UFRJ |
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Instituto de Matemática |
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SELMAT III Terceira Semana da Licenciatura em
Matemática 4, 5, 6 e 7 de outubro de
2010 |
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Palestras Segunda-feira “Contar ou Medir: duas faces de uma mesma moeda. O Caso da Análise Combinatória e probabilidade.” Nei Carlos dos Santos Rocha –UFRJ (Palestra) Doutor em
Engenharia de Produção - UFRJ Resumo. "Pretendemos
discutir e revelar semelhanças e diferenças na matematização
do ato de contar e de medir, à luz da história da matemática e propor uma
visão unificada desses dois atos via Teoria da Medida, ressaltando assim o
tronco comum de dois tópicos considerados problemáticos do ensino médio: a
análise combinatória e a probabilidade." (a anunciar) Walcy Santos Doutora
em Ciências (Matemática) - IMPA Terça-feira “Formando professores para a escola contemporânea: o
papel das universidades.” Daniella Patti do Amaral Dra. em Educação – UFRJ Pós- doc Resumo "A proposta da palestra é problematizar sobre o papel
da universidade diante do desafio de formar professores para a educação
básica na contemporaneidade. A partir dessa perspectiva, procuraremos abordar
questões como: formação pedagógica; carreira no magistério; piso salarial;
trabalho docente e saberes da docência; projeto pedagógico das licenciaturas
e avaliação do professor." Quarta-feira “Sobre educação financeira nas escolas” Natalie Haanwinckel Hurtado – SUSEP Doutora
em Administração - UFRJ Coordenadora
da Coordenação de Planejamento e Analise Técnica - SUSEP Resumo "Promover e fomentar a educação
financeira no país, aumentando o nível de compreensão do cidadão para efetuar
escolhas conscientes relativas à administração de seus recursos, são os
objetivos principais da proposta da Estratégia Nacional de Educação
Financeira (ENEF), aprovada pelo Comitê de Regulação e Fiscalização dos
Mercados Financeiro, de Capitais, de Seguros, de Previdência e de
Capitalização (Coremec), que por sua vez é
constituído pelo Banco Central do Brasil (BCB), Comissão de Valores
Mobiliários (CVM), Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) e Superintendência de Seguros Privados (Susep). A proposta da ENEF, construída em conjunto
com representantes do governo e da iniciativa privada, tem como públicos-alvo adultos e alunos de escolas públicas e
privadas. Nesta palestra, serão apresentados os principais resultados já
obtidos e as próximas ações a serem implementadas, em especial resultados e
ações referentes à educação financeira de crianças e adolescentes." Quinta-feira “Um paralelo entre a teoria dos nós e a classificação
das espécies" Eduardo Colli Doutor em
Ciências (Matemática) – IMPA Professor
Doutor da Universidade de São Paulo Resumo Nesta palestra, pretendo mostrar as afinidades entre as
questões que envolvem a classificação de espécies e as questões que envolvem
a classificação de nós. A idéia é mostrar que, embora matemática e biologia
sejam ciências de atuações bastante distintas, às vezes há pontos em comum
que podem ser explorados, com alunos e com o grande público, para
aproximá-los da matemática moderna. |