UFRJ

Instituto de Matemática

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SELMAT III

Terceira Semana da Licenciatura em Matemática

4, 5, 6 e 7 de outubro de 2010

 

Palestras

Segunda-feira

“Contar ou Medir: duas faces de uma mesma moeda.

O Caso da Análise Combinatória e probabilidade.”

 

Nei Carlos dos Santos Rocha –UFRJ (Palestra)

Doutor em Engenharia de Produção - UFRJ
Prof. Adjunto da  UFRJ

 

Resumo.

"Pretendemos discutir e revelar semelhanças e diferenças na matematização do ato de contar e de medir, à luz da história da matemática e propor uma visão unificada desses dois atos via Teoria da Medida, ressaltando assim o tronco comum de dois tópicos considerados problemáticos do ensino médio: a análise combinatória e a probabilidade."

 

(a anunciar)

Walcy Santos

Doutora em Ciências (Matemática) - IMPA
Profa. Associado da UFRJ

 

 

Terça-feira

“Formando professores para a escola contemporânea: o papel das universidades.”

Daniella Patti do Amaral

Dra. em Educação – UFRJ

Pós- doc em Administração Pública - FGV/RJ
Prof. Adjunto da  UFRJ

 

Resumo

"A proposta da palestra é problematizar sobre o papel da universidade diante do desafio de formar professores para a educação básica na contemporaneidade. A partir dessa perspectiva, procuraremos abordar questões como: formação pedagógica; carreira no magistério; piso salarial; trabalho docente e saberes da docência; projeto pedagógico das licenciaturas e avaliação do professor."

 

Quarta-feira

“Sobre educação financeira nas escolas”

Natalie Haanwinckel Hurtado – SUSEP

Doutora em Administração - UFRJ
Simone Knust Thuler Candido

Coordenadora da Coordenação de Planejamento e Analise Técnica - SUSEP

 

Resumo

"Promover e fomentar a educação financeira no país, aumentando o nível de compreensão do cidadão para efetuar escolhas conscientes relativas à administração de seus recursos, são os objetivos   principais da proposta da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), aprovada pelo Comitê de Regulação e Fiscalização dos Mercados Financeiro, de Capitais, de Seguros, de Previdência e de Capitalização (Coremec), que por sua vez é constituído pelo Banco Central do Brasil (BCB), Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) e Superintendência de Seguros Privados (Susep).  A proposta da ENEF, construída em conjunto com representantes do governo e da iniciativa privada, tem como públicos-alvo adultos e alunos de escolas públicas e privadas. Nesta palestra, serão apresentados os principais resultados já obtidos e as próximas ações a serem implementadas, em especial resultados e ações referentes à educação financeira de crianças e adolescentes."

 

Quinta-feira

“Um paralelo entre a teoria dos nós e a classificação das espécies"

Eduardo Colli

Doutor em Ciências (Matemática) – IMPA

Professor Doutor da Universidade de São Paulo

 

Resumo

Nesta palestra, pretendo mostrar as afinidades entre as questões que envolvem a classificação de espécies e as questões que envolvem a classificação de nós. A idéia é mostrar que, embora matemática e biologia sejam ciências de atuações bastante distintas, às vezes há pontos em comum que podem ser explorados, com alunos e com o grande público, para aproximá-los da matemática moderna.