26 04 im alumniV8
22 11 im fatiado face
22 11 im fatiado twitter
22 11 im fatiado youtube
22 11 im fatiado gmail
22 11 im fatiado brazil
22 11 im fatiado england
22 11 im fatiado spain

IM 21 06 NoticiaTitulo: A Teoria Ergódica de Semifluxos

Palestrante: Jaqueline Siqueira - Instituto de Matemática UFRJ

Data: 24/06/2022
Horário: 10:00
Local: Sala C-116

Resumo: Sistemas dinâmicos impulsivos (IDS) podem ser interpretados como modelos matemáticos adequados a fenômenos do mundo real que exibem mudanças abruptas em seu comportamento. Mais precisamente, um IDS é descrito por três objetos: um semifluxo contínuo em um espaço X; um conjunto D contido em X onde o escoamento experimenta perturbações repentinas; e uma função impulsiva de D para X, que determina a mudança na trajetória cada vez que colide com o conjunto impulsivo D. 
Apesar de sua grande variedade de aplicações, os IDS começaram a ser estudados do ponto de vista da teoria ergódica apenas recentemente. Um desafio fundamental, inerente à dinâmica, é que, em geral, um semifluxo impulsivo não é contínuo.
Nesta palestra farei uma abordagem geral de alguns conceitos clássicos da teoria ergódica via semifluxos impulsivos, apresentando resultados recentes da área.

A palestra será baseada em trabalhos em colaboração com Everaldo Bonotto(USP), Suzete Afonso(UNESP), Maria Joana Torres(Universidade do Minho) e Paulo Varandas(Universidade do Porto)

Topo