Voltar

 

IM

 

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza

Instituto de Matemática

 

Licenciatura em Matemática

 

 http://edudep.com.br/wp-content/uploads/2014/07/minerva-cinza-alta.png

UFRJ     

  

                   

 

CÓDIGO DA DISCIPLINA:

EDD 241

 

NOME: DIDÁTICA

 

CARGA HORÁRIA POR PERÍODO: 60 HORAS

                 Teórica: 60 horas

                 Prática:    0 horas

 

CRÉDITOS: 4

CARACTERÍSTICAS DAS AULAS PRÁTICAS: Não há.

EMENTA :

A construção do campo da didática visto  como tempo/espaço de reflexão/ação sobre o processo de ensino-aprendizagem.  Teorias educacionais e o contexto sócio-histórico, político, econômico e filosófico da prática pedagógica. Estruturantes da prática pedagógica: planejamento curricular e planejamento de ensino; métodos e técnicas de ensino; avaliação do ensino.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CANDAU, Vera Maria. (Org.) Ensinar e Aprender: sujeitos, saberes e pesquisa/Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE). Rio de Janeiro: DP&A,2000.

________(Org.) Cultura, linguagem e subjetividade no ensinar e aprender.  Rio de Janeiro: DP&A, 2000. 

________(Org.0Linguagens, espaços e tempos no ensinar e aprender./Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE). Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

________(Org.)Didática, Currículo e Saberes Escolares. Rio de Janeiro: DP&A,2001.

GUIRALDELLI JR, Paulo. Didática e Teorias Educacionais. Rio de Janeiro: DP&A,2000.

MOREIRA,A .F.B. Currículo: questões atuais. Campinas: Papirus,1997.

NARADOWSKI,M. Comenius & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica,2001

OLIVEIRA, Maria Rita Neto Sales. A Reconstrução da Didática: elementos teórico - metodológicos. Campinas, São Paulo: 2000.

PERRENOUD, Philippe.10 Novas Competências para Ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

____________________. Avaliação:da excelência à regulação das aprendizagens.Entre duas lógicas. Porto Alegre: Artes Médicas Sul,1999.

SACRISTÁN, J. G. & GOMES, A. I. PERES. Compreender e Transformar o Ensino. Porto Alegre: Artmed, 2000.