IM |
Universidade
Federal do Rio de Janeiro Centro de Ciências
Matemáticas e da Natureza Instituto de
Matemática Licenciatura em
Matemática |
UFRJ
|
CÓDIGO DA DISCIPLINA: EDF
120 |
NOME: FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO |
CARGA HORÁRIA POR PERÍODO: 60 HORAS Teórica: 60 horas Prática: 0 horas |
CRÉDITOS: 4 |
CARACTERÍSTICAS DAS AULAS PRÁTICAS: Não há. |
|
EMENTA : Contribuições das concepções
filosóficas para a problemática educacional. O pensamento pedagógico
brasileiro à luz
da filosofia da educação. |
|
BIBLIOGRAFIA
BÁSICA ARISTÓTELES.
A ética a Nicômacos. Trad. Mario da Gama
Cury. Brasília, DF: EdUnb,
1985 (2a. ed.). BRÉHIER, Émile. História
da Filosofia. São Paulo: Mestre Jou,
1977, tomo II, fasc.4 CAMBI,
Franco. História da
Pedagogia. São Paulo: Unesp, 1999. FOUCAULT,M. Vigiar e Punir. Trad.
Raquel Ramalhete. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002 (25a.
ed.). GADOTTI, M. Pensamento Pedagógico Brasileiro.
São Paulo: Ática, 1991. JAEGER,
Werner. Paidéia.
São Paulo: Martins Fontes, 1995. MAZZOTTI,
Tarso Bonilha, OLIVEIRA, Renato José de. O
que você precisa saber em ciência (s) da educação. Rio de Janeiro: DPA,
2000. PLATÃO. República.
Trad. Maria Helena Rocha. Lisboa: Fundação CalousteGulbenkian, 1990 (6a. ed.). ROUSSEAU,J.J.. Emílio ou da educação.
Trad. Roberto Leal Ferreira. São Paulo, SP:Martins
Fontes, 2004 (3a. ed.).. |