im3

 

Ingresso no

Curso de Licenciatura em Matemática da UFRJ

---

      Ingresso no curso

 

O ingresso no curso se dá  de quatro modalidades possíveis:

 

1.    Acesso via SiSU/ENEM

 

O que é o Sisu?

O Ministério da Educação apresentou uma proposta de reformulação do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem. Essa reformulação tornou possível a utilização da nota deste exame, a partir de sua edição referente ao ano de 2009, como parâmetro único na seleção de candidatos para ingresso nas instituições públicas de educação superior.

A proposta tem como principais objetivos ampliar a democratização do acesso às vagas públicas do ensino superior, possibilitar uma maior mobilidade acadêmica e induzir a reestruturação dos currículos do ensino médio.

O Sistema de Seleção Unificada – Sisu foi concebido para oferecer uma solução ágil, eficaz e segura para a seleção de candidatos ao ensino superior.

Trata-se de um sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação, por meio do qual serão ofertadas vagas em cursos de graduação disponibilizadas pelas instituições públicas de educação superior dele participantes. Referência: http://sisugestao.mec.gov.br/

 

 

As outras três possibilidades compõem o sistema de ingresso da UFRJ denotado TIM, para quem já está cursando o ensino superior.

2.    Transferência externa (para aqueles que já estão cursando Licenciatura em Matemática em outra instituição (pública ou privada) e já têm conteúdo matemático, no mínimo, equivalente ao de nossas disciplinas  Cálculo de Uma Variável I e Uma Variável II, ou Cálculo I (veja o quadro de ementas de disciplinas do curso, ao lado, e equivalências). O interessado deve submeter-se a exame de conteúdo de Cálculo I e redação para transferência;

3.    Isenção de vestibular (para quem já é graduado, com exame de Cálculo I);

4.    Mudança de curso (para alunos da UFRJ que desejam mudar de curso, com exame de Cálculo I).

 

Para maiores informações acesse http://www.vestibular.ufrj.br/