UFRJ-FE
Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Filosofia e
Ciências Humanas Licenciatura em Matemática
Faculdade de
Educação
CÓDIGO DA DISCIPLINA: EDF 245 |
NOME: FUNDAMENTOS
SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO |
CARGA HORÁRIA POR PERÍODO: 60 HORAS Teórica: 60 horas Prática: 0 horas |
CRÉDITOS: 4 |
CARACTERÍSTICAS
DAS AULAS PRÁTICAS: Não há. |
|
EMENTA
: A
psicologia da educação e as relações entre desenvolvimento afetivo,
cognitivo, lingüístico e moral em situações de interação sócio-cultural.
Inteligência e escolarização meritocrática: da tradição psicométrica às
concepções contemporâneas de inteligência. Humanismo, behaviorismo,
psicanálise, construtivismo e sócio-interacionismo. O processo psicológico de
construção e aquisição do conhecimento diante dos sistemas de informação e
comunicação. |
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA BOCK, Ana ; FURTADO,Odair & TEIXEIRA,
M.J.L. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. SãoPaulo:Saraiva, 2002 ( 8ª
tiragem:2005). BRASIL. Estatuto da criança e do adolescente.
Lei no 8.069, de 13-07-1990 SãoPaulo: Cortez,1991. BRUNER, Jerome. Atos de significação. Porto Alegre:
Artes Médicas, 1997. CORREA, J. E MOURA, M.L.S. Pensamento e
linguagem Rio de Janeiro: ED.UERJ, 1999. FERREIRO,
E. Psicogênese da língua escrita Porto Alegre: ARTMED, 1985. FERRERO,
Emília Atualidade de Jean Piaget Porto Alegre: ARTMED, 2001. FOSNOT,
Catherine Construtuvismo teoria
perspectiva e prática pedagógica Porto Alegre: ARTMED, 1998. GROSSI,E.
& BORDIN,J. Construtivismo pós-piagetiano. 3a edição.
Petrópolis:Vozes, 1993. GADOTTI, Moacir. História das
idéias pedagógicas SãoPaulo;
Cortez, MOREIRA,
M.A. Teorias de aprendizagem
SP: EPU. KOHL, Marta, DANTAS, Heloisa e DE LA
TAILLE, Yves Piaget Vigotski Wallon: teorias psicogenéticas em discussão SP: Summus, 1992 LAJONQUIERE,
Leandro De Piaget à Freud Petrópolis: Vozes, 1992. PIAGET, Jean e INHELDER, Bärbel A Psicologia da Criança RJ: Ed. Bertrand Brasil, 1994 13a
edição. POZO, J. Ignacio Teorias
cognitivas da aprendizagem P. Alegre: Artes Médicas, 1998. |