IM

 

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza

Instituto de Matemática

 

Licenciatura em Matemática

 

 http://edudep.com.br/wp-content/uploads/2014/07/minerva-cinza-alta.png

    UFRJ     


 

Esta parte da página da Licenciatura em Matemática é dedicada aos ex-alunos do curso.

Recebemos mensagens críticas, carinhosas e saudosas, que são reflexo de comprometimento de muitos com o ensino de qualidade.

 

Vocês são sempre bem vindos ao IM!

 

           

EDSON AKIRA YAHATA

 

Concluí a Licenciatura em Matemática no ano 2005 e posteriormente a Especialização em Ensino de Matemática e o Mestrado em Ensino de Matemática, ambos na UFRJ.

Atualmente sou professor da prefeitura de Duque de Caxias, leciono também no Instituto Nacional de Educação de Surdos ( INES ) e participo do grupo de pesquisa do Projeto Fundão/UFRJ. 

O curso de licenciatura no IM/UFRJ foi muito importante para a minha vida profissional, apesar das dificuldades encontradas devido ao ensino que recebi no Ensino Fundamental e Médio. Entendo que o conteúdo e o grau de dificuldade das disciplinas foram importantes para a minha aprovação em vários concursos, inclusive na Especialização e no Mestrado. Agradeço em primeiro lugar a Deus e também aos professores do IM/UFRJ por todo o conhecimento que me passaram e pelo incentivo em continuar a estudar.
Atualmente, ainda tenho o privilégio de continuar a ter contato com alguns professores do Projeto Fundão/UFRJ, participando do grupo de pesquisa e aprendendo cada vez mais.

 

 

 

 

 

LEONARDO ANDRADE DA SILVA

 

Ano de conclusão: 2007 (entrada 2004).

Curso que fiz depois: Mestrado em Ensino de Matemática – UFRJ.

  

Atualmente faço doutorado em Educação Matemática na UNIBAN - SP (infelizmente não existe curso similar no estado do RJ) - ingressei em 2013.

Estou exercendo a profissão de professor de matemática no Instituto Federal Fluminense - campus de Cabo Frio, lecionando no Ensino Médio e Superior, mas estou de licença para doutorado até 2016.

Já fui convocado em mais de 10 concursos públicos, atuando nas prefeituras do município do Rio de Janeiro, Itaboraí e também no Estado do RJ, antes de me tornar professor federal.

 

Quanto ao que representou em minha vida... acho que foi o que fez toda a diferença em minha vida. Venho de família humilde (minha mãe é gari da CLIN) e morava em comunidade na cidade de NITEROI. Além de me sentir em casa na UFRJ (pois adoro estudar Matemática e Educação Matemática) devo minhas conquistas aos ensinamentos, conselhos (como por exemplo, deixar o outro curso de graduação da UFF que fazia concomitante no 2º período. Isto fez com que eu no 7º período faltasse apenas a monografia e duas disciplinas (Fundamentos I e III). Obtive Bolsa Auxílio, pois se eu não a tivesse não teria como estudar e se eu não conseguisse outras bolsas como: bolsa monitoria, bolsa de pesquisa no importantíssimo PROJETO FUNDAO (aqui eu vi o que eu realmente queria ser: Educador Matemático/ pesquisador) eu não seria o que sou hoje... Com certeza não.

Acredito sim que podemos mudar com a Educação e a UFRJ faz isso! 

 

 

 

                       

JULIANA AREND

Conclusão: 2007

Especialização em Matemática - UFAM

Especialização para Instrumentação para o Ensino da Matemática - UFF

Atualmente sou Militar-Professora de Matemática no Colégio Militar de Manaus.

 

O Curso de Licenciatura foi maravilhoso. Tenho saudades.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ANDERSON LUIS BARBOSA DA COSTA

 

Conclusão da Licenciatura: 20/01/2008

Mestrado em Matemática (PROFMAT/IMPA)

 

Atualmente sou professor da FAETEC e da rede privada.

 

 

 

 

BRUNO JOSÉ FERREIRA DA COSTA

 

Sou formando do ano de 2007 da Graduação em Licenciatura em Matemática.

 

Realizei o Curso de Formação Continuada em Matemática, pela fundação CECIERJ, em 2011.

Realizei o Curso de Pós-Graduação “Lato Sensu” Especialização à Distância em Novas Tecnologias no Ensino de Matemática (Especialização NTEM), pela Universidade Federal Fluminense – UFF, em 2012.

  

Após a Graduação, comecei a lecionar Matemática no Ensino Fundamental e Médio em cursos preparatórios, como Professor Docente da disciplina Matemática e Raciocínio Lógico Matemático em escolas e em cursos preparatórios para concursos públicos e de seleção para escolas militares e faculdades, como exemplo: ENEM, Corpo de Bombeiros-RJ, TRT-RJ e outros.

