X SELMAT

10ª. Semana da Licenciatura em Matemática do Instituto de Matemática da UFRJ

De 23 a 26 de outubro de 2017

Local: C116 (Bloco C do CT–1º. andar), das 15h às 17h e das 18h30min às 21h20min.

IM

 

Resumos e sobre os participantes

 

Uma das motivações para a mesa redonda É possível!!!

 

Trecho da Reportagem de O Globo, em 15/10/2017

 

Dia do professor: numa cidade em guerra, exemplos de mestres que ensinam a sonhar

Era manhã do dia de São Cosme e Damião, e algumas crianças já sonhavam com os doces que comeriam após as aulas, quando seus pensamentos foram cortados por fortes estampidos. Um tiroteio deixou um homem morto e outro ferido na porta da Escola Municipal Bernardo Vasconcelos, na Vila Cruzeiro. Os estudantes se protegeram no corredor e, passado o perigo, foram liberados. Mas o trauma causado pelo episódio poderia dificultar o retorno dos alunos à unidade. Não fosse uma jogada de mestre. No dia seguinte ao confronto, os diretores Marcelo dos Santos Martins e Daniela Azini Henrique, em parceria com um grafiteiro da comunidade, pediram às crianças sugestões de mensagens positivas para serem pintadas no muro da escola. O exercício serviu para desviar o foco da violência e trazer um novo tom ao ambiente escolar, antes frio e cinzento.

Em uma cidade em guerra, esse é apenas um, entre tantos exemplos, de casos de professores, homenageados neste domingo, Dia do Professor, que se desdobram para garantir um direito básico à população. São heróis do cotidiano, que apresentam a educação como escudo contra os males da sociedade.

— Depois daquele tiroteio, a gente precisava mudar o foco. A ideia era fazer os alunos refletirem sobre coisas boas, nas quais podem acreditar e projetar o futuro. Eles abraçaram a ideia. Com isso, conseguimos impedir que aquele episódio interferisse na imagem da escola — conta Marcelo.

Nascido e criado na Vila Cruzeiro, além de dirigir a escola municipal, o professor de 40 anos coordena desde 2011 o projeto “Estudando para vencer”, que oferece aulas de pré-vestibular e pré-técnico (preparatório para escolas técnicas) a adolescentes da comunidade. Quando percebe que algum aluno, do curso ou da escola Bernardo Vasconcelos, precisa de atenção especial, vai até casa da criança para conhecer e conversar com seus pais.

— Ser professor não me tornou milionário, mas me fez ajudar a realizar sonhos. Hoje, tenho autoridade para pegar o aluno que está se envolvendo com o tráfico e dizer que esse caminho não é para ele. Isso, dinheiro nenhum poderia pagar — orgulha-se. — Passei muita dificuldade na vida e a única coisa que me libertou foi o estudo. Passo para os meus alunos um pouco do que acredito — acrescenta Marcelo.

 

 

Eduardo Serra* (Pró-Reitor de Graduação da UFRJ)

Palestra - Licenciaturas na UFRJ – Perspectivas

Resumo. Nesse encontro com alunos da Licenciatura em matemática conversaremos sobre as ações da UFRJ para promover o fortalecimento da formação de professores e sobre a construção do Complexo de Formação de Professores da UFRJ.

(*) Doutor em Engenharia Oceânica pela Coppe / UFRJ (2002). Possui Licenciatura em Inglês (UERJ,), Graduação em Engenharia Industrial (UFRJ), Especialização em Planejamento Econômico pela Warsaw School of Economics (SGPiS), (Varsóvia), Mestrado em Engenharia de Produção pela Coppe / UFRJ. Atualmente é Professor da Escola Politécnica da UFRJ e Pró-Reitor de Graduação da UFRJ.

Cláudia Segadas* (IM/UFRJ)

Divulgação - Projeto Fundão

Resumo. Divulgação das atividades do Projeto Fundão e sua atuação em atividades de extensão envolvendo alunos da Licenciatura em Matemática do IM/UFRJ..

