IM |
Universidade
Federal do Rio de Janeiro Centro de Ciências
Matemáticas e da Natureza Instituto de
Matemática Licenciatura em
Matemática |
UFRJ |
CÓDIGO DA DISCIPLINA: EDD 241 |
NOME: DIDÁTICA |
CARGA HORÁRIA POR PERÍODO: 60 HORAS Teórica: 60 horas Prática: 0 horas |
CRÉDITOS: 4 |
CARACTERÍSTICAS DAS AULAS PRÁTICAS: Não há. |
|
EMENTA : A construção do campo da didática visto como tempo/espaço
de reflexão/ação sobre o processo de ensino-aprendizagem. Teorias educacionais e o contexto sócio-histórico, político, econômico e filosófico da
prática pedagógica. Estruturantes da prática pedagógica: planejamento
curricular e planejamento de ensino; métodos e técnicas de ensino; avaliação
do ensino. |
|
BIBLIOGRAFIA
BÁSICA CANDAU,
Vera Maria. (Org.) Ensinar e Aprender: sujeitos, saberes e pesquisa/Encontro
Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE). Rio de Janeiro: DP&A,2000. ________(Org.) Cultura, linguagem e subjetividade no ensinar e
aprender. Rio de Janeiro: DP&A,
2000. ________(Org.0Linguagens, espaços e tempos no ensinar e
aprender./Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE). Rio de
Janeiro: DP&A, 2000. ________(Org.)Didática, Currículo e Saberes Escolares. Rio de
Janeiro: DP&A,2001. GUIRALDELLI JR, Paulo. Didática e Teorias
Educacionais. Rio de Janeiro: DP&A,2000. MOREIRA,A .F.B. Currículo:
questões atuais. Campinas: Papirus,1997. NARADOWSKI,M. Comenius & a
Educação. Belo Horizonte: Autêntica,2001 OLIVEIRA,
Maria Rita Neto Sales. A Reconstrução da Didática: elementos
teórico - metodológicos. Campinas, São Paulo: 2000. PERRENOUD,
Philippe.10 Novas Competências para Ensinar. Porto
Alegre: Artmed, 2000. ____________________.
Avaliação:da excelência à
regulação das aprendizagens.Entre duas lógicas.
Porto Alegre: Artes Médicas Sul,1999. SACRISTÁN,
J. G. & GOMES, A. I. PERES. Compreender e Transformar o Ensino. Porto Alegre:
Artmed, 2000. |