IM |
Universidade
Federal do Rio de Janeiro Centro de Ciências Matemáticas e da
Natureza Instituto de Matemática Licenciatura em Matemática |
UFRJ |
Esta parte da página da Licenciatura em Matemática é dedicada aos ex-alunos do curso.
Recebemos mensagens críticas, carinhosas e saudosas, que são reflexo de comprometimento de muitos com o ensino de qualidade.
Vocês são sempre bem vindos ao IM!
EDSON AKIRA YAHATA Concluí a Licenciatura em Matemática no ano 2005 e posteriormente a Especialização em Ensino de Matemática e o Mestrado em Ensino de Matemática, ambos na UFRJ. Atualmente sou professor da
prefeitura de Duque de Caxias, leciono também no Instituto Nacional de
Educação de Surdos ( INES ) e participo do grupo de
pesquisa do Projeto Fundão/UFRJ. O curso de licenciatura no
IM/UFRJ foi muito importante para a minha vida profissional, apesar das dificuldades
encontradas devido ao ensino que recebi no Ensino Fundamental e Médio.
Entendo que o conteúdo e o grau de dificuldade das disciplinas foram
importantes para a minha aprovação em vários concursos, inclusive na
Especialização e no Mestrado. Agradeço em primeiro lugar a Deus e também aos
professores do IM/UFRJ por todo o conhecimento que me passaram e pelo
incentivo em continuar a estudar. |
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LEONARDO ANDRADE DA SILVA Ano de conclusão: 2007 (entrada 2004). Curso que fiz depois: Mestrado em Ensino de Matemática – UFRJ.
Atualmente faço doutorado em Educação Matemática na UNIBAN - SP (infelizmente não existe curso similar no estado do RJ) - ingressei em 2013. Estou exercendo a profissão de professor de matemática no Instituto Federal Fluminense - campus de Cabo Frio, lecionando no Ensino Médio e Superior, mas estou de licença para doutorado até 2016. Já fui convocado em mais de 10 concursos públicos, atuando nas prefeituras do município do Rio de Janeiro, Itaboraí e também no Estado do RJ, antes de me tornar professor federal. Quanto ao que representou em minha vida... acho que foi o que fez toda a diferença em minha vida. Venho de família humilde (minha mãe é gari da CLIN) e morava em comunidade na cidade de NITEROI. Além de me sentir em casa na UFRJ (pois adoro estudar Matemática e Educação Matemática) devo minhas conquistas aos ensinamentos, conselhos (como por exemplo, deixar o outro curso de graduação da UFF que fazia concomitante no 2º período. Isto fez com que eu no 7º período faltasse apenas a monografia e duas disciplinas (Fundamentos I e III). Obtive Bolsa Auxílio, pois se eu não a tivesse não teria como estudar e se eu não conseguisse outras bolsas como: bolsa monitoria, bolsa de pesquisa no importantíssimo PROJETO FUNDAO (aqui eu vi o que eu realmente queria ser: Educador Matemático/ pesquisador) eu não seria o que sou hoje... Com certeza não. Acredito sim que podemos mudar com a Educação e a UFRJ faz isso! |
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JULIANA AREND Especialização em Matemática - UFAM Especialização para Instrumentação para o Ensino da Matemática - UFF Atualmente sou Militar-Professora de Matemática no Colégio Militar de Manaus. O Curso de Licenciatura foi maravilhoso. Tenho saudades.
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ANDERSON LUIS BARBOSA DA COSTA Conclusão da Licenciatura: 20/01/2008 Mestrado em Matemática (PROFMAT/IMPA) Atualmente sou professor da FAETEC e da rede privada. |
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BRUNO JOSÉ FERREIRA DA COSTA Sou formando do ano de 2007 da Graduação em Licenciatura em Matemática.
Realizei o Curso de Formação Continuada em Matemática, pela fundação CECIERJ, em 2011. Realizei o Curso de Pós-Graduação “Lato Sensu” Especialização à Distância em Novas Tecnologias no Ensino de Matemática (Especialização NTEM), pela Universidade Federal Fluminense – UFF, em 2012.
