Instituto de Matemática |
Pró-Talento:
a UFRJ Despertando
Vocações Científicas |
UFRJ |
Novos Talentos |
Atividades Objetivos - Fornecer aos
estudantes conteúdos matemáticos que contribuam para o ingresso na
universidade; - Estimular os
alunos para o estudo da matemática; - Explorar
softwares educacionais gratuitos para o aprendizado de matemática manipulando-os
em laboratório da universidade; - Enriquecimento
da linguagem matemática; - Desenvolvimento
do pensamento matemático; - Estimular as
escolas para iniciativas que ampliem os conteúdos matemáticos em suas
estruturas curriculares, por meio da observação da aprendizagem de seus
alunos. Atividades
I.
Cursos II. Visitas a
outros espaços da UFRJ III. Encontros de
consolidação de conteúdos e avaliação das atividades I. Cursos Curso 1. O
pensamento matemático e resolução de problemas. Professora
responsável: Nedir do Espírito Santo Dias de atividades: 20, 21, 22 e 25 de julho de
2011. Horário: 8:30 às 16:30 Carga horária total: 32 horas Professores colaboradores: Ivo Fernandez
Lopez, Maria Darci Godinho da Silva e Marisa
Beatriz Bezerra Leal O objetivo do curso é desenvolver o pensamento matemático dos alunos
por meio de resolução de problemas. Ao abordar um problema o aluno trabalha
com a hipótese (os dados do problema), conhecimentos adquiridos e, fazendo
conexões entre esses elementos, manipulando-os, chega ao resultado, ou seja,
a tese. O curso visa o desenvolvimento do pensamento dedutivo e da linguagem
matemática. Temas abordados: · Apresentação
da Matemática como uma ciência que tem uma simbologia própria a qual permite
uma comunicação universal. · Características
principais das sentenças matemáticas. Como formalizá-las. · A simbologia
utilizada pelo homem e a necessidade de novos conjuntos numéricos: a
representação do número negativo e a formalização de operações; a
representação numérica de uma grandeza. · Discussão com
os alunos sobre o que significa uma expressão geral em Matemática. · Números
inteiros: Expressão geral dos números inteiros pares e expressão geral dos
números inteiros ímpares. · Números
primos. · Abordagem de
problemas, por eles já estudados ou não: sua formalização e solução num
contexto mais rigoroso. Estimular o rigor por meio de perguntas. · Introdução do
conceito de demonstração · Tipos de
demonstração · Número
irracional, conjunto dos números irracionais e o conjunto dos números reais · Noção de
densidade e completude. Atividades Manipulação de material concreto, vídeos e jogos. Curso 2. Números
reais e funções reais. Professoras
responsáveis: Maria Darci Godinho da Silva e Marisa Beatriz Bezerra Leal Dias de atividades: 26, 27, 28 e 29 de julho de
2011. Horário: 8:30 às 16:30 Carga horária total: 32 horas Professores colaboradores: Ivo Fernandez
Lopez e Nedir do Espírito Santo A proposta do curso é trabalhar com os alunos o conjunto dos números
reais e funções com abordagem mais aprofundada, mas de forma gradual, visando
mostrar aos alunos importância das propriedades e da estrutura dos números
reais e abordar vários tipos de funções reais. Temas abordados · A construção
do conceito de funções: exemplos do cotidiano associado a noções adquiridas
no Ensino Fundamental. · Estudo da
estrutura do conjunto dos números reais · Exemplos de
funções e suas diversas formas de representação. · Funções
lineares, afim. · Função
quadrática. ·
Tópicos
relativos à trigonometria: conceito de radiano, definições de seno, cosseno, tangente e secante e algumas identidades
trigonométricas, encerrando com a execução de uma experiência didática envolvendo um teodolito e conceitos de trigonometria. ·
Introdução ao estudo de unções trigonométricas. Atividades Manipulação de material concreto, vídeos e jogos. Oficina. Manipulando
softwares educativos e jogos aplicados a geometria, trigonometria, resolução
de sistemas e funções. Professores
responsáveis: Ivo Fernandez Lopez e Maria Darci Godinho
da Silva Dias de atividades: 1, 2, 3 e 4
de agosto de 2011. Horário: 8:30 às 16:30 Carga horária total: 32 horas Professores colaboradores: Marisa Beatriz