Durante a Especialização em Novas Tecnologias no Ensino de Matemática, tive o Trabalho Final de Curso, elogiado e selecionado para um concurso com outros trabalhos. Neste trabalho, eu desenvolvi uma Nova Tecnologia no Ensino da Matemática, com a orientação do professor/orientador Prof. André Tenório Leite (da UFF), elaborando uma proposta de recurso didático tecnológico no contexto da Etnomatemática Xavante: um jogo eletrônico que ajuda aos alunos a aprenderem probabilidade condicional, de forma lúdica, que eu chamei de “Adivinhe o número xavante”. O jogo foi desenvolvido na plataforma Scratch, uma nova tecnologia de informação e comunicação pensada para ensinar programação a crianças a partir dos oito anos. Ele pode ser usado por docentes da Educação Básica ou Superior para os alunos conhecerem mais sobre a cultura indígena brasileira e a Matemática xavante de forma lúdica, ao mesmo tempo em que estimula o raciocínio lógico-quantitativo e introduz de modo informal conceitos de probabilidade condicional, em que o estudante "aprende brincando". Tendo em vista que a no Brasil, a etnomatemática indígena merece destaque, principalmemte desde 2008, por lei (Lei 11.645/08), a cultura indígena deve ser inserida no currículo da Educação Básica. Entretanto, propostas de inclusão fundamentadas na etnomatemática são escassas. Com base no Currículo Mínimo 2012 do estado do Rio de Janeiro, o uso do jogo seria recomendado como atividade de apoio no quarto bimestre do 7º ano do Ensino Fundamental e no segundo bimestre do 3° ano do Ensino Médio. Esse jogo que eu criei fez muito sucesso com meus alunos. 

Sendo assim, a Licenciatura, juntamente com a Especialização, representaram uma grande conquista na minha vida profissional.

 

 

 

 

 

EDUARDO DO NASCIMENTO CESAR

 

Ano de conclusão: 2013

 

Não fiz nenhum curso após a formação.

Cheguei a lecionar para turmas do ensino fundamental e médio em instituições particulares, porém, fui obrigado a parar por conta do meu ofício principal.

 

 

 

 

FABIANO SCANZI CASTELLO RIBEIRO

 

Cursei Licenciatura na UFRJ até o final de 2005, colando grau em Janeiro de 2006.

 

Estou lecionando com dois cargos públicos na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro- professor do 6º ao 9º ano.

Estava começando este ano uma Especialização aí mesmo na UFRJ com a professora Marisa e o Professor Nei. Não pude continuar por problemas pessoais mesmo.

 

O curso na UFRJ abriu muitos caminhos e perspectivas para minha vida profissional. Eu mesmo, não tendo ainda feito um mestrado ou doutorado, penso em faze-los porque a Universidade em si me mostrou a importância de sempre estar melhorando e me especializando.

Obrigado por tudo!

 

 

 

 

FERNANDO DA CRUZ BRITTO BRITTO 

https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif
Ano de conclusão: 2010
Curso: pósgraduação lato sensu em Educação à Distância, pela AVM Faculdades Integradas/Cândido Mendes
Docência atual:

Professor de Matemática (40h) da Prefeitura do Rio de Janeiro;

Estado do Rio de Janeiro - Prof. Mat (16h);

Colégio GPI - Tijuca;

Aulas particulares p/ Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Sou muito grato e honrado por ter feito parte desta instituição como aluno, que me permitiu passar em 3 concursos públicos e me dá suporte para cada vez mais progredir em minha caminhada. Estudar nela foi a realização de um sonho e a certeza de que terei mais realizações pela frente! Espero ainda retornar para fazer um mestrado em Ensino de Matemática. Muito obrigado por tudo! Abraços!

 

 

 

 

GASTÃO LUIZ VIDEIRA GARCIA JUNIOR 


Bacharelado em  matemática UFRJ em  2005/2
Mestrado em matemática UFRJ em 2008/2
Licenciatura em matemática UFRJ 2009/1

 

Fiz vários cursos de aperfeiçoamento pelo CEDERJ e uma especialização incompleta pelo LANTE/UFF.
Depois de trabalhar dois anos com o MEC e a CAPES em um projeto da UAB (com ensino a distância no Pará), atualmente estou no doutorado em matemática UFRJ e sou professor do CEFET/RJ na UnED de Itaguaí.

 
Graças ao curso de licenciatura encontrei um caminho que quero realmente seguir, que é o de ensinar matemática. Apesar de ter uma preferência por cursos de licenciaturas também encontrei bastante prazer trabalhando com engenharias, que é minha atividade atual. 