Após a Graduação, comecei a lecionar Matemática no Ensino Fundamental e Médio em cursos preparatórios, como Professor Docente da disciplina Matemática e Raciocínio Lógico Matemático em escolas e em cursos preparatórios para concursos públicos e de seleção para escolas militares e faculdades, como exemplo: ENEM, Corpo de Bombeiros-RJ, TRT-RJ e outros. Durante a Especialização em Novas Tecnologias no Ensino de Matemática, tive o Trabalho Final de Curso, elogiado e selecionado para um concurso com outros trabalhos. Neste trabalho, eu desenvolvi uma Nova Tecnologia no Ensino da Matemática, com a orientação do professor/orientador Prof. André Tenório Leite (da UFF), elaborando uma proposta de recurso didático tecnológico no contexto da Etnomatemática Xavante: um jogo eletrônico que ajuda aos alunos a aprenderem probabilidade condicional, de forma lúdica, que eu chamei de “Adivinhe o número xavante”. O jogo foi desenvolvido na plataforma Scratch, uma nova tecnologia de informação e comunicação pensada para ensinar programação a crianças a partir dos oito anos. Ele pode ser usado por docentes da Educação Básica ou Superior para os alunos conhecerem mais sobre a cultura indígena brasileira e a Matemática xavante de forma lúdica, ao mesmo tempo em que estimula o raciocínio lógico-quantitativo e introduz de modo informal conceitos de probabilidade condicional, em que o estudante "aprende brincando". Tendo em vista que a no Brasil, a etnomatemática indígena merece destaque, principalmemte desde 2008, por lei (Lei 11.645/08), a cultura indígena deve ser inserida no currículo da Educação Básica. Entretanto, propostas de inclusão fundamentadas na etnomatemática são escassas. Com base no Currículo Mínimo 2012 do estado do Rio de Janeiro, o uso do jogo seria recomendado como atividade de apoio no quarto bimestre do 7º ano do Ensino Fundamental e no segundo bimestre do 3° ano do Ensino Médio. Esse jogo que eu criei fez muito sucesso com meus alunos. Sendo assim, a Licenciatura, juntamente com a Especialização, representaram uma grande conquista na minha vida profissional. |
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EDUARDO DO NASCIMENTO CESAR Ano de conclusão: 2013 Não fiz nenhum curso após a formação. Cheguei a lecionar para turmas do ensino fundamental e médio em instituições particulares, porém, fui obrigado a parar por conta do meu ofício principal. |
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FABIANO SCANZI CASTELLO RIBEIRO Cursei Licenciatura na UFRJ até o final de 2005, colando grau em Janeiro de 2006. Estou lecionando com dois cargos públicos na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro- professor do 6º ao 9º ano. Estava começando este ano uma Especialização aí mesmo na UFRJ com a professora Marisa e o Professor Nei. Não pude continuar por problemas pessoais mesmo. O curso na UFRJ abriu muitos caminhos e perspectivas para minha vida profissional. Eu mesmo, não tendo ainda feito um mestrado ou doutorado, penso em faze-los porque a Universidade em si me mostrou a importância de sempre estar melhorando e me especializando. Obrigado por tudo! |
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FERNANDO DA CRUZ BRITTO BRITTO
Professor de Matemática (40h) da Prefeitura do Rio de Janeiro; Estado do Rio de Janeiro - Prof. Mat (16h); Colégio GPI - Tijuca; Aulas particulares p/ Ensino Fundamental e Ensino Médio. Sou muito grato e honrado por ter feito parte desta instituição como aluno, que me permitiu passar em 3 concursos públicos e me dá suporte para cada vez mais progredir em minha caminhada. Estudar nela foi a realização de um sonho e a certeza de que terei mais realizações pela frente! Espero ainda retornar para fazer um mestrado em Ensino de Matemática. Muito obrigado por tudo! Abraços! |
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GASTÃO LUIZ VIDEIRA GARCIA JUNIOR
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GUSTAVO DE SOUZA BREVES LIMA Ano de conclusão do curso de Licenciatura em Matemática: 2010 Atualmente cursando o PROFMAT na UFRJ. Professor do Estado do Rio de Janeiro e do Município do Rio de Janeiro. |