(*) Doutora em Educação Matemática pela London University, Inglaterra, professora do IM/UFRJ, membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática do IM/UFRJ e coordenadora o grupo de trabalho (pesquisadores, professores multiplicadores e alunos da licenciatura) sobre Ensino da Matemática para alunos com deficiência visual ou surdos, no Projeto Fundão-Matemática

Daniela Azini Henrique*(SME/RJ) e

Marcelo dos Santos Martins** (SME/RJ)

Mesa Redonda – É possível

Os professores Daniele Azini e Marcelo Martins falam sobre o trabalho diferenciado e com sucesso que está sendo desenvolvido na Escola Municipal Bernardo Vasconcelos, na Vila Cruzeiro - Bonsucesso-RJ, e criação de um Pré- Vestibular Comunitário voltado para os jovens da Vila Cruzeiro que desejam fazer o ENEM, mostrando que é possível a escola transformar cidadãos, tema de debate da mesa.

Composição: Daniela Azini Henrique, Marcelo dos Santos Martins, Walcy Santos e Marisa Leal (mediadora)

(*) Mestre em Educação. Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(UFRJ-2003). Atualmente é Orientadora de TCC pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Professora de História da Prefeitura do Rio de Janeiro e Tutora a distância da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Popular.

(**) Cursando Especialização em Matemática do Programa de Especialização do IM/UFRJ e é Licenciado em Matemática.

Flávia Acker*

Instalação e oficina – Software Petipa, Geometria e Dança.

Resumo. Através da interação com o software Petipa, desenvolvido no Instituto de Matemática da UFRJ, os participantes poderão experimentar e criar novas simulações, em esquema bidimensional, do espetáculo de dança a ser construído. É gerado um “desenho animado”, em que o espectador vê de cima do palco a movimentação dos bailarinos, com ênfase nos traçados geométricos subjacentes. Pretende-se, assim, estabelecer um diálogo lúdico e corporal, por meio do qual se dão trocas entre a academia e os saberes populares trazidos pelos participantes.

O software traça trajetórias a mão livre, poligonais e circulares, e é possível definir diferentes espaços (palco, passarela, áreas com elementos cênicos etc.).

Pretende-se na oficina explorar e imaginar a geometria intrínseca à dança por meio de deslocamentos, saltos e outros movimentos existentes numa aula de ballet clássico, abrir espaço para a criação de outros movimentos pelos participantes a partir da cultura individual de cada um, e explorar o uso do software Petipa durante a criação coreográfica.

(*) Mestre em Artes Visuais (UFRJ) e mestre em Engenharia de Sistemas e Computação (UFRJ). Possui graduação em Matemática (Bacharelado) graduação em Licenciatura em Matemática (UFRJ). Atuou, e/ou atua hoje em dia, principalmente nos seguintes temas: aprendizado de máquina, banco de dados orientado à objetos, fragmentação vertical de base de objetos, revisão de teoria, artes visuais, dança, balé clássico e matemática aplicada à dança.

Flávia Landim (IM/UFRJ)*

Palestra - Novas diretrizes para o ensino da Estatística na Educação Básica.

Resumo. (aguardando)

(*) Doutora em Engenharia de Produção (UFRJ). Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Matemática (UFRJ), mestrado em Estatística (UFRJ). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Métodos Estatísticos do IM/UFRJ, e membro do corpo docente da Pós-graduação em Estatística do IM/UFRJ. Orienta alunos de graduação, especialização e mestrado nas áreas de estatística e ensino da matemática.

João Vicente Ganzarolli de Oliveira* (NCE/UFRJ)

Palestra - Deficiência e tecnologia

Resumo. Será a deficiência algo que acontece apenas com os "outros"? A palestra Deficiência e tecnologia visa aprofundar o significado da deficiência, indicando a sua importância para todos nós. Paralelamente, serão mostradas algumas possibilidades de contribuição que a tecnologia tem a dar nesse campo.

(*) Professor e pesquisador do NCE/UFRJ na área de Estudos sobre deficiência.

