UFRJ-FE

 

 

 
                         

 

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Faculdade de Educação

 

Licenciatura em Matemática

 
 

 

 

 

 

 

 


                                                               

 

CÓDIGO DO RCC (Requisito Curricular Complementar):

EDDU05

 

NOME: PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA  E ESTÁGIO SUPERVISIONADO

 

CARGA HORÁRIA POR PERÍODO: 400 HORAS

 

 

CRÉDITOS: 8

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Reconhecimento de instituições, projetos e experiências de desenvolvimento curricular em diferentes espaços educativos. Observação e análise de experiências docentes, em escolas de Educação Básica, com respaldo teórico e crítico. Capacitação do licenciando como profissional do magistério. Desenvolvimento de práticas pedagógicas, reflexivas, criativas e críticas, teoricamente fundamentadas.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais.Brasília: MEC, 1997.

BRASIL.. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC, 1999.

FREIRE,Paulo. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa.31 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

MONTEIRO, A .M.F.C. A Prática de Ensino e a produção de saberes na escola. In:

CANDAU,V.(org.)Didática, currículo e saberes escolares.Rio de janeiro: DP&A Editora, 2000.

PIMENTA, Selma Garrido, LIMA Maria Socorro Lucena ( orgs), Estágio e Docência, São Paulo: Cortez Editora, 2004.

PAQUAY, Leopold, PERRENOUD, P., ALTET, M., CHARLIER, E. ( orgs), Formando professores profissionais. Quais estratégias? Quais competências?  Porto Alegre: Artmed, 2001.

PERRENOUD,P. et  alii. As competências para ensinar no século XXI. A formação dos professores e o desafio da avaliação.Porto Alegre: Artmed,2002.

ROMANOWSKI, J; MARTINS, P.L.de Oliveira, JUNQUEIRA, S.R.A., Conhecimento local e conhecimento universal: pesquisa, didática e ação docente, Vol1, Curitba: Editora Universitária Champagnat, 2004.

CURY, Carlos Roberto Jamil, Estágio Supervisionado na formação docente, In LISITA, Verbena, SOUSA, Luciana Freire ( orgs) Políticas educacionais, práticas escolares e alternativas de inclusão escolar, Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2003 ( XI ENDIPE)