Voltar

 

IM

 

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza

Instituto de Matemática

 

Licenciatura em Matemática

 

 http://edudep.com.br/wp-content/uploads/2014/07/minerva-cinza-alta.png

   UFRJ     

  

                                                   

 

CÓDIGO DA DISCIPLINA:

EDA 234

 

NOME: FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

 

CARGA HORÁRIA POR PERÍODO: 60 HORAS

                 Teórica: 60 horas

                 Prática:   0 horas

 

CRÉDITOS: 4

CARACTERÍSTICAS DAS AULAS PRÁTICAS: Não há.

EMENTA :

O contexto do surgimento da sociologia. Durkheim e a formação de uma maneira funcional de interpretar as relações entre educação e demais instâncias da vida social. A sociologia da educação na primeira metade do século XX. Os estudos sobre educação após a segunda guerra mundial. A “crítica radical” dos anos 70 – educação e reprodução social. A influência do marxismo no pensamento educacional. Influências gramscianas. A “crise dos paradigmas” das ciências sociais e os estudos sobre educação: modelos microssociológicos e etnográficos. Abordagens weberianas em sociologia da educação.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

DURKHEIM, Emile. Educação e Sociologia. São Paulo: Edições 70, 2001.

MEKSENAS, Paulo. Sociologia da Educação. São Paulo: Loyola, 1995.

TOMAZI, Nelson Dacio. Sociologia da Educação. São Paulo: Atual editora,  2002.

TORRES, Carlos Alberto. Teoria Crítica e Sociologia Política da Educação. São Paulo,:Cortez , 2003 - 320 pág.