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Perfil
do egresso do Curso
de |
A
proposta curricular e atividades do curso buscam fornecer aos seus licenciados:
·
sólida formação teórica,
desenvolvendo a capacidade de compreender
a Matemática como ciência exata e aplicar adequadamente o raciocínio
lógico-matemático de forma criativa para a resolução de problemas;
·
domínio de conteúdo básicos de áreas afins à
matemática, formadoras de problemas que estimulam o aprendizado da matemática;
·
domínio dos conteúdos
matemáticos básicos relacionados às áreas/disciplinas de conhecimento que serão
objeto de atividade docente, adequando-os às necessidades escolares próprias
das diferentes etapas e modalidades da Educação Básica;
·
compreensão do processo de
sociabilidade, inclusão e ensino e aprendizagem na escola, e nas suas relações
com o contexto no qual se inserem as instituições de ensino e atuar sobre.
Para
que esta formação se concretize, o currículo do curso de Licenciatura em
Matemática se estrutura, em ressonância com o Parecer CNE/CES 1.302/2001,
contemplando:
1. Conteúdos básicos
de formação matemática: Cálculo Diferencial e Integral, Álgebra Linear,
Fundamentos de Análise, Fundamentos de Álgebra, Fundamentos de Geometria, Geometria
Analítica.
2. Conteúdos
matemáticos presentes na educação básica nas áreas de Álgebra, Geometria e
Análise.
3. Conteúdos de áreas
afins à Matemática, que são fontes originadoras de problemas e campos de
aplicação de suas teorias.
4. Conteúdos da
Ciência da Educação, da História e Filosofia das Ciências e da Matemática.
5. Conteúdos
profissionais: os conteúdos da Educação Básica, consideradas as Diretrizes
Curriculares Nacionais para a formação de professores em nível superior, bem
como as Diretrizes Nacionais para a Educação Básica e para o Ensino Médio.
6. Estágio e
Atividades Complementares.
O currículo totaliza 2880 h/a e as 37
disciplinas previstas são distribuídas como a seguir:
·
480
(quatrocentas) horas de prática como componente curricular;
·
400
(quatrocentas) horas de estágio curricular supervisionado;
·
1800
(mil e oitocentas) horas de aulas para os conteúdos curriculares específicos e
de natureza científico cultural;
·
200
(duzentas) horas para outras formas de atividades
acadêmico-científico-culturais.
É
ainda oferecido aos estudantes a oportunidade de
participar em atividades extraclasse, que incluem projetos coordenados por
professores do curso, além da elaboração e apresentação de uma monografia. Tais
componentes curriculares possibilitam maior proximidade dos estudantes com os
professores, e tem resultado em crescimento acadêmico e profissional do
formando.