Possui graduação em Engenharia Cartográfica (UFRJ), graduação em (UFRJ), mestrado em Filosofia (UFRJ), doutorado em Letras (Ciência da Literatura-UFRJ), pós-doutorado em Letras (Ciência da Literatura-UFRJ). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Estética, atuando principalmente nos seguintes temas: arte, cultura, história, estética e cegueira. É docente da UFRJ - Professor associado IV; é docente e pesquisador do Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ e atua na área de Tecnologia Assistiva e Estudos sobre Deficiência.

Lúcia Tinoco* (IM/UFRJ)

Divulgação - Projeto Fundão

Resumo. Divulgação das atividades do Projeto Fundão e sua atuação em atividades de extensão envolvendo alunos da Licenciatura em Matemática do IM/UFRJ.

(*) Mestre em Matemática (UFRJ) e graduada em Matemática (UFRJ). Atualmente é professora aposentada do IM/UFRJ e atua no Projeto Fundão-Matemática coordenando a equipe de Formação Continuada de professores de Ensino Fundamental.

Marcia Cerioli* (IM/UFRJ)

Palestra – A OBI e o desenvolvimento do raciocínio lógico

Resumo. Pretende-se nesta palestra expor sobre a contribuição da Olimpíada Brasileira de Informática no desenvolvimento do raciocínio lógico de alunos do Ensino Fundamental, destacando a modalidade do vento em que os alunos concorrem resolvendo problemas de lógica e problemas de computação, sem uso de computador, apenas utilizando lápis e papel.

(*) Doutora em Engenharia de Sistemas e Computação (UFRJ). Possui graduação em Matemática (UFMS). Atualmente é Professor Associado da UFRJ. Tem experiência na área de Ciência da Computação e Matemática Combinatória, com ênfase em Análise de Algoritmos e Complexidade de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: algoritmos, teoria dos grafos, grafos de interseção e coloração de grafos. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq desde 2000.

Marcia Fusaro*(IM/UFRJ)

Divulgação - Programa PEMAT

Resumo. Divulgação dos cursos do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática com seus cursos (Mestrado em Ensino de Matemática e Doutorado em Ensino e História da Matemática e da Física), seus objetivos e perspectivas.

(*) Doutora em Educação Matemática pela Universidade de Warwick, na Inglaterra, e mestre em Matemática pela UFMG, onde foi docente do programa de Pós Graduação em Educação, da Faculdade de Educação. Atualmente é professora no Instituto de Matemática da UFRJ, é membro do Programa de Pós Graduação em Ensino de Matemática e do Grupo de Pesquisas Matemática no Ensino Superior e Tecnologias. Foi membro do comite internacional do International Group for the Psychology of Mathematics Education no período 2008 a 2012. Na pesquisa, tem interesse por abordagens socioculturais na psicologia da educação matemática e sobre tecnologias na educação matemática.

Marco Cabral*(IM/UFRJ)

Palestra - Matemática e tipografia: design de fontes do alfabeto

Resumo. (aguardando)

(*) PhD em Matemática pela Indiana University, Indiana, EUA. Possui graduação em Informática (UFRJ), mestrado em Matemática Aplicada pela UFRJ. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Sistemas Dinâmicos em Dimensão Infinita, atuando principalmente nos seguintes temas: finanças quantitativas, equações diferenciais parciais, expoentes de Lyapunov e chaos, métodos espectrais e dimensão de atratores.

Marisa Leal* (IM/UFRJ)

Divulgação – A Especialização no IM/UFRJ e a formação docente

Resumo. Divulgação do sobre a estrutura do Programa de Especialização da UFRJ, sua interação com programas da UFRJ e o curso de Licenciatura em Matemática.

(*) Doutora em Matemática(UFRJ). Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática (UFRJ), mestrado em Matemática (UFRJ). Atualmente é professora do IM/UFRJ. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: letramento, alfabetização de jovens e adultos, matemática, alfabetização e educação matemática. Atualmente coordena o Curso de Especialização em Ensino de Matemática e é Diretora Adjunta de Extensão do Instituto de Matemática da UFRJ.

Nedir do Espirito Santo (IM/UFRJ)

Oficina. Descobrindo simetrias e invariâncias por rotações nos poliedros de Platão

Resumo. Nesta pretende-se, por meio da manipulação de poliedros de Platão produzidos com canudos, visualizar simetrias nos poliedros de Platão fazendo a conexão do observado coma Geometria (Isometrias do Espaço), a Álgebra (Grupos) e a Álgebra Linear (Operadores Ortogonais).