 

 

 

 

GUSTAVO DE SOUZA BREVES LIMA

 

Ano de conclusão do curso de Licenciatura em Matemática: 2010

 

Atualmente cursando o PROFMAT na UFRJ.

Professor do Estado do Rio de Janeiro e do Município do Rio de Janeiro.

 

 

 

 

JORGE MICHEL KIM

 

Me formei em 2013, entrei no ano de 2003 (minha filha tinha 2 anos na época), fiquei um ano com a matrícula trancada e fiz a faculdade sempre trabalhando, o que dificultou a conclusão do curso.

 

Na minha época não haviam tantas bolsas como hoje para apoiar o aluno. Acho que se tivesse alguma bolsa e com algum valor razoável poderia trabalhar dando aulas na época da faculdade (posso falar que este é o sonho de muitos alunos de licenciatura). Após a faculdade não fiz nenhum curso ligado à Matemática.

Não estou atuando como docente, trabalho como bancário.

 

O curso de licenciatura foi o projeto mais difícil de minha vida. foram 9 anos conciliando estudos, família, trabalho, todas as dificuldades que famílias pobres sofrem e sempre sonhando em se formar e melhorar de vida com isso.

Nosso curso é muito difícil e se formar é uma raridade, mas sempre com fé em Deus e com apoio de família, amigos e com certeza alguns professores: a Nedir, o Jeferson, a Darci, o falecido esposo dela (esses são os que me marcaram profundamente) conseguimos.

 

Aguentar esses anos não foi nada fácil, me sinto um vencedor e nada mais legal que colar grau e receber nosso diploma tão honrado e suado. Significou vitória no trabalho e na vida pessoal, pois um diploma de curso superior ajuda em qualquer profissão. Posso tirar muitas lições desta trajetória como: ser determinado, não desistir, se dedicar ao máximo, fazer boas amizades, receber e dar ajuda ... e que no final vai dar certo.

Às vezes, pensando na faculdade, penso que poderia ter me dedicado mais, mas é difícil quando você tem que trabalhar, criar filho, ajudar a família.... volto a falar que se tivesse alguma bolsa que ajudasse financeiramente e me mantivesse na faculade seria mais fácil. Pronto...acho que achei uma solução..kkkk: dar bolsas para ajudar financeiramente os alunos, e eles trabalhariam para a faculdade e estariam mais presentes na faculdade o que facilitaria os estudos no curso...

 

Um beijo no coração...

 

 

 

 

 

MARCELA DOS SANTOS NUNES

Ano de conclusão: 2007 

 

Curso após licenciatura: Cursando Mestrado em Computação - UFF- RJ.
Atualmente sou Docente efetiva -  EBTT - CEFET/RJ - Unidade: Angra dos Reis.

 

Ingressei no CEFET em janeiro desde ano e comecei dando aula de Álgebra Linear I. Lembrei muito das aulas que tive com a Profa. Nedir. Inclusive utilizei  a mesma ementa  e o caderno das suas aulas (sim, tenho até hoje)  para dar as minhas.

 

 

 

MÁRCIO ROBERTO DOS SANTOS                                                                                  

                                                                                                                                                 

Ano conclusão do curso: 2004

Após a graduação conclui o curso de especialização em Educaçao Matematica ministrado pela UFRJ.

 

Atualmente leciono a disciplina de Matemática para concursos públicos civis e militares.

O curso de licenciatura foi uma experiência muito gratificante, pois tenho muita afinidade com a disciplina, embora minha profissão seja Militar. Após o trabalho leciono Matemática nos cursinhos sendo muito gratificante poder transmitir um pouquinho do nosso conhecimento e poder fazer parte da vida de muitos alunos. Estou muito feliz. Um grande abraço a todos os professores, mestres e doutores.

 

Já faz alguns anos que me formei, mas sinto muitas saudades de todos.

 

 

 

 

MILJENKO ZUROVAC


Ano e mês de conclusão da licenciatura em matemática: 01/2012.

Não fiz nenhum curso depois do término do curso da licenciatura.

Trabalho como:

a)      Professor contratado do Colégio Pedro II, unidade São Cristóvão 2, carga horária 40 horas/semana.

b)       Professor contratado do Centro Educacional da Lagoa, carga horária 4-10 horas/semana (depende do mês).

 

O que representou o curso de licenciatura no IM/UFRJ para mim: Cheguei para o Brasil em outubro de 2008, visto que casei-me com uma brasileira. Logo, para mim o IM não foi somente um lugar onde eu estudei matemática, mas também o lugar onde eu dei os primeiros passos na integração na sociedade brasileira. Graças a todos os professores e alunos do IM, consegui aprender o português bem e, com tempo, terminar o curso da Licenciatura em Matemática. Muito obrigado a todos.