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JORGE MICHEL KIM Me formei em 2013, entrei no ano de 2003 (minha filha tinha 2 anos na época), fiquei um ano com a matrícula trancada e fiz a faculdade sempre trabalhando, o que dificultou a conclusão do curso. Na minha época não haviam tantas bolsas como hoje para apoiar o aluno. Acho que se tivesse alguma bolsa e com algum valor razoável poderia trabalhar dando aulas na época da faculdade (posso falar que este é o sonho de muitos alunos de licenciatura). Após a faculdade não fiz nenhum curso ligado à Matemática. Não estou atuando como docente, trabalho como bancário. O curso de licenciatura foi o projeto mais difícil de minha vida. foram 9 anos conciliando estudos, família, trabalho, todas as dificuldades que famílias pobres sofrem e sempre sonhando em se formar e melhorar de vida com isso. Nosso curso é muito difícil e se formar é uma raridade, mas sempre com fé em Deus e com apoio de família, amigos e com certeza alguns professores: a Nedir, o Jeferson, a Darci, o falecido esposo dela (esses são os que me marcaram profundamente) conseguimos. Aguentar esses anos não foi nada fácil, me sinto um vencedor e nada mais legal que colar grau e receber nosso diploma tão honrado e suado. Significou vitória no trabalho e na vida pessoal, pois um diploma de curso superior ajuda em qualquer profissão. Posso tirar muitas lições desta trajetória como: ser determinado, não desistir, se dedicar ao máximo, fazer boas amizades, receber e dar ajuda ... e que no final vai dar certo. Às vezes, pensando na faculdade, penso que poderia ter me dedicado mais, mas é difícil quando você tem que trabalhar, criar filho, ajudar a família.... volto a falar que se tivesse alguma bolsa que ajudasse financeiramente e me mantivesse na faculade seria mais fácil. Pronto...acho que achei uma solução..kkkk: dar bolsas para ajudar financeiramente os alunos, e eles trabalhariam para a faculdade e estariam mais presentes na faculdade o que facilitaria os estudos no curso...
Um beijo no coração... |
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MARCELA DOS SANTOS NUNES Curso após licenciatura: Cursando Mestrado em Computação -
UFF- RJ. Ingressei no CEFET em janeiro desde ano e comecei dando aula de Álgebra Linear I. Lembrei muito das aulas que tive com a Profa. Nedir. Inclusive utilizei a mesma ementa e o caderno das suas aulas (sim, tenho até hoje) para dar as minhas. |
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MÁRCIO ROBERTO DOS SANTOS
Ano conclusão do curso: 2004 Após a graduação conclui o curso de especialização em Educaçao Matematica ministrado pela UFRJ. Atualmente leciono a disciplina de Matemática para concursos públicos civis e militares. O curso de licenciatura foi uma experiência muito gratificante, pois tenho muita afinidade com a disciplina, embora minha profissão seja Militar. Após o trabalho leciono Matemática nos cursinhos sendo muito gratificante poder transmitir um pouquinho do nosso conhecimento e poder fazer parte da vida de muitos alunos. Estou muito feliz. Um grande abraço a todos os professores, mestres e doutores. Já faz alguns anos que me formei, mas sinto muitas saudades de todos. |
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MILJENKO ZUROVAC
Não fiz nenhum curso depois do término do curso da licenciatura. Trabalho como: a) Professor contratado do Colégio Pedro II, unidade São Cristóvão 2, carga horária 40 horas/semana. b) Professor contratado do Centro Educacional da Lagoa, carga horária 4-10 horas/semana (depende do mês). O que representou o curso de licenciatura no IM/UFRJ para mim: Cheguei para o Brasil em outubro de 2008, visto que casei-me com uma brasileira. Logo, para mim o IM não foi somente um lugar onde eu estudei matemática, mas também o lugar onde eu dei os primeiros passos na integração na sociedade brasileira. Graças a todos os professores e alunos do IM, consegui aprender o português bem e, com tempo, terminar o curso da Licenciatura em Matemática. Muito obrigado a todos. |
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PRISCILA DE LIMA RIBEIRO
A conclusão do Bacharelado foi em 2006. O curso de Licenciatura no
IM/UFRJ, sem dúvida, foi uma troca riquíssima de conhecimentos, com momentos
de aprendizagem únicos e, além de tudo, acolhedor. Também não poderia deixar
de lembrar do estágio que fiz no CAp-UFRJ.
