilidade dos resultados e usabilidade. Ao longo do processo, devemos sempre manter aberto o diálogo com entidades tais como partidos políticos, ONG's, movimentos sociais e escolas. Desta forma, estaremos em condições de contribuir com um debate propositivo para eventuais melhorias do sistema eleitoral brasileiro, o que possui relevância para a nossa sociedade como um todo. Também poderemos formular propostas de utilização dos recursos eletrônicos para facilitar o acesso de um número maior de votantes a um determinado processo eleitoral. Neste aspecto, a própria Universidade pode vir a funcionar como um laboratório, onde tais sistemas eletrônicos sejam utilizados em eleições de cargos de direção e dos conselhos da Universidade.

Link: SIGProj