Instituto de Matemática

UFRJ

Novos Talentos

Monitores

Os monitores desempenham um importante papel na execução do projeto, contribuindo fortemente para a descontração dos alunos das escolas. Embora sejam futuros professores, nossos licenciandos são alunos e isto  se torna um facilitador para a inserção do aluno das escolas no ambiente. As conversas entre os intervalos das atividades entre os aluno permitiu extrair avaliações informais das atividades desenvolvidas.

Monitores

Os monitores são alunos de Licenciatura em Matemática da UFRJ.  A participação é voluntária e as horas de atividades são computadas para Atividades Acadêmicas Científico Culturais.

Foi feita uma escala de trabalho para cada monitor. As principais atividades foram:

1.       Atividades administrativas

1.1.    Preparar o lanche dos participantes.

1.2.  Montar os kits com material didático que foi oferecido a cada participante.

1.3.  Preparar uma sala de aula do Instituto de Matemática para receber o material didático elaborado no curso de Licenciatura em Matemática.

1.4.  Elaborar e imprimir material de divulgação, convite para os pais e professores dos participantes.

1.5.  Acompanhar os participantes no Restaurante Universitário, fazer pequenos passeios pela Ilha do Fundão mostrando as diversas unidades.

2.     Atividades didáticas e lúdicas.

2.1.  Antes das aulas iniciarem apresentavam problemas e brincadeiras envolvendo raciocínio matemático.

2.2. Durante os lanches o no horário de almoço discutiam com os alunos interessados problemas de matemática.  Alguns dos participantes traziam problemas de provas de vestibular ou do Enem para que os monitores resolvessem.

2.3. Apresentação de material didático produzido pelos alunos do curso de Licenciatura em Matemática nos projetos PIBID e Prodocência para os participantes do projeto, em exposição em sala de aula do Instituto de Matemática.

3.     Atividades recreativas

3.1.  Devido à grande integração dos participantes com os monitores, foram utilizadas comunidades virtuais para troca de mensagens entre estes.

3.2. Os monitores elaboraram uma apresentação em PowerPoint com as fotos dos participantes em diversas etapas do projeto.