(*) Doutora em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Possui graduação em licenciatura em Matemática (UFF), mestrado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Sua área de pesquisa é Geometria Diferencial com trabalhos publicados nos seguintes temas: superfícies mínimas e superfícies de curvatura média constante. Atualmente coordena o PIBID-Matemática da UFRJ e é Diretora Adjunta de Graduação do Instituto de Matemática da UFRJ.

Rodrigo Rosistolato* (FE/UFRJ)

Palestra. Universalização do acesso aos sistemas escolares e caminhos para a equidade

Resumo. A palestra tem por objetivo discutir os desafios contemporâneos dos sistemas educacionais brasileiros. Na atualidade, universalizamos o acesso ao ensino fundamental, mas ainda não conseguimos equalizar a distribuição de conhecimento escolar. Há iniciativas políticas nesse sentido, mas elas enfrentam obstáculos causados por vezes pelas culturas da escola. Identificaremos esses obstáculos e algumas iniciativas políticas construídas com o objetivo de superá-los. 

(*) Doutor em Antropologia Social (UFRJ). Antropólogo especializado em temas educacionais. Doutor em Ciências Humanas (antropologia), professor do Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE e do Departamento de Fundamentos da Educação, da Faculdade de Educação da UFRJ. Seus trabalhos focalizam as relações existentes entre a educação escolar e as outras esferas da vida social. Atualmente, desenvolve pesquisas sobre estratégias familiares e projetos de escolarização nas camadas populares das cidades do Rio de Janeiro e Petrópolis. Integra a equipe do LaPOpE-Laboratório de Pesquisa em Oportunidades Educacionais. Coordena e participa de projetos de pesquisa financiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, pela FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro e pela CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Atualmente é membro da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, da Associação Brasileira de Antropologia - ABA.

Tiago Berto Soares* (PROFMAT/UERJ)

Oficina – Mágicas e Matemática

Resumo. Um dos grandes obstáculos no ensino-aprendizagem da Matemática é a falta de motivação dos alunos. A maioria dos estudantes têm uma certa rejeição pela disciplina e, isso de alguma forma, cria um bloqueio no processo de assimilação das informações lecionadas. É consenso que truques de mágica encantam pessoas do mundo inteiro, trazendo a atenção e despertando a curiosidade. Neste trabalho, buscamos uma interseção entre a mágica e a Matemática, utilizando truques com a Matemática como fonte de inspiração e alternativa motivadora para a aprendizagem de conceitos matemáticos. Utilizando-se de um jogo de cartas convencional, foi possível desenvolver um bom número de truques nos quais a Matemática está presente. Para cada um deles, construímos uma explicação matemática adequada.

(*) Mestre em Matemática (PROFMAT-UERJ) e possui graduação em Matemática pela Universidade do Grande Rio. Atualmente é Professor de Matemática na CIEP 201 Aarão Steinbruch, em Duque de Caxias.

Vinicius Pinheiro Israel*(IM/UFRJ)

Palestra - Mensuração de Classes Sociais e Posicionamento Político usando Estatística.

Resumo. A palestra pretende abordar de forma metodológica as definições contemporâneas de posicionamento político-ideológico tais como: direita e esquerda ou liberal e conservador e, apresentar formas de classificar classes sociais dentro do debate de estratificação social.

O objetivo principal é apresentar uma abordagem multidisciplinar da matemática e estatística que faz um diálogo com categorias importantes da história e ciência sociais. O conteúdo apresentado pode ser usado em sala de aula para tratar temas do cotidiano da vida política e social que envolvem os alunos e professores enquanto membros da sociedade.

(*) Doutor em Estatística pela UFRJ. Possui graduação em Matemática (UFRJ) e graduação em Ciências Sociais (UERJ, mestrado em Informática, na área de Métodos Numéricos, pela UFRJ. Atualmente é professor do Departamento de Métodos Estatísticos do Instituto de Matemática da UFRJ (desde 2009) e é aluno de doutorado em Sociologia pelo IESP/UERJ.

