X SELMAT 10ª.
Semana da Licenciatura em Matemática do Instituto de Matemática da UFRJ De 23 a 26
de outubro de 2017 Local:
C116 (Bloco C do CT–1º. andar),
das 15h às 17h e das 18h30min às 21h20min. |
IM |
Resumos e sobre os participantes
Uma das motivações para a mesa redonda
É possível!!!
Trecho
da Reportagem de O Globo, em 15/10/2017
Dia
do professor: numa cidade em guerra, exemplos de mestres que ensinam a sonhar
Era manhã do dia de São Cosme e
Damião, e algumas crianças já sonhavam com os doces que comeriam após as aulas,
quando seus pensamentos foram cortados por fortes estampidos. Um tiroteio
deixou um homem morto e outro ferido na porta da Escola Municipal Bernardo
Vasconcelos, na Vila Cruzeiro. Os estudantes se protegeram no corredor e,
passado o perigo, foram liberados. Mas o trauma causado pelo episódio poderia
dificultar o retorno dos alunos à unidade. Não fosse uma jogada de mestre. No
dia seguinte ao confronto, os diretores Marcelo
dos Santos Martins e Daniela Azini Henrique, em parceria com um grafiteiro da
comunidade, pediram às crianças sugestões de mensagens positivas para serem
pintadas no muro da escola. O exercício serviu para desviar o foco da violência
e trazer um novo tom ao ambiente escolar, antes frio e cinzento.
Em uma cidade em guerra, esse é apenas
um, entre tantos exemplos, de casos de professores, homenageados neste domingo,
Dia do Professor, que se desdobram para garantir um direito básico à população.
São heróis do cotidiano, que apresentam a educação como escudo contra os males
da sociedade.
— Depois daquele tiroteio, a gente
precisava mudar o foco. A ideia era fazer os alunos refletirem sobre coisas
boas, nas quais podem acreditar e projetar o futuro. Eles abraçaram a ideia. Com
isso, conseguimos impedir que aquele episódio interferisse na imagem da escola
— conta Marcelo.
Nascido e criado na Vila Cruzeiro,
além de dirigir a escola municipal, o professor de 40 anos coordena desde 2011
o projeto “Estudando para vencer”, que oferece aulas de pré-vestibular e pré-técnico (preparatório para escolas técnicas) a
adolescentes da comunidade. Quando percebe que algum aluno, do curso ou da
escola Bernardo Vasconcelos, precisa de atenção especial, vai até casa da
criança para conhecer e conversar com seus pais.
— Ser professor não me tornou
milionário, mas me fez ajudar a realizar sonhos. Hoje, tenho autoridade para
pegar o aluno que está se envolvendo com o tráfico e dizer que esse caminho não
é para ele. Isso, dinheiro nenhum poderia pagar — orgulha-se. — Passei muita
dificuldade na vida e a única coisa que me libertou foi o estudo. Passo para os
meus alunos um pouco do que acredito — acrescenta Marcelo.
Eduardo Serra* (Pró-Reitor de
Graduação da UFRJ) Palestra
- Licenciaturas
na UFRJ – Perspectivas Resumo.
Nesse encontro com alunos da Licenciatura em matemática conversaremos sobre as ações
da UFRJ para promover o fortalecimento da formação de professores e sobre a
construção do Complexo de Formação de Professores da UFRJ. (*) Doutor
em Engenharia Oceânica pela Coppe / UFRJ (2002). Possui Licenciatura em
Inglês (UERJ,), Graduação em Engenharia Industrial (UFRJ), Especialização em
Planejamento Econômico pela Warsaw School of Economics
(SGPiS), (Varsóvia),
Mestrado em Engenharia de Produção pela Coppe / UFRJ. Atualmente é Professor
da Escola Politécnica da UFRJ e Pró-Reitor de Graduação da UFRJ. |
Cláudia Segadas* (IM/UFRJ) Divulgação - Projeto Fundão Resumo. Divulgação das atividades do
Projeto Fundão e sua atuação em atividades de extensão envolvendo alunos da
Licenciatura em Matemática do IM/UFRJ.. (*) Doutora em Educação Matemática
pela London University, Inglaterra, professora do
IM/UFRJ, membro do corpo docente do Programa de
Pós-Graduação em Ensino de Matemática do IM/UFRJ e coordenadora o
grupo de trabalho (pesquisadores, professores multiplicadores e alunos da
licenciatura) sobre Ensino da
Matemática para alunos com deficiência visual ou surdos, no Projeto
Fundão-Matemática |
Daniela Azini Henrique*(SME/RJ) e Marcelo dos
Santos Martins**
(SME/RJ) Mesa
Redonda – É possível Os
professores Daniele Azini e Marcelo Martins falam
sobre o trabalho diferenciado e com sucesso que está sendo desenvolvido na Escola Municipal Bernardo Vasconcelos, na
Vila Cruzeiro -
Bonsucesso-RJ, e criação de um Pré-
Vestibular Comunitário voltado para os jovens da Vila Cruzeiro que desejam
fazer o ENEM,
mostrando que é possível a escola transformar cidadãos, tema de debate da
mesa. Composição:
Daniela Azini Henrique, Marcelo dos Santos Martins,
Walcy Santos e Marisa Leal (mediadora) (*) Mestre em Educação. Possui
graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(UFRJ-2003).
