Estrutura Curricular

Currículo

Orientação Curricular

Descrição Geral das Ênfases

Ênfase Matemática de Negócios

Ênfase Computação Científica

Ênfase Biologia Matemática

 
Ênfase Computação Científica

O que têm em comum a chuteira do Ronaldinho, filmes e videogames como Guerra nas Estrelas e a Ferrari de Schumacher? Cada um deles foi projetado e construído a partir de modelos gerados no computador.

Mas o computador não cria sozinho tais modelos. Mesmo o melhor dos programadores, com o melhor dos computadores, não cria tais modelos. Todos os modelos gerados no computador exigem uma boa dose de ciência e, sobretudo, muita Matemática, para transformar nossos conhecimentos sobre a realidade em algo que possa ser processado pela máquina.

Por trás de cada projeto de engenharia ou de design feito com o computador, de cada filme ou videogame utilizando computação gráfica, de quase todas as maravilhas tecnológicas que povoam o mundo em que vivemos, há modelos matemáticos, há Computação Científica.

Se tivéssemos que resumir tudo em uma equação,simplificando um pouco as coisas, diríamos:

computação científica = computação + matemática

Multidisciplinar por essência, o novo curso tem por vocação não só abrir caminhos para a pesquisa fundamental e tecnológica, como também suprir uma demanda crescente do mercado de trabalho não acadêmico.

O curso de Matemática Aplicada, ênfase Computação Científica, visa formar especialistas capazes de modelar, implementar e interpretar os resultados de simulações necessárias às soluções das questões descritas acima. Esta capacidade requer uma qualificação muito específica: uma formação aprofundada em Matemática, um conhecimento particular de certas técnicas computacionais, um treinamento especializado na construção de simuladores desta natureza, um conhecimento de áreas correlatas à Matemática.

O corpo docente responsável por este curso é constituído por pesquisadores com larga experiência acadêmica, envolvimento em projetos de consultoria e de pesquisa ligados à Computação Científica e está preparado para formar profissionais capazes de atender a uma demanda crescente do mercado de trabalho, tanto na área da pesquisa científica como fora dela.

As principais opções no mercado de trabalho são as Universidades e centros de pesquisa de empresas como a Petrobrás e a Eletrobrás.

Última atualização: 07/06/2013    

Valid HTML 4.0!  

 
Departamento de Matemática Aplicada - Caixa Postal 68530 - CEP 21941-909 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - tel:(21) 2562-7035 - mail to: Marco Cabral - mapcabral (at) ufrj.br