Bezerra Leal e Nedir do Espírito Santo O objetivo da oficina é trabalhar
com os alunos a utilização softwares educativos para a experimentação e
estimativa e não para uma prova Temas
abordados · Alguns
conceitos relativos à Análise Combinatória · propriedades dos polígonos, especialmente triângulos e propriedades das cevianas dos triângulos (incentro, baricentro, circuncentro). Algumas demostrações de características destas cevianas. · Apresentação de forma simplificada o programa de Geometria Dinâmica denominado Geogebra. Os
alunos receberam um CD com uma cópia do Geogebra para que os que possuem microcomputador em casa possam utilizá-lo para facilitar a aprendizagem dos princípios geométricos. · Realização de exercícios de geometria plana e
espacial utilizando o Geogebra. · Apresentação de resolução de problemas um pouco
mais complexos de matemática utilizando o Maple. Atividades Manipulação de material concreto de geometria, manipulação de software
no laboratório de computação.. II. Encontros de consolidação de conteúdos e
avaliação das atividades Os encontros foram realizados aos
sábados nos dias 3 e 24 de setembro de 2012 Horário: das 8:30 às 14:30. Total da carga
horária: 12 horas · Atividades
realizadas · Discussões
sobre a vida em suas escolas após a participação no projeto. · Revisão de
conteúdos estudados dos cursos com aulas expositivas, utilização de material
concreto, jogos e vídeos. · Apresentação
de palestra pela professora convidada Maria José Pacífico, com o tema: Introdução Lúdica aos Sistemas
Caótico. · Entrega de
certificados para os alunos e as escolas. III. Visitas a outros espaços da UFRJ · Biblioteca do
Centro Ciências Matemática e da Natureza e instalações do Centro · LADIF
(Laboratório Didático de Ensino de Física), no Instituto de Física da UFRJ.
Nesta visita os alunos assistiram palestras e
realizaram experimentos. · Tanque Oceânico da Coppe (LabOceano) situado na Ilha do Fundão. Nesta visita os alunos tiveram uma palestra com
exibição de filme sobre o Tanque Oceânico, que é o segundo maior do mundo, receberam material sobre o tanque, incluindo um CD de divulgação e puderam acompanhar o tanque sendo utilizado e a fabricação, através de robô, de um modelo em escala reduzida que será posteriormente utilizado em um teste de estabilidade no Tanque Oceânico. ·
Laboratório de Engenharia Oceânica (com um tanque menor de teste) localizado no bloco I do
Centro de Tecnologia da
UFRJ. Nesta visita os participantes foram acompanhados por professor do PENO (Programa de Engenharia Naval
da COPPE/UFRJ). Foram apresentados vários instrumentos do laboratório,
destacando seus objetivos de uso e foram realizadas algumas experiências com
estes instrumentos, com a participação dos alunos. ·
Polo Náutico da UFRJ, no antigo hangar de hidroaviões. Nesta visita os participantes foram acompanhados por um aluno no último período do curso de Engenharia Naval que falou sobre as diversas estruturas de um barco, mostrou o processo de construção de embarcações de pequeno porte e apresentou as ideias físicas básicas que permitem aos barcos flutuarem e a forma da vela que permite aos veleiros navegarem mesmo que o seu objetivo esteja na direção contrária ao vento. Além disso, apresentou um protótipo de um barco movido a energia solar que participou de uma regata de barcos que utilizam este tipo de tecnologia. ·
Demais
Unidades visitadas: Escola de Educação Física e Desporto, Faculdade de Letras
e Museu
da Geodiversidade da UFRJ. Resultados · Aumento do horizonte nas possibilidades do futuro
profissional dos alunos. · Mudança do olhar dos alunos para a universidade.
Agora como algo atingível. · Participação ativa
dos alunos das escolas nas atividades. Foi reunido o total de 23 alunos e permaneceram 22. Julgamos esse dado
um sucesso, considerando o desafio de mantermos os alunos das escolas com
disposição para as atividades. Chamamos a atenção para o elemento determinante para a motivação dos
alunos da escola: a presença de alunos da UFRJ nas atividades. Alunos que
nomeamos monitores do Projeto e apresentamos, a seguir, um resumo da
participação dos monitores no projeto. |