Atualmente é Orientadora de TCC pela Universidade Federal do Estado do Rio de
Janeiro (UNIRIO), Professora de História da Prefeitura do Rio de Janeiro e
Tutora a distância da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
(UNIRIO). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação
Popular. (**)
Cursando Especialização em Matemática do Programa de Especialização do
IM/UFRJ e é Licenciado em Matemática. |
Flávia Acker* Instalação
e oficina – Software Petipa,
Geometria e Dança. Resumo. Através da interação
com o software Petipa, desenvolvido no Instituto de
Matemática da UFRJ, os participantes poderão experimentar e criar novas
simulações, em esquema bidimensional, do espetáculo de dança a ser
construído. É gerado um “desenho animado”, em que o espectador vê de cima do
palco a movimentação dos bailarinos, com ênfase nos traçados geométricos
subjacentes. Pretende-se, assim, estabelecer um diálogo lúdico e corporal,
por meio do qual se dão trocas entre a academia e os saberes populares
trazidos pelos participantes. O software traça trajetórias a
mão livre, poligonais e circulares, e é possível definir diferentes espaços
(palco, passarela, áreas com elementos cênicos etc.). Pretende-se na oficina explorar e imaginar a geometria intrínseca à dança por meio de deslocamentos, saltos e outros movimentos existentes numa aula de ballet clássico, abrir espaço para a criação de outros movimentos pelos participantes a partir da cultura individual de cada um, e explorar o uso do software Petipa durante a criação coreográfica. (*) Mestre em Artes
Visuais (UFRJ) e mestre em Engenharia de Sistemas e Computação (UFRJ). Possui
graduação em Matemática (Bacharelado) graduação em Licenciatura em Matemática
(UFRJ). Atuou, e/ou atua hoje em dia, principalmente nos seguintes temas:
aprendizado de máquina, banco de dados orientado à
objetos, fragmentação vertical de base de objetos, revisão de teoria, artes
visuais, dança, balé clássico e matemática aplicada à dança. |
Flávia Landim (IM/UFRJ)* Palestra
- Novas diretrizes para o ensino da Estatística
na Educação Básica. Resumo.
(aguardando) (*)
Doutora em Engenharia de Produção (UFRJ). Possui graduação em Bacharelado e
Licenciatura em Matemática (UFRJ), mestrado em Estatística (UFRJ). Atualmente
é Professora Associada do Departamento de Métodos Estatísticos do IM/UFRJ, e
membro do corpo docente da Pós-graduação em Estatística do IM/UFRJ. Orienta
alunos de graduação, especialização e mestrado nas áreas de estatística e
ensino da matemática. |
João Vicente Ganzarolli de Oliveira* (NCE/UFRJ) Palestra - Deficiência
e tecnologia. Resumo. Será a deficiência algo que acontece apenas com os
"outros"? A palestra Deficiência e tecnologia visa aprofundar o
significado da deficiência, indicando a sua importância para todos nós.
