Coordenador: Juliana Vianna Valerio

Resumo: Este projeto objetiva apoiar iniciativas de inclusão digital em diferentes frentes. Houve em 2011 a atuação de docentes e discentes do DCC/IM em projeto associado à Feira Agroecológica da UFRJ promoveu curso de capacitação digital aos agricultores e seus filhos. Depois, durante o ano de 2013 e parte de 2014 uma oficina de robótica foi feita na escola onde o Programa Estrela Dalva é desenvolvido, ministrada por alunos da Pós-graduação em Informática da UFRJ às sextas-feiras. A aluna de responsável por essa última ação viajou para fora do país, complementar sua formação e com isso o projeto migrou para a escola Liceu Nilo Peçanha. Nessa escola, outra ex-aluna de pós-graduação do PPGI/UFRJ, que nela é professora, está desenvolvendo atividades utilizando o Facebook. Interessante notar que a motivação dos alunos para fazer atividades é de fato estimulada pela mídia social e ainda, uma vez que as atividades são realizadas no computador, o registro de quando e como as atividades são realizadas fornece dados importantes para o professor avaliar a participação e consequentemente o impacto desse tipo de ação na aprendizagem. Nesse próximo ano desejamos continuar esse projeto junto à escola Liceu e aproveitar os dados fornecidos pela tecnologia para além de incluir digitalmente também promover ações em prol de melhorar/estimular o ensino.

Link: SIGProj