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Perfil do egresso do

Curso de Licenciatura em Matemática da UFRJ

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A proposta curricular e atividades do curso buscam fornecer aos seus licenciados:

 

·         sólida formação teórica, desenvolvendo  a capacidade de compreender a Matemática como ciência exata e aplicar adequadamente o raciocínio lógico-matemático de forma criativa para a resolução de problemas;

·         domínio  de conteúdo básicos de áreas afins à matemática, formadoras de problemas que estimulam o aprendizado da matemática;

·         domínio dos conteúdos matemáticos básicos relacionados às áreas/disciplinas de conhecimento que serão objeto de atividade docente, adequando-os às necessidades escolares próprias das diferentes etapas e modalidades da Educação Básica;

·         compreensão do processo de sociabilidade, inclusão e ensino e aprendizagem na escola, e nas suas relações com o contexto no qual se inserem as instituições de ensino e atuar sobre.

 

Para que esta formação se concretize, o currículo do curso de Licenciatura em Matemática se estrutura, em ressonância com o Parecer CNE/CES 1.302/2001, contemplando:

 

1.    Conteúdos básicos de formação matemática: Cálculo Diferencial e Integral, Álgebra Linear, Fundamentos de Análise, Fundamentos de Álgebra, Fundamentos de Geometria, Geometria Analítica.

2.    Conteúdos matemáticos presentes na educação básica nas áreas de Álgebra, Geometria e Análise.

3.    Conteúdos de áreas afins à Matemática, que são fontes originadoras de problemas e campos de aplicação de suas teorias.

4.    Conteúdos da Ciência da Educação, da História e Filosofia das Ciências e da Matemática.

5.    Conteúdos profissionais: os conteúdos da Educação Básica, consideradas as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores em nível superior, bem como as Diretrizes Nacionais para a Educação Básica e para o Ensino Médio.

6.    Estágio e Atividades Complementares.

 

 O currículo totaliza 2880 h/a e as 37 disciplinas previstas são distribuídas como a seguir:

 

·         480 (quatrocentas) horas de prática como componente curricular;

·         400 (quatrocentas) horas de estágio curricular supervisionado;

·         1800 (mil e oitocentas) horas de aulas para os conteúdos curriculares específicos e de natureza científico cultural;

·         200 (duzentas) horas para outras formas de atividades acadêmico-científico-culturais.

 

É ainda oferecido aos estudantes a oportunidade de participar em atividades extraclasse, que incluem projetos coordenados por professores do curso, além da elaboração e apresentação de uma monografia. Tais componentes curriculares possibilitam maior proximidade dos estudantes com os professores, e tem resultado em crescimento acadêmico e profissional do formando.