Paralelamente, serão mostradas algumas possibilidades de contribuição que a
tecnologia tem a dar nesse campo. (*) Professor e pesquisador do NCE/UFRJ na área de Estudos
sobre deficiência. Possui graduação em Engenharia Cartográfica (UFRJ), graduação em
(UFRJ), mestrado em Filosofia (UFRJ), doutorado em Letras (Ciência da
Literatura-UFRJ), pós-doutorado em Letras (Ciência da Literatura-UFRJ). Tem
experiência na área de Filosofia, com ênfase em Estética, atuando
principalmente nos seguintes temas: arte, cultura, história, estética e
cegueira. É docente da UFRJ - Professor associado IV; é docente e pesquisador
do Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ e atua na
área de Tecnologia Assistiva e Estudos sobre
Deficiência. |
Lúcia Tinoco* (IM/UFRJ) Divulgação - Projeto Fundão Resumo. Divulgação das atividades do
Projeto Fundão e sua atuação em atividades de extensão envolvendo alunos da
Licenciatura em Matemática do IM/UFRJ. (*) Mestre em Matemática (UFRJ) e
graduada em Matemática (UFRJ). Atualmente é professora aposentada do IM/UFRJ
e atua no Projeto Fundão-Matemática coordenando a equipe de Formação
Continuada de professores de Ensino Fundamental. |
Marcia Cerioli* (IM/UFRJ) Palestra
– A
OBI e o desenvolvimento do raciocínio lógico Resumo.
Pretende-se nesta palestra expor sobre a contribuição da Olimpíada Brasileira
de Informática no desenvolvimento do raciocínio
lógico de alunos do Ensino Fundamental, destacando a modalidade do vento em
que os alunos
concorrem resolvendo problemas de lógica e problemas de computação, sem uso
de computador, apenas utilizando lápis e papel. (*)
Doutora em Engenharia de Sistemas e Computação (UFRJ). Possui graduação em
Matemática (UFMS). Atualmente é Professor Associado da UFRJ. Tem experiência
na área de Ciência da Computação e Matemática Combinatória, com ênfase em
Análise de Algoritmos e Complexidade de Computação, atuando principalmente
nos seguintes temas: algoritmos, teoria dos grafos, grafos de interseção e
coloração de grafos. Bolsista de produtividade em pesquisa do
CNPq desde 2000. |
Marcia Fusaro*(IM/UFRJ) Divulgação
- Programa PEMAT Resumo. Divulgação dos cursos do
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática com seus cursos (Mestrado
em Ensino de Matemática e Doutorado em Ensino e História da Matemática e da
Física), seus objetivos e perspectivas. (*) Doutora
em Educação Matemática pela Universidade de Warwick, na Inglaterra, e mestre
em Matemática pela UFMG, onde foi docente do programa de Pós Graduação em
Educação, da Faculdade de Educação. Atualmente é professora no Instituto de
Matemática da UFRJ, é membro do Programa de Pós Graduação em Ensino de
Matemática e do Grupo de Pesquisas Matemática no Ensino Superior e
Tecnologias. Foi membro do comite internacional do International Group for the Psychology of Mathematics Education no período 2008 a 2012. Na pesquisa, tem
interesse por abordagens socioculturais na psicologia da educação matemática
e sobre tecnologias na educação matemática. |
Marco Cabral*(IM/UFRJ) Palestra - Matemática e tipografia: design de fontes do alfabeto Resumo. (aguardando) (*) PhD em Matemática
pela Indiana University, Indiana, EUA. Possui
graduação em Informática (UFRJ), mestrado em Matemática Aplicada pela UFRJ.
Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Sistemas Dinâmicos em
Dimensão Infinita, atuando principalmente nos seguintes temas: finanças
quantitativas, equações diferenciais parciais, expoentes de Lyapunov e chaos, métodos
espectrais e dimensão de atratores. |
Marisa Leal* (IM/UFRJ) Divulgação – A Especialização no IM/UFRJ e a
formação docente Resumo. Divulgação do sobre a
estrutura do Programa de Especialização da UFRJ, sua interação com programas
da UFRJ e o curso de Licenciatura em Matemática. (*) Doutora em Matemática(UFRJ).
Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática (UFRJ), mestrado em
Matemática (UFRJ). Atualmente é professora do IM/UFRJ. Tem experiência na
área de Matemática, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos, atuando
principalmente nos seguintes temas: letramento, alfabetização de jovens e
adultos, matemática, alfabetização e educação matemática. Atualmente
coordena o Curso de Especialização em Ensino de Matemática e é Diretora
Adjunta de Extensão do Instituto de Matemática da UFRJ. |
Nedir do Espirito Santo (IM/UFRJ) Oficina. Descobrindo
simetrias e invariâncias por rotações nos poliedros de Platão Resumo.
