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Estrutura Curricular do

Curso de Licenciatura em Matemática da UFRJ

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Disciplinas que contemplam os conteúdos especificados na Resolução n. 3/2003

Conteúdos

Disciplinas que contemplam

1. Básicos da formação Matemática

Álgebra Linear

Análise Complexa

Análise Real

Cálculo de Uma Variável I

Cálculo de Uma Variável II

Cálculo de Várias Variáveis I

Cálculo de Várias Variáveis II

Estruturas Algébricas

Geometria Euclidiana

Geometria não Euclidiana

Monografia I

Números Inteiros

Teoria de Anéis e Grupos

Vetores no R2 e no R3

2. Presentes na educação básica

Fundamentos da Geometria

Fundamentos de Aritmética e Álgebra

Fundamentos de Funções e Conjuntos

Geometria Euclidiana

Informática Aplicada ao Ensino

Matemática na Escola

Vetores no R2 e no R3

3. Áreas afins à Matemática

Introdução à Computação

Introdução à Física

Introdução ao Eletromagnetismo

Mecânica da Partícula

Probabilidade e Estatística

4. Ciência da Educação, da História e Filosofia das Ciências e da Matemática.

Evolução das Ciências e da Matemática, Filosofia da Educação

Filosofia da Educação no Mundo Ocidental Fundamentos Sociológicos da Educação

Psicologia da educação

Educação Brasileira

Didática

Didática da Matemática I

Didática da Matemática II

5. Conteúdos profissionais

Didática da Matemática I

Didática da Matemática II

Educação e Comunicação II (LIBRAS)

Fundamentos da Geometria

Fundamentos de Aritmética e Álgebra

Fundamentos de Funções e Conjuntos

Informática Aplicada ao Ensino

Laboratório de Instrumentação para o Ensino da Matemática

Matemática Finita

Matemática na Escola

Vetores no R2 e no R3

6. Estágio

Prática de Ensino de Matemática  e Estágio Supervisionado

7. Atividades Complementares

Atividades Acadêmico-Científico-Cultural.

Monografia II

        Distribuição das disciplinas por grupos, conforme Resolução n.2/ 2002

            Grupo I: Mínimo de 400 (quatrocentas) horas

Disciplina

Carga Horária

Créditos

Teórica

Prática

Total

Educação e Comunicação II (LIBRAS)

30

30

60

3

Fundamentos da Geometria

45

15

60

4

Fundamentos de Aritmética e Álgebra

45

15

60

4

Fundamentos de Funções e Conjuntos

45

15

60

4

Informática Aplicada ao Ensino

45

15

60

4

Laboratório de Instrumentação para o Ensino da Matemática

15

45

60

3

Matemática na Escola

45

15

60

4

Vetores no R2 e no R3

45

15

60

4

Total

 

 

480

      27

            Grupo II: Mínimo de 400 (quatrocentas) horas

Disciplina

Carga Horária

Créditos

Teórica

Prática

Total

Estágio Supervisionado em Ensino da Matemática (RCC)

400

00

400

8

            Grupo III: Mínimo 1800 (mil e oitocentas)

Disciplina

Carga Horária

Créditos

Teórica

Prática

Total

Álgebra Linear

45

15

60

4

Análise Complexa

60

30

90

5

Análise Real

60

30

90

5

Cálculo de Uma Variável I

60

30

90

5

Cálculo de Uma Variável II

45

15

60

4

Cálculo de Várias Variáveis I

60

30

90

5

Cálculo de Várias Variáveis II

60

30

90

5

Didática

0

60

60

4

Didática da Matemática I

30

0

30

2

Didática da Matemática II

30

0

30

2

Educação Brasileira

0

60

60

4

Evolução da Ciência e da Matemática

45

15

60

4

Filosofia da Educação no Mundo Ocidental

0

60

60

4

Fundamentos Sociológicos da Educação

0

60

60

4

Geometria Euclidiana

60

30

90

5

Introdução à Computação

45

15

60

4

Introdução à Física

0

60

00

2

Introdução ao Eletromagnetismo

0

60

60

4

Matemática Finita

45

15

60

4

Mecânica da Partícula

0

60

60

4

Monografia I

0

30

30

1

MonografiaII (RCC)

0

120

90

3

Números Inteiros

45

15

60

4

Probabilidade e Estatística

60

30

90

5

Psicologia da Educação

0

60

60

4

Teoria de Anéis e Grupos.

45

15

60

4

Optativa(1 ou 2): 1. Estruturas Algébricas

                         2. Geometria não Euclidiana

45

15

60 

4

Total

1800

 

1800

105

            Grupo IV: 

Disciplina

Carga Horária

Créditos

Teórica

Prática

Total

Atividades Acadêmico-Científico-Cultural.

200

00

200

00

 

Sobre as ações de extensão no curso

O Plano Nacional de Educação (PNE) de 2011-2020, entre as metas das Instituições de Ensino Superior, estabelece (seção B 4-Ensino Superior, subseção 4.3 Objetivos e Metas, item 23):

12.7) Assegurar, no mínimo, 10% do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária.

Por sua vez, o Plano Nacional de Extensão Universitária (PNExt)  de 2011-2020 determina para Meta 1:

Meta 1: Incorporar até 2015 ao menos 10% do total de horas curriculares de formação acadêmica em programas e projetos de extensão fora dos espaços de sala de aula.

 

O curso de Licenciatura em Matemática da UFRJ, já vem organizando sua estrutura curricular nessa direção, visto que  sua grade curricular há um conjunto de disciplinas voltadas para a prática e que colocam o futuro professor inserido na realidade de sua atividade profissional. Há também na UFRJ, vários projetos vinculados a Pró-Reitoria de Extensão, a qual, dentro do estabelecido no PNE, no PNExt e de acordo com a estrutura da universidade, tem dialogado com os integrantes do NDE do curso para que em 2105 a meta seja totalmente atingida.

Já existem as seguintes as seguintes ações de extensão no curso de Licenciatura em Matemática da UFRJ:

1.      Ações inseridas em um conjunto de disciplinas do curso: Matemática na Escola, Fundamentos de Funções e Conjuntos, Fundamentos de Aritmética e Álgebra, Fundamentos de Geometria, Informática Aplicada ao Ensino e Laboratório de Ensino da Matemática.

2.      Projetos de Extensão vinculados à Pró-Reitoria de Extensão.

3.      Eventos que venham ao encontro dos princípios do Plano nacional de Extensão.

5.       Atividades de ensino não previstas pelas ações regulares da graduação ou da pós-graduação. Exemplos: oficinas de trabalho, encontros, conferências ou palestras destinadas à comunidade externa e/ou interna e que satisfaçam requerimentos mínimos de duração e coerência temática.

6.       Atividades de parceria Universidade/Sociedade ou entre diferentes setores da Universidade que visam a atender a demandas da comunidade em geral.

Ações inseridas em disciplinas

Em cada disciplina citada em (1),  a carga horária de prática (15 horas/aula em cada) são dedicadas a atividades com os seguintes objetivos: