Voltar

 

IM

 

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza

Instituto de Matemática

 

Licenciatura em Matemática

 

 http://edudep.com.br/wp-content/uploads/2014/07/minerva-cinza-alta.png

   UFRJ     

  

                                                                         

 

CÓDIGO DA DISCIPLINA:

EDF 120

 

NOME: FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

 

CARGA HORÁRIA POR PERÍODO: 60 HORAS

                 Teórica: 60 horas

                 Prática:   0 horas

 

CRÉDITOS: 4

CARACTERÍSTICAS DAS AULAS PRÁTICAS: Não há.

EMENTA :

Contribuições das concepções filosóficas para a problemática educacional. O pensamento pedagógico brasileiro à  luz da filosofia da educação.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ARISTÓTELES. A ética a Nicômacos. Trad. Mario da Gama Cury. Brasília, DF: EdUnb, 1985 (2a. ed.).

BRÉHIER, Émile. História da Filosofia. São Paulo: Mestre Jou, 1977, tomo II, fasc.4 

CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo: Unesp, 1999.

FOUCAULT,M. Vigiar e Punir. Trad. Raquel Ramalhete. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002 (25a. ed.).

GADOTTI, M.  Pensamento Pedagógico Brasileiro. São Paulo: Ática, 1991.

JAEGER, Werner. Paidéia. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

MAZZOTTI, Tarso Bonilha, OLIVEIRA, Renato José de. O que você precisa saber em ciência (s) da educação. Rio de Janeiro: DPA, 2000.

PLATÃO. República. Trad. Maria Helena Rocha. Lisboa: Fundação CalousteGulbenkian, 1990 (6a. ed.).

ROUSSEAU,J.J.. Emílio ou da educação. Trad. Roberto Leal Ferreira. São Paulo, SP:Martins Fontes, 2004 (3a. ed.)..