Nesta pretende-se, por meio da manipulação de poliedros de Platão produzidos
com canudos, visualizar simetrias nos poliedros de Platão fazendo a conexão
do observado coma Geometria (Isometrias do Espaço), a Álgebra (Grupos) e a
Álgebra Linear (Operadores Ortogonais). (*)
Doutora em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e
Aplicada (IMPA). Possui graduação em licenciatura em Matemática (UFF),
mestrado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de
Janeiro. Sua área de pesquisa é Geometria Diferencial com trabalhos
publicados nos seguintes temas: superfícies mínimas e superfícies de
curvatura média constante. Atualmente coordena o PIBID-Matemática da UFRJ e é
Diretora Adjunta de Graduação do Instituto de Matemática da UFRJ. |
Rodrigo Rosistolato* (FE/UFRJ) Palestra.
Universalização do acesso aos sistemas escolares e
caminhos para a equidade Resumo. A palestra tem por objetivo discutir os desafios
contemporâneos dos sistemas educacionais brasileiros. Na atualidade,
universalizamos o acesso ao ensino fundamental, mas ainda não conseguimos
equalizar a distribuição de conhecimento escolar. Há iniciativas políticas
nesse sentido, mas elas enfrentam obstáculos causados por vezes pelas
culturas da escola. Identificaremos esses obstáculos e algumas iniciativas
políticas construídas com o objetivo de superá-los. (*)
Doutor em Antropologia Social (UFRJ). Antropólogo especializado em temas
educacionais. Doutor em Ciências Humanas (antropologia), professor do
Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE e do Departamento de Fundamentos
da Educação, da Faculdade de Educação da UFRJ. Seus trabalhos focalizam as
relações existentes entre a educação escolar e as outras esferas da vida
social. Atualmente, desenvolve pesquisas sobre estratégias familiares e
projetos de escolarização nas camadas populares das cidades do Rio de Janeiro
e Petrópolis. Integra a equipe do LaPOpE-Laboratório
de Pesquisa em Oportunidades Educacionais. Coordena e participa de projetos
de pesquisa financiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico
e Tecnológico - CNPq, pela FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à
Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro e pela CAPES - Coordenação de
Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Atualmente é membro da Comissão
de Educação, Ciência e Tecnologia, da Associação Brasileira de Antropologia -
ABA. |
Tiago Berto
Soares*
(PROFMAT/UERJ) Oficina – Mágicas e Matemática Resumo. Um
dos grandes obstáculos no ensino-aprendizagem da Matemática é a falta de
motivação dos alunos. A maioria dos estudantes têm uma
certa rejeição pela disciplina e, isso de alguma forma, cria um
bloqueio no processo de assimilação das informações lecionadas. É consenso
que truques de mágica encantam pessoas do mundo inteiro, trazendo a atenção e
despertando a curiosidade. Neste trabalho, buscamos uma interseção entre a
mágica e a Matemática, utilizando truques com a Matemática como fonte de inspiração
e alternativa motivadora para a aprendizagem de conceitos matemáticos.
