Coordenador: Giseli Rabello Lopes

Resumo: Este projeto tem por objetivo apoiar iniciativas associadas à coleta, tratamento e exploração de dados de tipos diversos e oriundos das mais diferentes fontes (governo, movimentos sociais, academia, entidades privadas, etc.), visando gerar informações que possam servir de base para ações transformadoras na sociedade de modo geral. Essas iniciativas incluem desenvolvimento de soluções para problemas que tenham por base o uso intensivo de dados. Nesse sentido, técnicas de inteligência artificial, banco de dados, mineração e visualização de dados podem auxiliar a extrair informações que apoiem discussões e encaminhamentos de solução para esses problemas. O projeto contempla a criação de um grupo de interesse envolvendo graduandos, pós-graduandos e docentes ligados ao Bacharelado em Ciência da Computação e ao Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da UFRJ, visando capacitação, suporte acadêmico à comunidade da UFRJ e público externo (organizações diversas, jornalistas de dados, alunos de escolas técnicas, etc.). Este grupo está alinhado com a promoção da assim chamada Data Literacy (alfabetização em dados), que procura conscientizar e formar capacidade crítica na exploração e interpretação de dados públicos e disponíveis via Web, assim como na busca de direitos de acesso a dados via Lei de Acesso à Informação.

Link: SIGProj