26 04 im alumniV8
22 11 im fatiado face
22 11 im fatiado twitter
22 11 im fatiado youtube
22 11 im fatiado gmail
22 11 im fatiado brazil
22 11 im fatiado england
22 11 im fatiado spain

Neste domingo (22/3), a Reitoria da UFRJ emitiu um informe sobre a Educação a Distância (EaD) frente à pandemia da COVID-19, doença provocada pelo novo coronavírus. Leia na íntegra:

Com relação ao semestre letivo 2020.1, considerando que:

  • as matrículas dos estudantes da primeira reclassificação foram suspensas;
  • a terceira chamada da lista de espera do Sistema de Seleção Unificação (Sisu) foi suspensa;
  • o quadro de ingressantes para o primeiro semestre de 2020 não está completo;
  • as atividades práticas previstas em muitas disciplinas não podem ser realizadas na modalidade a distância;
  • há uma parcela do corpo discente que não dispõe dos recursos tecnológicos necessários para acesso a conteúdos ministrados na modalidade EaD;
  • Pessoas com Deficiência (PCDs) necessitam de recursos que ainda não podem ser oferecidos nessa modalidade; e
  • a oferta de conteúdos na modalidade EaD exige planejamento para a uniformização da operacionalização em meios digitais, o que não pode ser realizado durante a pandemia.

Dessa forma, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) informa que, apesar de o Ministério da Educação (MEC) ter publicado, em 18/3/2020, a portaria nº 343/2020, que "dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus – COVID-19", a utilização de plataformas virtuais é permitida naquelas turmas que já faziam uso dessa tecnologia anteriormente e nos casos em que já esteja pactuada entre os estudantes e seus respectivos professores. No entanto, as aulas em meios digitais não devem substituir as atividades presenciais.

Reiteramos que o calendário acadêmico precisará ser reajustado tão logo recebamos a recomendação de retorno das atividades acadêmicas, quando divulgaremos o novo calendário, pontuando a reposição presencial de todo o conteúdo programático das disciplinas, para não ferir o tratamento isonômico que deve ser dado aos estudantes.

Além disso, reforçamos que não está autorizado EaD na UFRJ para aqueles cursos e disciplinas que não utilizavam essa modalidade anteriormente. 

Topo