IM |
Universidade
Federal do Rio de Janeiro Centro de Ciências
Matemáticas e da Natureza Instituto de
Matemática Licenciatura em
Matemática |
UFRJ
|
CÓDIGO DA DISCIPLINA: EDA
234 |
NOME: FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO |
CARGA HORÁRIA POR PERÍODO: 60 HORAS Teórica: 60 horas Prática: 0 horas |
CRÉDITOS: 4 |
CARACTERÍSTICAS DAS AULAS PRÁTICAS: Não há. |
|
EMENTA : O contexto do surgimento da
sociologia. Durkheim e a formação de uma maneira funcional de interpretar as
relações entre educação e demais instâncias da vida social. A sociologia da
educação na primeira metade do século XX. Os estudos sobre educação após a
segunda guerra mundial. A “crítica radical” dos anos 70 – educação e
reprodução social. A influência do marxismo no pensamento educacional.
Influências gramscianas. A “crise dos paradigmas”
das ciências sociais e os estudos sobre educação: modelos microssociológicos
e etnográficos. Abordagens weberianas em sociologia da educação. |
|
BIBLIOGRAFIA
BÁSICA DURKHEIM,
Emile. Educação e Sociologia. São
Paulo: Edições 70, 2001. MEKSENAS,
Paulo. Sociologia da Educação. São
Paulo: Loyola, 1995. TOMAZI,
Nelson Dacio. Sociologia
da Educação. São Paulo: Atual editora, 2002. TORRES,
Carlos Alberto. Teoria Crítica e
Sociologia Política da Educação. São Paulo,:Cortez , 2003 - 320 pág. |