26 04 im alumniV8
22 11 im fatiado face
22 11 im fatiado twitter
22 11 im fatiado youtube
22 11 im fatiado gmail
22 11 im fatiado brazil
22 11 im fatiado england
22 11 im fatiado spain

14 05 im noticia colmeaData: 20/05/2021

Programação

15:00: Rodrigo Marinho de Souza (IST - Lisboa) - Convergência fina de sistemas de partículas

15:30: Mariela Pentón Machado (IME-USP) - O processo de contato com dois tipos de partículas e prioridade

16:00: Daniel Ungaretti (IME-USP) - Processo de Contato com Renovações: transição de fase e sobrevivência

16:30: Pausa

17:00: Letícia Mattos (IMPA) - Teoria de Ramsey em grafos aleatórios: Ciclos e cliques

17:30: Leonardo Gonçalves de Oliveira (PUC-Rio) - Desvios moderados do número de triângulos no grafo aleatório G(n, m)

Local: Transmissão online.

Confira AQUI o link para a transmissão

ID da reunião: 998 8601 5974
Senha de acesso: 574437

Palestras

Convergência fina de sistemas de partículas
Palestrante: Rodrigo Marinho de Souza (IST - Lisboa)

A ideia deste seminário é mostrar como o método da entropia relativa de Yau pode ser utilizado para analisar o tempo necessário para que a lei de uma cadeia de Markov irredutível se aproxime da sua medida estacionária. Para explicar a ideia, utilizaremos o processo de exclusão simples no intervalo discreto, com reservatórios que injetam/destroem partículas na fronteira. Baseado em trabalho conjunto com Patrícia Gonçalves, Milton Jara e Otávio Menezes.

O processo de contato com dois tipos de partículas e prioridade
Palestrante: Mariela Pentón Machado (IME-USP)

Nesta palestra estudaremos o processo de contato com dois tipos de partículas e prioridade. Neste processo existem dois tipos de partículas, 1 e 2, que se propagam com a mesma taxa supercrítica e morrem com taxa 1. As partículas de tipo 1 podem ocupar qualquer sítio em (−∞, 0] que esteja vazio ou ocupado por uma partícula de tipo 2 e, de forma análoga, partículas de tipo 2 podem ocupar qualquer sítio vazio ou ocupado por uma partícula de tipo 1 em [1, ∞). Discutiremos dois resultados, o primeiro referente ao comportamento metaestável do processo e o segundo estabelece a convergência em distribuição do processo em volume infinito.

Processo de Contato com Renovações: transição de fase e sobrevivência
Palestrante: Daniel Ungaretti (IME-USP)

O Processo de Contato modela a disseminação de uma infecção em um grafo. O estado de cada vértice pode ser infectado ou saudável e muda com o tempo: vértices infectados ficam saudáveis com taxa 1 e vértices saudáveis são infectados com uma taxa que é proporcional a quantos de seus vizinhos estão atualmente infectados. Em dois artigos recentes, Fontes, Marchetti, Mountford e Vares introduziram uma generalização do modelo em que as curas ocorrem segundo processos de renovação com uma distribuição entre chegadas fixada. Discutirei como a escolha da distribuição entre chegadas afeta a disseminação, apresentando resultados de um trabalho com Luiz Renato Fontes, Tom Mountford e Maria Eulália Vares.

Teoria de Ramsey em grafos aleatórios: Ciclos e cliques
Palestrante: Letícia Mattos (IMPA)

Dizemos que um grafo G é Ramsey para (F, H) se em toda coloração das arestas de G com vermelho e azul podemos encontrar uma cópia vermelha de F ou uma cópia azul de H. Em 1997, Kohayakawa–Kreuter conjecturaram o valor do threshold para a propriedade em que o grafo aleatório G(n, p) é Ramsey para (F, H). Nessa breve apresentação, esboçaremos a prova da conjectura de Kohayakawa–Kreuter no caso em que F é um ciclo e H é um clique. Baseado em um trabalho conjunto com Anita Liebenau, Walner Mendonça e Jozef Skokan.

Desvios moderados do número de triângulos no grafo aleatório G(n, m)
Palestrante: Leonardo Gonçalves de Oliveira (PUC-Rio)

Nesse trabalho, discutimos a contagem de triângulos no grafo aleatório de Erdos-Rényi G(n, m). Consideramos o caso esparso, em que a densidade t := m/n (n2) satisfaz n -1/2 2√log n < t <1.Calculamos a probabilidade da ocorrência de desvios moderados, ou seja, com ordem entre o desvio padrão e a média, no número de triângulos. Também obtemos os resultados correspondentes no modelo G(n, p). Esse trabalho estende os resultados obtidos por Goldschmidt, Scott e Griffiths, que obtiveram cotas no caso denso. Baseado em trabalho conjunto com José D. Alvarado e Simon Griffiths.

Contatos

Americo Cunha (UERJ) - americo@ime.uerj.br
Augusto Q. Teixeira (IMPA) - augusto@impa.br
Evaldo M. F. Curado (CBPF) - evaldo@cbpf.br
Leandro P. R. Pimentel (UFRJ) - lprpimentel@gmail.com
Maria Eulália Vares (UFRJ) - eulalia@im.ufrj.br
Nuno Crokidakis (UFF) - nuno@mail.if.uff.br
Simon Griffiths (PUC-Rio) - simon@mat.puc-rio.b

Mais informações sobre o nosso colóquio COLMEA, inclusive sobre todos os encontros anteriores podem ser encontradas AQUI.

Topo