Coordenador: Carla Amor Divino Moreira Delgado

Resumo: A introdução ao pensamento computacional e à programação de computadores acontece no ensino médio em alguns países, porém não no Brasil. A falta de professores do ensino médio capacitados, visto que há poucos cursos de licenciatura em computação no Brasil, é uma barreira a qualquer iniciativa nesta direção. Estudantes universitários e jovens profissionais de áreas diversas como jornalismo, áreas da saúde e geoprocessamento se deparam com a necessidade de complementar sua formação com conhecimentos de programação, enquanto profissionais experientes buscam aprimorar suas habilidades. Jovens ainda sem carreira definida sentem-se desafiados e motivados a adentrar no universo da programação e da internet, dadas as oportunidades profissionais e de articulação social abertas àqueles com conhecimentos nessa área. O projeto “comunidade de programação” visa alavancar a aprendizagem de programação de jovens e adultos através de abordagens democráticas, flexíveis, distintas de cursos, e explorar maneiras de tornar a programação acessível a um público numeroso e diverso usando e-learning. O resultado esperado é a criação de uma comunidade de aprendizes, tutores e professores que colaborem em prol da aprendizagem de programação. Uma plataforma computacional será desenvolvida para viabilizar as interações educacionais. O uso da plataforma incentivará a produção colaborativa de materiais e o aumento da participação, permitindo que o público desenvolva, de forma condizente com sua demanda e capacidade, competências de programação. Através da comunidade de programação, a universidade poderá dialogar com a sociedade acerca da demanda social por saberes em computação, já estudada em outros países porém ainda pouco considerada no Brasil.

Link: SIGProj