UFRJ-FE

 

 

 
                         

 

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Faculdade de Educação

 

Licenciatura em Matemática

 
 

 

 

 

 

 

 


                                                               

 

CÓDIGO DA DISCIPLINA:

EDF 245

 

NOME: FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

 

CARGA HORÁRIA POR PERÍODO: 60 HORAS

                 Teórica: 60 horas

                 Prática:    0 horas

 

CRÉDITOS: 4

 

CARACTERÍSTICAS DAS AULAS PRÁTICAS: Não há.

EMENTA :

A psicologia da educação e as relações entre desenvolvimento afetivo, cognitivo, lingüístico e moral em situações de interação sócio-cultural. Inteligência e escolarização meritocrática: da tradição psicométrica às concepções contemporâneas de inteligência. Humanismo, behaviorismo, psicanálise, construtivismo e sócio-interacionismo. O processo psicológico de construção e aquisição do conhecimento diante dos sistemas de informação e comunicação.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BOCK, Ana ; FURTADO,Odair   &   TEIXEIRA, M.J.L. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia.  SãoPaulo:Saraiva, 2002 ( 8ª tiragem:2005).                                       

BRASIL. Estatuto da criança e do adolescente. Lei no 8.069, de 13-07-1990 SãoPaulo: Cortez,1991.

BRUNER, Jerome.  Atos de significação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

CORREA, J. E MOURA, M.L.S. Pensamento e linguagem Rio de Janeiro: ED.UERJ, 1999.

FERREIRO, E. Psicogênese da língua escrita Porto Alegre: ARTMED, 1985.

FERRERO, Emília Atualidade de Jean Piaget Porto Alegre: ARTMED, 2001.

FOSNOT, Catherine Construtuvismo  teoria perspectiva e prática pedagógica Porto

   Alegre: ARTMED, 1998.

GROSSI,E. & BORDIN,J. Construtivismo pós-piagetiano. 3a edição. Petrópolis:Vozes,  

    1993.

GADOTTI, Moacir. História das idéias pedagógicas  SãoPaulo; Cortez, 

MOREIRA, M.A. Teorias de aprendizagem  SP: EPU.

KOHL, Marta, DANTAS, Heloisa e DE LA TAILLE, Yves Piaget Vigotski Wallon: teorias psicogenéticas em discussão  SP: Summus, 1992

LAJONQUIERE, Leandro De Piaget à Freud Petrópolis: Vozes, 1992.

PIAGET, Jean e INHELDER, Bärbel  A Psicologia da Criança  RJ: Ed. Bertrand Brasil, 1994 13a edição.

POZO, J. Ignacio Teorias cognitivas da aprendizagem P. Alegre: Artes Médicas, 1998.