Palestra: Assinaturas de Revistas e Desconto Intertemporal: Evidências do Mercado Brasileiro
Palestrante: Eduardo Ferioli Gomes (IME-UFF)

Data: 26 de agosto de 2019 (segunda-feira)
Hora: 15:30 h
Local: B106-b – Bloco B - CT – Instituto de Matemática - UFRJ

Resumo: O presente trabalho apresenta uma abordagem integrada para o processo de discriminação de preços para assinaturas de revistas que contempla também a renda das editoras provenientes da venda de publicidade. Segundo Scott-Morton (2005) o nível de benefício de longo prazo que cada publicação oferece seria inversamente proporcional ao desconto oferecido pela editora na assinatura. Entretanto, não foram encontradas evidências empíricas deste comportamento ao serem consideradas outras características das publicações na análise econométrica em um mercado no qual os pontos de venda são muito mais disseminados. Em particular, o horizonte de assinatura não apresentou um papel relevante no grau de desconto da assinatura com relação ao preço de face. Ao contrário, uma análise exploratória feita por componentes principais, posteriormente confirmadas pelo modelo de regressão, sugere a existência de um processo multidimensional de discriminação de preços que envolve o desconto nas assinaturas e no preço de publicidade. Este é um trabalho em conjunto com Marcelo Resende (IE – UFRJ) e publicado na 38ª edição do Economics Bulletin.