O Portal de Periódicos da CAPES é a maior biblioteca virtual de informação científica do mundo, com mais de 48 mil títulos de revistas científicas disponíveis em texto completo, 130 bases de dados de referências e resumos para levantamento bibliográfico, além de outros tipos de conteúdos, como dissertações, teses, materiais audiovisuais, livros e normas técnicas*. Alunos, professores e pesquisadores da UFRJ podem ter acesso livre ao Portal utilizando os computadores ou a conexão wi-fi da Universidade. O acesso remoto será via CAFe.

Confira AQUI o manual.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro agora está integrada à Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), da RNP, possibilitando uma nova forma de acesso ao Portal de Periódicos CAPES. A participação no CAFe traz maior segurança no uso e na guarda de dados, permitindo também o acesso aos conteúdos do Portal Capes e outros serviços e plataformas de informação.

Serviços disponíveis via CAfe:

• Geni- Global Environment for Network Innovation.
  • ConferenciaWeb - serviço de comunicação e colaboração da RNP entre vários participantes.
  • File Sender@rnp – modo seguro de compartilhar arquivos.
  • Video@rnp – serviço de vídeo que pretende ser repositório de conteúdos.
  • deoaula@rnp – sistema integrado para vídeos produzidos pelas instituições clientes.

Acesso aos E-Books e Apps

• Para o uso em Smartphone: baixar o app “Periódicos” (para Iphones) e “PortalCapes” (para androides).
  • E-books: a consulta aos livros eletrônicos permanece via Proxy/Intranet.

Guias de suporte ao usuário