O Laboratório de Representação Científica (LaRC) tem como objetivo compartilhar conhecimento, visando proporcionar um mundo melhor por meio da educação, pesquisa e inovação.

A equipe que compõe o LaRC é formada por profissionais oriundos de diferentes áreas do conhecimento, com o objetivo de promover a transdisciplinaridade sendo, portanto, aberto a pessoas talentosas, curiosas e inventivas, independentemente de sua origem. O LaRC deseja celebrar a diversidade brasileira e sua identidade, a capacidade criativa e o espírito fraternal de compartilhamento.

Diariamente, nossos diversos núcleos de pesquisa criam saberes, novas tecnologias que, entrelaçadas, poderão ressignificar o modo de aquisição do conhecimento pela comunidade acadêmica.

Essa iniciativa pretende divulgar a rica pesquisa universitária em nível global, evidenciando as peculiaridades em driblar dificuldades e apresentar resultados de alta qualidade. Aqui no Brasil percebemos que há uma carência de espaços de pesquisa e discussão transdisciplinares dessa natureza. Assim, a missão do LaRC será promover o conhecimento, estimulando a pesquisa dos estudantes em ciências, tecnologia e artes.

O laboratório tem como metas gerar, disseminar e preservar o conhecimento, trabalhando com diferentes visões que contribuam para os grandes desafios do tempo atual, tendo a arte como fio condutor. Como exemplos podemos citar algumas parcerias já desenvolvidas e bem sucedidas  conectando arte e ciência, com a participação do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN) e Centro de Letras e Artes (CLA), ambos com resultados expressivos: i) A parceria entre o Observatório do Valongo (OV) e a Faculdade de Arquitetura (FAU) no projeto de extensão “A interface arte-astronomia como fonte de saber científico e apropriação urbana”, ii) “GeoAstropoéticas - artes da Terra, artes para o Cosmos”, um projeto de extensão da Escola de Belas Artes (EBA) em parceria com o Instituto de Geociências (IGEO) e o Observatório do Valongo (OV).

Nossa tônica será desenvolver em cada participante do laboratório a capacidade e a paixão de trabalhar com sabedoria, criatividade e eficácia para o aprimoramento da humanidade.

Os projetos partirão da discussão ampla sobre temas diversos que possam ser respondidos pelo coletivo. Trabalharemos em torno do fazer e do pensar significando a fusão do conhecimento acadêmico com o objetivo prático.

Celebramos o nascimento desse laboratório de pesquisa no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), com a participação de suas Unidades, do INOVA CCMN, do Laboratório de Fabricação Digital, bem como do Centro de Letras e Artes (CLA), suas Unidades, envolvendo desenho, cerâmica , arte digital, licenciatura, desenho industrial, arquitetura, entre outros - certos de que teremos novas áreas do conhecimento em nossas parcerias.

“Comparando a criação científica e a artística observamos que na origem do ato criador o cientista não se diferencia do artista, apenas trabalham materiais diferentes do Universo.”

Julio Plaza