UFRJ

Instituto de Matemática

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SELMAT IV

Quarta  Semana de Licenciatura em Matemática

 

3, 4, 5 e 6 de outubro de 2010

 

Resumos

 

Palestras e oficinas

 

 

Cydara Cavedon Ripoll (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Palestra: Mal ditas frases encontradas em livros didáticos brasileiros

Esta palestra é motivada pela necessidade de se fazer um alerta aos   atuais estudantes de matemática e principalmente aos professores de   Escola Básica sobre a realidade que estamos hoje enfrentando no país,   no que diz respeito a frases encontradas em livros didáticos ou utilizadas pelos professores  
em sala de aula que, seja por sua má redação, seja pelos erros   matemáticos que envolve, seja pelo inadequado encaminhamento   matemático que dão ao assunto, são precursoras de vícios (relacionados  
a conteúdos de matemática) que se reconhece em alunos calouros de   cursos de ciências exatas (entre eles, principalmente e mais   gravemente, de matemática).

 

Elinalva V. de Vasconcelos (Universidade Federal da Bahia)

Palestra e oficina: Construção de cilindros e cones utilizando isometrias com o plano

É bastante conhecida a construção de superfícies cilíndrica (cilindro) e cônica (cone) a partir de um retângulo e de um setor circular, respectivamente, desenhados em um material considerado plano como papel, cartolina, acetato ou outro material similar.  Essa oficina apresenta as isometrias entre o plano e o cilindro, entre o plano e o cone e a construção de modelos concretos envolvendo essas superfícies.

Serão vistos conceitos e exemplos de curvas e superfícies parametrizadas, função comprimento de arco e a noção intuitiva de isometria entre superfícies, sem os aprofundamentos de Geometria Diferencial.

Através de traçados de curvas, é possível fazer cortes no material considerado plano que após modelagem proporcionam encaixes perfeitos para montagem de modelos concretos no espaço físico tridimensional.

            Será apresentado o método de construção dos modelos:

·         Cone circular que se encaixa em base fixada.

·         Cone e cilindro circular com uma geratriz coincidente com o eixo do cone.      

O cone circular com base fixada tem aplicação no ensino de Geometria Espacial e o outro modelo tem utilização no ensino do Cálculo Diferencial e Integral.

Os participantes terão a oportunidade de construir os modelos concretos, utilizando papel e tampas de latas recicladas. Para viabilizar essas construções, as curvas serão impressas previamente.

 

Enaldo Vergasta (Universidade Federal da Bahia)

Palestra: Algumas curiosidades matemáticas

 

Humberto José Bortolossi (Universidade Federal Fluminense)

Palestra: Usando o computador para ensinar e para aprender Matemática e Estatística:

exemplos no Ensino Básico

 

Nessa palestra apresentaremos uma coleção de softwares orientados para a matemática do ensino básico que foram desenvolvidos por um grupo de professores da Universidade Federal Fluminense. Cada software procura abordar um tópico específico. Entre os temas abordados estão: números, geometria espacial, geometria plana, estatística, combinatória, probabilidade e funções. Todos os softwares são gratuitos (disponíveis em http://www.uff.br/cdme/ e http://www.cdme.im-uff.mat.br/) e fazem parte de um projeto com financiamento do MEC/MCT. Para cada software, apresentaremos estratégias que viabilizem sua integração efetiva na prática docente e indicaremos quais os elementos matemáticos que estão sendo abordados com o software e que seriam difíceis de serem tratados com outro tipo de recurso didático.

 


 


 

 

Walcy Santos (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Palestra: Superfícies Mínimas

 

Nessa palestra apresentamos as superfícies mínimas: caracterização, propriedades e realizamos algumas experiências com películas de sabão.

 

 

Divulgação

Elinalva V. de Vasconcelos (Universidade Federal da Bahia)

Uma breve visita ao LEMA-UFBA

O Laboratório de Ensino de Matemática e Estatística da UFBA, LEMA-UFBA, é um museu de ciência iterativo e itinerante com sede no Instituto de Matemática da UFBA. Tem como objetivo facilitar o ensino de Matemática e de Estatística, contribuindo com a popularização da ciência. 

Nessa palestra serão apresentadas algumas atividades desenvolvidas no LEMA-UFBA, principalmente a de construção de material didático. Serão apresentados alguns modelos concretos e sua utilização no ensino.

 

Lílian Nasser (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Os Cadernos de Apoio Pedagógico da SME

 

Projetos – UFRJ & CAPES

Ações da Licenciatura em Matemática nos projetos:

PIBID – A UFRJ e escolas trabalhando em conjunto para a formação do docente.

Prodocência – Ações contribuintes para a prática docente no currículo da licenciatura.

Novos Talentos – A UFRJ atuando nas escolas despertando vocações científicas.

Projeto Fundão 

A formação continuada de professores da Educação Básica.