16 05 Noticia SeminarioTítulo: "Passeio aleatório balístico em ambientes aleatórios que satisfazem uma desigualdade de desacoplamento"
Data: 22/05/2023
Horário: 15:30h
Palestrante:  Weberson S. Arcanjo (IME-UFF)
Local: Na sala C116 - Bloco C - CT – Instituto de Matemática – UFRJ
Este seminário será em Português e não haverá transmissão.

Resumo: Neste seminário estudaremos um passeio aleatório em ambientes aleatórios em uma dimensão. Supondo que o ambiente satisfaça uma desigualdade de desacoplamento e que o passeio se mova balisticamente, mostraremos uma lei forte dos grandes números para este passeio. Exemplos de ambientes que satisfazem a primeira hipótese são o processo zero-range e o processo de exclusão assimétrico. Esse seminário será baseado em um trabalho conjunto com Rangel Baldasso, Marcelo Hilário e Renato Santos.

Clique AQUI para mais Informações sobre todo o programa dos seminários de probabilidade IM-UFRJ.