Walcy Santos (IM/UFRJ)

Divulgação - Programa PROFMAT- visando o profissional

Resumo. Divulgação do Programa e da importância formação profissional do professor da Educação Básica: objetivos e perspectivas.

(*) Doutora em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Possui graduação em Matemática (bacharelado) pela (UFRJ), mestrado em Matemática pela (UFRJ). Atualmente é professora Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: geometria diferencial, r-curvatura média, formas espaciais, curvatura média e curvas planas. Desde 2011 é Diretora do Instituto de Matemática da UFRJ.

 

Alunos da Licenciatura em Matemática do IM/UFRJ (PIBEX-Projeto Fundão-PIBID)

Trabalho do Projeto Fundão

Título: Grupo de Tecnologia do Projeto Fundão no Biênio da Matemática

Alunos: Camila Sajnin, Leonardo Silva, Luís Felipe Almeida, Raquel de Souza, Miane Moura

Coordenação: Letícia Rangel (CAp/UFRJ)

Trabalho do Projeto Fundão

Título: O Ensino da matemática para alunos com deficiência Visual ou surdos numa perspectiva de educação para todos

Alunos: Jean Avelino, Lucas Uchoa, Flavia Cardoso, Pedro Borges

Coordenação: Claudia Coelho de Segadas Vianna (IM/UFRJ) e Elizabeth Ogliari Marques (SMERJ)

Trabalho do Projeto Fundão

Título: Festival da Matemática: jogos e brincadeiras para as séries iniciais

Alunos: Thaís de Oliveira e Gabriel Magro

Coordenação: Claudia Coelho de Segadas Vianna (IM/UFRJ) e Elizabeth Ogliari Marques (SMERJ)

Trabalho do Projeto Fundão

Título: Um encontro entre a matemática e você

Alunos: Matheus Nascimento dos Santos e Fabio Paredes

Coordenação: Lucia Arruda De Albuquerque Tinoco

Trabalho do Projeto Fundão

Título: Explorando a Educação Financeira por meio de jogos

Alunos: Alan Severo e Juliana Mendonça

Coordenação: Lilian Nasser

Trabalho de Projeto de Extensão

Título: Os números por trás da notícia

Participantes: Diego Belay, Marcos Henrique Raimundo, Taiane Sombra, Suellen Oliveira

Coordenação: Marisa Leal

Trabalho de Projeto de Extensão

Título: Ler, escrever e contar a matemática na alfabetização de Jovens e Adultos

Participantes: Ana Carolina Garcia, Angélica Matosinho, Danielle Beraldi, Matheus Colares

Coordenação: Marisa Leal

Trabalho do PIBID - Matemática

Título: Atividades Matemáticas Na Escola Em Tempos Livres

Alunos (bolsistas de iniciação à docência): Daniel da Silva Valente, Giovani Bonifácio Nery Dos Santos, Igor Gláucio Fidelis Almeida Viana, Gabriel Barreto Adão e Lucas Azevedo da Silva Santos

Coordenação: Nedir Espírito Santo (IM/UFRJ)

Trabalho do PIBID - Matemática

Título: PIBID e escola juntos com foco no ENEM

Alunos (bolsistas de iniciação à docência): Carlos Eduardo Pinheiro, Leonardo Pereira da Silva, Luana Pereira dos Santos, Douglas Tibúrcio, Leandro Stenkofp

Coordenação: Nedir Espírito Santo (IM/UFRJ) e Fábio Câmara Pinheiro (SEEDUC - RJ)

Trabalho do PIBID - Matemática

Título: Experiências no Fundamental II do PIBID-Matemática/UFRJ

Participantes:
Alunos (bolsistas de iniciação à docência): Juliana Oliveira Fabricio, Juliana da Silva Porto, Leon Loureiro Gadelha Ângelo Silvestre, Lorena Da Silva Rocha, Thais Guimarães de Oliveira, Tiago Aparecido Silva Mendonça

Coordenação: Nedir do Espírito Santo (IM/UFRJ) e Thyago Silva de Moraes(SME)