UFRJ |
|
Instituto de Matemática |
|
|||||||||||||||||||||||||||||||
|
SELMAT IV Quarta Semana de
Licenciatura em Matemática 3, 4, 5 e 6 de outubro de 2010 |
|||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumos Palestras e
oficinas Cydara Cavedon
Ripoll (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) Palestra: Mal ditas frases encontradas em
livros didáticos brasileiros Esta palestra é motivada pela necessidade de se fazer um
alerta aos atuais estudantes de matemática e
principalmente aos professores de Escola Básica sobre a realidade que
estamos hoje enfrentando no país, no que diz respeito a frases
encontradas em livros didáticos ou utilizadas pelos professores Elinalva V. de Vasconcelos (Universidade Federal da Bahia) Palestra e oficina: Construção de cilindros e cones
utilizando isometrias com o plano É bastante
conhecida a construção de superfícies cilíndrica
(cilindro) e cônica (cone) a partir de um retângulo e de um setor circular,
respectivamente, desenhados em um material considerado plano como papel,
cartolina, acetato ou outro material similar.
Essa oficina apresenta as isometrias entre o plano e o cilindro, entre
o plano e o cone e a construção de modelos concretos envolvendo essas
superfícies. Serão vistos conceitos e exemplos
de curvas e superfícies parametrizadas, função comprimento de arco e a noção
intuitiva de isometria entre superfícies, sem os aprofundamentos de Geometria
Diferencial. Através de traçados de curvas, é
possível fazer cortes no material considerado plano que após modelagem
proporcionam encaixes perfeitos para montagem de modelos concretos no espaço
físico tridimensional. Será apresentado o método de construção
dos modelos: ·
Cone circular que se encaixa em base fixada. ·
Cone e cilindro circular com uma geratriz coincidente com o eixo do
cone. O cone circular com base fixada
tem aplicação no ensino de Geometria Espacial e o outro modelo tem utilização
no ensino do Cálculo Diferencial e Integral. Os participantes terão a
oportunidade de construir os modelos concretos, utilizando papel e tampas de
latas recicladas. Para viabilizar essas construções, as curvas serão
impressas previamente. Enaldo Vergasta (Universidade Federal da Bahia) Palestra: Algumas curiosidades matemáticas Humberto
José Bortolossi (Universidade
Federal Fluminense) Palestra:
Usando o computador para ensinar e para aprender
Matemática e Estatística: exemplos no Ensino
Básico Nessa
palestra apresentaremos uma coleção de softwares orientados para a matemática
do ensino básico que foram desenvolvidos por um grupo de professores da
Universidade Federal Fluminense. Cada software procura abordar um tópico
específico. Entre os temas abordados estão: números, geometria espacial,
geometria plana, estatística, combinatória, probabilidade e funções. Todos os
softwares são gratuitos (disponíveis em http://www.uff.br/cdme/
e http://www.cdme.im-uff.mat.br/)
e fazem parte de um projeto com financiamento do MEC/MCT. Para cada software,
apresentaremos estratégias que viabilizem sua integração efetiva na prática
docente e indicaremos quais os elementos matemáticos que estão sendo
abordados com o software e que seriam difíceis de serem tratados com outro
tipo de recurso didático.
Walcy Santos (Universidade Federal do Rio de
Janeiro) Palestra: Superfícies Mínimas Nessa palestra apresentamos as superfícies
mínimas: caracterização, propriedades e realizamos algumas experiências com
películas de sabão. Divulgação Elinalva V. de Vasconcelos (Universidade Federal da Bahia) Uma breve visita ao LEMA-UFBA O Laboratório de Ensino de Matemática e Estatística da
UFBA, LEMA-UFBA, é um museu de ciência iterativo e itinerante com sede no Instituto de Matemática da UFBA. Tem como
objetivo facilitar o ensino de Matemática e de Estatística, contribuindo com
a popularização da ciência. Nessa palestra serão apresentadas
algumas atividades desenvolvidas no LEMA-UFBA, principalmente a de construção
de material didático. Serão apresentados alguns modelos concretos e sua
utilização no ensino. Lílian Nasser (Universidade Federal do Rio de Janeiro) Os Cadernos de Apoio Pedagógico
da SME Projetos – UFRJ & CAPES Ações da Licenciatura em
Matemática nos projetos: PIBID
– A UFRJ e escolas trabalhando em conjunto para a formação do docente. Prodocência – Ações contribuintes para a prática docente no
currículo da licenciatura. Novos Talentos – A UFRJ atuando nas escolas despertando vocações científicas. Projeto Fundão
A formação continuada de
professores da Educação Básica. |