26 11 im noticia matematicaaplicadaTítulo: Um passeio pela história do Último Teorema de Fermat

Palestrante: Cecília Salgado (IM-UFRJ)
Data: 27/11/2020
Local: Transmissão online.

Confira AQUI a transmissão online

Resumo: Nesta palestra apresentarei a história por trás da prova do Último Teorema de Fermat. De enunciado simples, o teorema, conjecturado por Fermat, afirma que se n ≥ 3, a equação xn+yn=zn não possui soluções inteiras além das triviais, i.e., com alguma das coordenadas igual a zero. Fermat escreveu conhecer uma prova, que entretanto não caberia nas margens de seu livro. Desde então matemáticos se lançaram em sua busca. Discutiremos o impacto que tal conjectura teve no desenvolvimento da teoria dos números.

Chegaremos finalmente à Conjectura de Taniyama-Shimura, que relaciona curvas elípticas e formas modulares, e implica o Último Teorema de Fermat. Muitos matemáticos contribuíram com ideias de extrema relevância, dentre eles: Serre, Ribet, Frey, Taylor, Katz, Taniyama, Shimura e muitos outros. A. Wiles trabalhou por sete anos exclusivamente na busca por uma demonstração, concluindo brilhantemente em 1994. Vamos discutir os principais conceitos por trás desta prova.

Instruções: O Colóquio está aberto a toda a comunidade e em particular aos corpos docentes e discentes, mas pedimos que todas as conferências sejam acessíveis a alunos em início de Mestrado.

É possível se conectar com as credenciais da CAFe (Comunidade Acadêmica Federada). No caso da UFRJ, as credenciais são o email institucional cadastrado no SIGA e EDU-roam, e a senha do SIGA. Também podem se conectar como convidados.

Transmissão também via Vídeo@RNP