 

 

 

 

PRISCILA DE LIMA RIBEIRO


Ano de conclusão da Licenciatura em Matemática: 2008.

A conclusão do Bacharelado foi em 2006.
No momento estou cursando o sexto período de Engenharia Ambiental na UVA.
Leciono numa escola municipal do Rio de Janeiro desde 2009 e trabalho na empresa da família nos dias que não estou lecionando.

 

O curso de Licenciatura no IM/UFRJ, sem dúvida, foi uma troca riquíssima de conhecimentos, com momentos de aprendizagem únicos e, além de tudo, acolhedor. Também não poderia deixar de lembrar do estágio que fiz no CAp-UFRJ. Foi uma experiência maravilhosa! 
Mas isso tudo só foi possível porque no IM/UFRJ além de termos os melhores Mestres, encontramos amigos.

 

 

 

 

RAFAEL RACCA ROBERTO

 

Ano de conclusão: 2013

 

Não fiz nenhum curso depois da licenciatura, atualmente fui aprovado no concurso do Município, mas ainda não fui chamado. Leciono no PVS do CEDERJ, em um curso preparatório militar e em turmas de ensino médio em um colégio particular.

Farei a prova do PROFMAT, pois quero continuar estudando e me qualificando, mas não posso deixar de trabalhar.

 

O curso de Licenciatura representou muito pra mim. Foi uma conquista e um sonho que sempre tive de ser Professor. Tive grandes professores que me inspiraram e servem de exemplo para mim nessa minha caminhada. Hoje me sinto muito seguro ao entrar em uma sala de aula para falar sobre Funções, Geometria plana, Combinatória e Probabilidade e devo isso as excelentes aulas dos Professores Victor Giraldo, Nedir, Marcia e Ney.

Hoje não tenho do que reclamar da UFRJ, a não ser da segurança, mas foi um período muito prazeroso e que me fez gostar ainda mais de lecionar matemática.

 

 

 

 

 

RENATA PAIXÃO COUTINHO SCHUELER

 

Ano de conclusão: 2010

 

Cursos após a licenciatura

- Especialização em Ensino de Matemática - UFRJ - 2011/2012

- Mestrado em Ensino de Matemática - Profmat/UERJ - 2014/atual

 

Atividade docente:

- Escola particular, em Niterói, desde 2011, 6º ano ao ensino médio.

- Escola pública (Estado), em Niterói, desde 2011, 6º e 7º anos.

 

Aprendi muito durante a graduação, quando cursei Licenciatura em Matemática, e me senti preparada para as atividades e responsabilidades que assumi posteriormente.

 

 

 

 

SAMUEL DE OLIVEIRA CARDOSO

 

Exerci o magistério durante um ano na Prefeitura do Rio e na UFRRJ (Rural) como Professor Substituto.

Segue o meu Lattes:

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4209572A6

Minha página no facebook:

https://www.facebook.com/solivercardos

 

Email adicional: scard@bndes.gov.br

 

"O curso de Licenciatura em Matemática da UFRJ foi fundamental na minha formação acadêmica, dando-me uma base robusta para o entendimento de métodos e técnicas quantitativas em outros campos do conhecimento, haja vista o rigor acadêmico exigido no Instituto de Matemática. Ademais, o curso introduziu-me em importantes discussões pedagógico-matemáticas, que foram relevantes para o meu breve período de exercício do Magistério nos níveis de Ensino Básico e Superior." Samuel de O. Cardoso

 

 

 

 

SÉRGIO RICARDO RIBEIRO DA SILVA

 

Concluí a Licenciatura em Matemática em 2010.

 

Desde então, sou convidado para ministrar aulas em diversos colégios e cursos preparatórios, especialmente os preparatórios para concursos militares.

Também fui aprovado em concurso de âmbito interno na Aeronáutica, onde trabalho desde 1991.

 

O curso de Licenciatura me proporcionou ricos conhecimentos, tanto para atuar no magistério quanto para a progressão funcional derivada da aprovação mencionada. Quanto à minha atuação na docência, cumpro primeiramente meu papel profissional como militar (que inclui apresentação de aulas e palestras), mas continuo atuando em cursos diversos, inclusive em curso próprio, montado em 2012. Procuro sempre, dentro do possível, me reciclar didaticamente, pois acredito fielmente que uma didática moderna, buscando sempre atrair a atenção do aluno, é primordial para contribuirmos para melhorar cada vez mais o desempenho (ainda baixo) de nossos alunos. Para tanto, o trabalho apresentado na minha monografia me impulsionou (e permanece impulsionando). Na minha sincera e humilde opinião, o excepcional currículo do licenciado é necessário, porém não suficiente, para gabaritá-lo ao ensino nas suas diversas esferas.