22 07 2019 IM NoticiaA obra Teoria Computacional de Grafos: Os algoritmos, de Jayme Luiz Szwarcfiter foi a ganhadora do Prêmio Elon Lages Lima 2019 promovido pela SBM e SBMAC.

Trata-se de um livro amplamente utilizado, sobre um tema de forte apelo em razão da necessidade premente de formação básica em Ciência de Dados. Pelo seu tratamento, que combina rigor na exposição sem descuidar das aplicações, que mescla temas de pesquisa ativa (em aspectos “ puros” e “aplicados”) a implementações computacionais escritas em linguagens de programação bastante atuais, o livro é um exemplo da prolífica interação entre os aspectos da Matemática representados pelas duas Sociedades.

Jayme Luiz Szwarcfiter é professor Emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, atuando no Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE, Instituto de Matemática e Núcleo de Computação Eletrônica. Trabalha em Ciência da Computação, com ênfase em algoritmos, estruturas de dados, teoria de grafos e otimização combinatória. É Pesquisador 1-A do CNPq.

O Prêmio Elon Lages Lima, instituído conjuntamente pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC), tem como objetivo promover e estimular a produção bibliográfica nacional em Matemática e Aplicações, devotada à formação e à difusão de conhecimentos na área.