26 04 im alumniV8
22 11 im fatiado face
22 11 im fatiado twitter
22 11 im fatiado youtube
22 11 im fatiado gmail
22 11 im fatiado brazil
22 11 im fatiado england
22 11 im fatiado spain

Título: Up, down, two-sided Lorenz attractor, collisions, merging and switching
Palestrante: Maria Jose Pacifico (UFRJ)

Data: 25/09/2019 (quarta feira)
Horário: 15:15
Local: IM-UFRJ, CT, sala C-116

Resumo: O atrator clássico Lorenz possui uma única singularidade de sela hiperbólica, cuja variedade estável forte corta a variedade estável em 2 separatrizes estáveis chamadas separatrizes superior e inferior. Uma dessas separatrizes ( a forte) é separada do atrator. Construímos um conjunto aberto de fluxos com a mesma região de atração U. Cada fluxo X ^ t dessa família contém uma única singularidade σ tipo Lorenz em U. Provamos que cada fluxo X admite um atrator hiperbólico singular Λ cuja bacia é densa em U e Λ contém σ. O conjunto aberto é dividido em 3 regiões abertas L +, L−, L +, -, delimitadas por curvas suaves por partes, de modo que:

1) para X ^ t em L + ∪ L - o conjunto não errante em U consiste em Λ e uma ferradura uniformemente hiperbólica. O atrator Λ é o atrator clássico de Lorenz, separado da separatriz inferior (resp. Superior) de σ.
2) para X ^ t em L +, -, o atrator Λ é o invariante máximo definido em U e intercepta ambas as separatrizes estáveis de σ: chamamos isso de atrator Lorenz nos dois lados.
3) no bordo de L + ou L−, a ferradura e o atrator de Lorenz têm uma colisão onde se fundem, formando o atrator de dois lados de Lorenz em L + -
4) Os bordos de L + e L− têm um ponto comum único, onde o atrator Lorenz muda repentinamente do lado superior para o lado inferior (e, inversamente, para a ferradura).
Quanto ao atrator Lorenz, essas propriedades são robustas e valem para um conjunto aberto C1 de campos vetoriais e para um conjunto aberto C1 de campos vetoriais.
(Trabalho conjunto com Diego Barros e Christian Bonatti.)

Topo