Utilizando-se de um jogo de cartas convencional, foi possível desenvolver um
bom número de truques nos quais a Matemática está presente. Para cada um
deles, construímos uma explicação matemática adequada. (*)
Mestre em Matemática (PROFMAT-UERJ) e possui graduação em Matemática pela
Universidade do Grande Rio. Atualmente é Professor de Matemática na CIEP 201
Aarão Steinbruch, em Duque de Caxias. |
Vinicius Pinheiro
Israel*(IM/UFRJ) Palestra
- Mensuração
de Classes Sociais e Posicionamento Político usando Estatística. Resumo. A
palestra pretende abordar de forma metodológica as definições contemporâneas
de posicionamento político-ideológico tais como: direita e esquerda ou
liberal e conservador e, apresentar formas de classificar classes sociais
dentro do debate de estratificação social. O
objetivo principal é apresentar uma abordagem multidisciplinar da matemática
e estatística que faz um diálogo com categorias importantes da história e
ciência sociais. O conteúdo apresentado pode ser usado em sala de aula para
tratar temas do cotidiano da vida política e social que envolvem
os alunos e professores enquanto membros da sociedade. (*)
Doutor em Estatística pela UFRJ. Possui graduação em Matemática (UFRJ) e
graduação em Ciências Sociais (UERJ, mestrado em
Informática, na área de Métodos Numéricos, pela UFRJ. Atualmente é
professor do Departamento de Métodos Estatísticos do Instituto de Matemática
da UFRJ (desde 2009) e é aluno de doutorado em Sociologia pelo IESP/UERJ. |
Walcy Santos (IM/UFRJ) Divulgação - Programa PROFMAT- visando o
profissional Resumo. Divulgação do Programa e da
importância formação profissional do professor da Educação Básica: objetivos
e perspectivas. (*) Doutora em Matemática pela Associação
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Possui graduação em Matemática (bacharelado)
pela (UFRJ), mestrado em Matemática pela (UFRJ). Atualmente é professora
Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de
Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes
temas: geometria diferencial, r-curvatura média, formas espaciais, curvatura
média e curvas planas. Desde 2011 é Diretora do Instituto de Matemática da UFRJ. |
Alunos da
Licenciatura em Matemática do IM/UFRJ (PIBEX-Projeto Fundão-PIBID)
Trabalho
do Projeto Fundão Título: Grupo de
Tecnologia do Projeto Fundão no Biênio da Matemática Alunos: Camila
Sajnin, Leonardo Silva, Luís Felipe Almeida, Raquel
de Souza, Miane Moura Coordenação:
Letícia Rangel (CAp/UFRJ) |
Trabalho do
Projeto Fundão Título: O Ensino da
matemática para alunos com deficiência Visual ou surdos
numa perspectiva de educação para todos Alunos:
Jean Avelino, Lucas Uchoa, Flavia Cardoso, Pedro Borges Coordenação:
Claudia Coelho de Segadas Vianna (IM/UFRJ) e Elizabeth Ogliari
Marques (SMERJ) |
Trabalho
do Projeto Fundão Título: Festival da
Matemática: jogos e brincadeiras para as séries iniciais Alunos:
Thaís de Oliveira e Gabriel Magro Coordenação:
Claudia Coelho de Segadas Vianna (IM/UFRJ) e Elizabeth Ogliari
Marques (SMERJ) |
Trabalho
do Projeto Fundão Título: Um encontro entre
a matemática e você Alunos: Matheus Nascimento dos Santos e Fabio
Paredes Coordenação:
Lucia Arruda De
Albuquerque Tinoco |
Trabalho
do Projeto Fundão Título: Explorando a
Educação Financeira por meio de jogos Alunos: Alan Severo e Juliana Mendonça Coordenação: Lilian
Nasser |
Trabalho
de Projeto de Extensão Título: Os
números por trás da notícia Participantes: Diego Belay, Marcos Henrique Raimundo, Taiane
Sombra, Suellen Oliveira Coordenação: Marisa Leal |
Trabalho de
Projeto de Extensão Título: Ler,
escrever e contar a matemática na alfabetização de Jovens e Adultos Participantes: Ana Carolina
Garcia, Angélica Matosinho, Danielle Beraldi, Matheus Colares Coordenação: Marisa Leal |
Trabalho do PIBID -
Matemática Título: Atividades Matemáticas Na Escola Em Tempos Livres Alunos (bolsistas de
iniciação à docência): Daniel da Silva Valente, Giovani Bonifácio Nery Dos
Santos, Igor Gláucio Fidelis Almeida Viana, Gabriel Barreto Adão e Lucas
Azevedo da Silva Santos Coordenação: Nedir Espírito Santo (IM/UFRJ) |
Trabalho do PIBID -
Matemática Título: PIBID e escola juntos com foco no ENEM Alunos (bolsistas de
iniciação à docência): Carlos Eduardo Pinheiro, Leonardo Pereira da Silva,
Luana Pereira dos Santos, Douglas Tibúrcio, Leandro Stenkofp Coordenação: Nedir Espírito Santo (IM/UFRJ) e Fábio Câmara Pinheiro
(SEEDUC - RJ) |
Trabalho do PIBID -
Matemática Título: Experiências no Fundamental II do PIBID-Matemática/UFRJ Participantes: Coordenação: Nedir do Espírito Santo (IM/UFRJ) e Thyago
Silva de Moraes(SME) |