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Estrutura
Curricular do Curso
de |
Disciplinas
que contemplam os conteúdos especificados na Resolução n. 3/2003
Álgebra Linear Análise Complexa Análise Real Cálculo de Uma Variável I Cálculo de Uma Variável II Cálculo de Várias Variáveis I Cálculo de Várias Variáveis II Estruturas Algébricas Geometria Euclidiana Geometria não Euclidiana Monografia I Números Inteiros Teoria de Anéis e Grupos Vetores no R2 e no
R3 |
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Fundamentos da Geometria Fundamentos de Aritmética e Álgebra Fundamentos de Funções e Conjuntos Geometria Euclidiana Informática Aplicada ao Ensino |
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Introdução à Computação Introdução à Física Introdução ao Eletromagnetismo Mecânica da Partícula Probabilidade e Estatística |
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4. Ciência
da Educação, da História e Filosofia das Ciências e da Matemática. |
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Didática da Matemática I Didática da Matemática II Educação
e Comunicação II (LIBRAS) Fundamentos da Geometria Fundamentos de Aritmética e Álgebra
Fundamentos de Funções e Conjuntos Informática Aplicada ao Ensino Laboratório de Instrumentação para o Ensino da Matemática Vetores no R2 e no R3 |
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6.
Estágio |
Prática de Ensino de
Matemática e Estágio Supervisionado |
7. Atividades Complementares |
Atividades
Acadêmico-Científico-Cultural. Monografia II |
Disciplina |
Carga Horária |
Créditos |
||
Teórica |
Prática |
Total |
||
Educação
e Comunicação II (LIBRAS) |
30 |
30 |
60 |
3 |
Fundamentos
da Geometria |
45 |
15 |
60 |
4 |
Fundamentos
de Aritmética e Álgebra |
45 |
15 |
60 |
4 |
Fundamentos
de Funções e Conjuntos |
45 |
15 |
60 |
4 |
Informática
Aplicada ao Ensino |
45 |
15 |
60 |
4 |
Laboratório
de Instrumentação para o Ensino da Matemática |
15 |
45 |
60 |
3 |
Matemática
na Escola |
45 |
15 |
60 |
4 |
Vetores no R2 e no R3 |
45 |
15 |
60 |
4 |
Total |
480 |
27 |
Disciplina |
Carga Horária |
Créditos |
||
Teórica |
Prática |
Total |
||
Estágio Supervisionado em Ensino da Matemática (RCC) |
400 |
00 |
400 |
8 |
Disciplina |
Carga Horária |
Créditos |
||
Teórica |
Prática |
Total |
||
Álgebra Linear |
45 |
15 |
60 |
4 |
Análise Complexa |
60 |
30 |
90 |
5 |
Análise Real |
60 |
30 |
90 |
5 |
Cálculo de Uma Variável I |
60 |
30 |
90 |
5 |
Cálculo de Uma Variável II |
45 |
15 |
60 |
4 |
Cálculo de Várias Variáveis I |
60 |
30 |
90 |
5 |
Cálculo de Várias Variáveis II |
60 |
30 |
90 |
5 |
Didática |
0 |
60 |
60 |
4 |
Didática
da Matemática I |
30 |
0 |
30 |
2 |
Didática
da Matemática II |
30 |
0 |
30 |
2 |
Educação Brasileira |
0 |
60 |
60 |
4 |
Evolução
da Ciência e da Matemática |
45 |
15 |
60 |
4 |
Filosofia da Educação no Mundo Ocidental |
0 |
60 |
60 |
4 |
Fundamentos Sociológicos da Educação |
0 |
60 |
60 |
4 |
Geometria
Euclidiana |
60 |
30 |
90 |
5 |
Introdução à Computação |
45 |
15 |
60 |
4 |
Introdução à Física |
0 |
60 |
00 |
2 |
Introdução
ao Eletromagnetismo |
0 |
60 |
60 |
4 |
Matemática Finita |
45 |
15 |
60 |
4 |
Mecânica da Partícula |
0 |
60 |
60 |
4 |
Monografia I |
0 |
30 |
30 |
1 |
MonografiaII (RCC) |
0 |
120 |
90 |
3 |
Números Inteiros |
45 |
15 |
60 |
4 |
Probabilidade e Estatística |
60 |
30 |
90 |
5 |
Psicologia da Educação |
0 |
60 |
60 |
4 |
Teoria de Anéis e Grupos. |
45 |
15 |
60 |
4 |
Optativa(1 ou 2): 1. Estruturas Algébricas
2. Geometria não Euclidiana |
45 |
|
|
4 |
Total |
1800 |
1800 |
105 |
Disciplina |
Carga Horária |
Créditos |
||
Teórica |
Prática |
Total |
||
Atividades
Acadêmico-Científico-Cultural. |
200 |
00 |
200 |
00 |
Sobre as ações de extensão no curso
O Plano
Nacional de Educação (PNE) de 2011-2020, entre as metas das
Instituições de Ensino Superior, estabelece (seção B 4-Ensino Superior,
subseção 4.3 Objetivos e Metas, item 23):
Por
sua vez, o Plano Nacional de Extensão Universitária (PNExt) de 2011-2020 determina para Meta 1:
Meta 1: Incorporar até 2015 ao menos 10% do total de horas
curriculares de formação acadêmica em programas e projetos de extensão fora dos
espaços de sala de aula.
O
curso de Licenciatura em Matemática da UFRJ, já vem organizando sua estrutura
curricular nessa direção, visto que sua grade curricular há um conjunto de
disciplinas voltadas para a prática e que colocam o futuro professor inserido
na realidade de sua atividade profissional. Há também na UFRJ, vários projetos
vinculados a Pró-Reitoria de Extensão, a qual, dentro
do estabelecido no PNE, no PNExt
e de acordo com a estrutura da universidade, tem dialogado com os integrantes
do NDE do curso para que em 2105 a meta seja totalmente atingida.
Já
existem as seguintes as seguintes ações de extensão no curso de Licenciatura em
Matemática da UFRJ:
1.
Ações
inseridas em um conjunto de disciplinas do curso: Matemática na Escola,
Fundamentos de Funções e Conjuntos, Fundamentos de Aritmética e Álgebra,
Fundamentos de Geometria, Informática Aplicada ao Ensino e Laboratório de
Ensino da Matemática.
2.
Projetos
de Extensão vinculados à Pró-Reitoria de Extensão.
3.
Eventos
que venham ao encontro dos princípios do Plano nacional de Extensão.
Em
cada disciplina citada em (1), a carga horária de prática (15
horas/aula em cada) são dedicadas a atividades com os seguintes objetivos: