UFRJ-FE
Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Filosofia e
Ciências Humanas Licenciatura em Matemática
Faculdade de
Educação
CÓDIGO DO RCC (Requisito Curricular
Complementar): EDDU05 |
NOME: PRÁTICA
DE ENSINO DE MATEMÁTICA E ESTÁGIO
SUPERVISIONADO |
CARGA HORÁRIA POR PERÍODO: 400 HORAS |
CRÉDITOS: 8 |
DESCRIÇÃO
DA ATIVIDADE: Reconhecimento
de instituições, projetos e experiências de desenvolvimento curricular em
diferentes espaços educativos. Observação e análise de experiências docentes,
em escolas de Educação Básica, com respaldo teórico e crítico. Capacitação do
licenciando como profissional do magistério. Desenvolvimento de práticas
pedagógicas, reflexivas, criativas e críticas, teoricamente fundamentadas. |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA BRASIL. Ministério da Educação.
Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais.Brasília:
MEC, 1997. BRASIL.. Ministério da Educação.
Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares
Nacionais. Brasília: MEC, 1999. FREIRE,Paulo.
Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa.31
ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. MONTEIRO,
A .M.F.C. A Prática de Ensino e a produção de saberes na escola. In: CANDAU,V.(org.)Didática,
currículo e saberes escolares.Rio de janeiro: DP&A Editora, 2000. PIMENTA, Selma Garrido,
LIMA Maria Socorro Lucena ( orgs), Estágio e Docência,
São Paulo: Cortez Editora, 2004. PAQUAY, Leopold,
PERRENOUD, P., ALTET, M., CHARLIER, E. ( orgs), Formando
professores profissionais. Quais estratégias? Quais competências? Porto Alegre: Artmed, 2001. PERRENOUD,P. et alii. As competências para ensinar no século XXI. A
formação dos professores e o desafio da avaliação.Porto Alegre: Artmed,2002. ROMANOWSKI, J; MARTINS,
P.L.de Oliveira, JUNQUEIRA, S.R.A., Conhecimento local e
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Curitba: Editora Universitária Champagnat, 2004. CURY, Carlos Roberto
Jamil, Estágio Supervisionado na formação docente, In
LISITA, Verbena, SOUSA, Luciana Freire ( orgs) Políticas educacionais,
práticas escolares e alternativas de inclusão escolar, Rio de Janeiro:
DP&A Editora, 2003 ( XI ENDIPE) |