Acontecerá em 2020/01 um curso na interface entre Música e Matemática, inédito no Brasil, fruto da colaboração entre docentes do IM/UFRJ, Escola de Música/UFRJ, IME/UFF e o Departamento de Música/USP. Mais especificamente, o objetivo do curso é fomentar o aluno com bases matemáticas e musicais para uma leitura da obra "Formalized Music: Thought and Mathematics in Composition" do compositor Iannis Xenakis, através da apresentação de fundamentos de Processos Estocásticos, Cadeias de Markov, Teoria dos Jogos e Álgebras de Boole e suas respectivas aplicações musicais, majoritariamente focadas nas obras de Xenakis. As aulas acontecerão às sextas, de 17h às 20h na Escola de Música da UFRJ, localizada no 21o. andar da Torre Leste do Edifício Ventura, na Av. Chile 330 (por ser um prédio comercial, é vetada a entrada de bermuda e calçados abertos). Os docentes envolvidos na disciplina são Nei Rocha, Hugo Carvalho, Stefanella Boatto (IM/UFRJ), Carlos Almada, Liduino Pitombeira e Pauxy Gentil-Nunes (EM/UFRJ), Petrucio Viana (IME/UFF) e  Rodolfo Coelho (DM/USP).

Para mais informações, clique AQUI