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Curso
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O
curso de Matemática (Licenciatura e Bacharelado) foi um dos primeiros cursos no
país, e seu histórico, incluindo a expansão para o turno noturno, sua procura por
estudantes, e destaque dos alunos egressos no mercado profissional, justifica
sua oferta, sua importância e liderança dentre as instituições nacionais que se
ocupam da formação de professores.
Desde sua criação, o Curso de
Licenciatura em Matemática assumiu o compromisso de oferecer às instituições de
formação básica licenciados em matemática com sólida formação matemática e
conhecimento da dimensão cultural, social, política e econômica da educação.
Sempre projetou, portanto, o perfil de um egresso ciente da contribuição que a
aprendizagem da Matemática pode oferecer à formação dos indivíduos, com uma
visão de seu papel social de educador com capacidade de se inserir em diversas
realidades com sensibilidade para interpretar as ações dos alunos, com consciência
de que o conhecimento matemático pode e deve ser acessível a todos e estar
ciente de seu papel na superação dos preconceitos, traduzidos pela angústia,
inércia ou rejeição, que muitas vezes ainda estão presentes no
ensino-aprendizagem da disciplina.
O curso tem como base os
seguintes princípios:
Formar licenciados conscientes
da posição do educador na sociedade e pautar-se por princípios da ética
democrática: dignidade humana, justiça, respeito mútuo, participação, diálogo e
solidariedade.
Em seus primeiros anos, passou
a fazer parte de uma das unidades da Universidade do Brasil, denominada
Faculdade Nacional de Filosofia (FNFi), a partir de
04/04/1939. Foi na FNFi
que começaram a ser desenvolvidos um dos primeiros programas de pesquisa, tendo
a primeira turma de Matemáticos se formado em 1941.
Em 1965 a Universidade do
Brasil passou a se chamar
Universidade Federal do Rio de Janeiro e com a Reforma
Universitária, decreto-lei n. 53, de 18 de novembro de 1966, o curso foi
transferido da Faculdade Nacional de Filosofia para o Instituto de Matemática.
Neste longo período de
existência do curso, muitos matemáticos se formaram,
se tornaram professores do IM-UFRJ ou de outras universidades do Brasil.
Em 1992, os institutos da
Matemática, Física e Química da universidade encaminharam ao Conselho de Ensino
e Graduação (CEG) propostas de criação dos respectivos cursos
de licenciatura noturno. As propostas tiveram pareceres favoráveis de
Conselheiros e foi então criada uma Comissão de Licenciatura com representantes
dois seis centros, da Pró-Reitoria de Graduação, da Faculdade de Educação e do CAp com objetivo de, a partir de um estudo
fundamentado sobre a situação institucional, filosófica, pedagógica e gerencial
dos cursos de licenciatura da UFRJ, apresentar elementos indispensáveis que
servissem de base para o CEG disciplinar a implementação dos cursos. As
discussões que surgiram em torno dos cursos de licenciatura, resultaram em
substancial mudança estrutural dos cursos.
Em 1993, foi criado o curso de
licenciatura noturno. Neste período, a Licenciatura em Matemática da UFRJ, já
apresentava, em sua reformulação, a prática como componente curricular inserida
desde os primeiros períodos do curso e a sua estrutura já atendia,
antecipadamente, às exigências da Resolução do CEG 2/94 que estabelece normas
de funcionamento para os cursos de licenciatura da UFRJ.
A formação de professores para
o Ensino Fundamental e Médio se dá na UFRJ por meio de cursos de licenciatura plena.
Todos eles envolvem a participação da faculdade de educação, que é, de forma
geral, responsável pelas disciplinas de conteúdo pedagógico, do Colégio de
Aplicação (CAp), onde são
realizados os estágios supervisionados, e de, pelo menos, uma Unidade (no caso
da Licenciatura em Matemática, o Instituto de Matemática) responsável pelas
disciplinas de conteúdo específico.
A procura pelo curso de
Licenciatura em Matemática tornou-se substancial no momento em que foi criado o
curso noturno. Juntou-se a isto, a visão de alguns alunos do bacharelado em
matemática, na licenciatura, a oportunidade imediata de emprego, o que causou a
demanda pelo bacharel recém formado pela licenciatura.
Podemos ver o retrato da
qualidade da formação do licenciado em matemática pela UFRJ nos concursos
públicos para o magistério dos últimos anos. A maioria de nossos alunos que
prestou concurso foi classificada.