Foi uma experiência maravilhosa! |
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RAFAEL RACCA ROBERTO Ano de conclusão: 2013 Não fiz nenhum curso depois da licenciatura, atualmente fui aprovado no concurso do Município, mas ainda não fui chamado. Leciono no PVS do CEDERJ, em um curso preparatório militar e em turmas de ensino médio em um colégio particular. Farei a prova do PROFMAT, pois quero continuar estudando e me qualificando, mas não posso deixar de trabalhar. O curso de Licenciatura representou muito pra mim. Foi uma conquista e um sonho que sempre tive de ser Professor. Tive grandes professores que me inspiraram e servem de exemplo para mim nessa minha caminhada. Hoje me sinto muito seguro ao entrar em uma sala de aula para falar sobre Funções, Geometria plana, Combinatória e Probabilidade e devo isso as excelentes aulas dos Professores Victor Giraldo, Nedir, Marcia e Ney. Hoje não tenho do que reclamar da UFRJ, a não ser da segurança, mas foi um período muito prazeroso e que me fez gostar ainda mais de lecionar matemática. |
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RENATA PAIXÃO COUTINHO SCHUELER
Ano de conclusão: 2010 Cursos após a licenciatura - Especialização em Ensino de Matemática - UFRJ - 2011/2012 - Mestrado em Ensino de Matemática - Profmat/UERJ - 2014/atual Atividade docente: - Escola particular, em Niterói, desde 2011, 6º ano ao ensino médio. - Escola pública (Estado), em Niterói, desde 2011, 6º e 7º anos.
Aprendi muito durante a graduação, quando cursei Licenciatura em Matemática, e me senti preparada para as atividades e responsabilidades que assumi posteriormente. |
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SAMUEL DE OLIVEIRA CARDOSO Exerci o magistério durante um
ano na Prefeitura do Rio e na UFRRJ (Rural) como Professor Substituto. Segue o meu Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4209572A6 Minha página no facebook: https://www.facebook.com/solivercardos Email
adicional: scard@bndes.gov.br "O curso de Licenciatura em Matemática da UFRJ foi fundamental na minha formação acadêmica, dando-me uma base robusta para o entendimento de métodos e técnicas quantitativas em outros campos do conhecimento, haja vista o rigor acadêmico exigido no Instituto de Matemática. Ademais, o curso introduziu-me em importantes discussões pedagógico-matemáticas, que foram relevantes para o meu breve período de exercício do Magistério nos níveis de Ensino Básico e Superior." Samuel de O. Cardoso |
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SÉRGIO RICARDO RIBEIRO DA SILVA Concluí a Licenciatura em Matemática em 2010. Desde então, sou convidado para ministrar aulas em diversos colégios e cursos preparatórios, especialmente os preparatórios para concursos militares. Também fui aprovado em concurso de âmbito interno na Aeronáutica, onde trabalho desde 1991. O curso de Licenciatura me proporcionou ricos conhecimentos, tanto para atuar no magistério quanto para a progressão funcional derivada da aprovação mencionada. Quanto à minha atuação na docência, cumpro primeiramente meu papel profissional como militar (que inclui apresentação de aulas e palestras), mas continuo atuando em cursos diversos, inclusive em curso próprio, montado em 2012. Procuro sempre, dentro do possível, me reciclar didaticamente, pois acredito fielmente que uma didática moderna, buscando sempre atrair a atenção do aluno, é primordial para contribuirmos para melhorar cada vez mais o desempenho (ainda baixo) de nossos alunos. Para tanto, o trabalho apresentado na minha monografia me impulsionou (e permanece impulsionando). Na minha sincera e humilde opinião, o excepcional currículo do licenciado é necessário, porém não suficiente, para gabaritá-lo ao ensino nas suas diversas esferas. |
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