Estrutura Curricular

Currículo

Orientação Curricular

Descrição Geral das Ênfases

Ênfase Matemática de Negócios

Ênfase Computação Científica

Ênfase Biologia Matemática

 
Currículo

O curso de Bacharelado em Matemática Aplicada está dividido em duas fases distintas, com integralização prevista em 08 períodos (4 anos):

  • A primeira fase, com 04 períodos, contém o ciclo básico e é majoritariamente constituída de disciplinas obrigatórias de Matemática, Estatística e Computação: são 13 disciplinas obrigatórias, 03 complementares.
  • A segunda fase, também com 04 períodos, é quase totalmente composta por disciplinas complementares: são 14 disciplinas complementares e 02 obrigatórias.

Somando as disciplinas da primeira fase com as da segunda fase, o curso possui:

A grade curricular do curso, apresentada na tabela abaixo, se caracteriza por 4 núcleos de disciplinas obrigatórias:

  • Matemática: CVGA (Cálculo Vetorial e Geometria Analítica), Cálculo I, II, III, Análise Real, Álgebra Linear II, Equações Diferenciais, Álgebra I, Modelagem Matemática.
  • Computação: Computação I, Computação Científica I e II.
  • Estatística: Cálculo das Probabilidades I, II, Processos Estocásticos.
  • Iniciação Científica: Seminário (projetos de iniciação científica e pesquisas serão apresentadas), Projeto de Iniciação Científica I, II.

1º Período Cálculo I Álgebra I Computação I CVGA Seminário
2º Período Cálculo II Computação Científica I Álgebra Linear II Complementar
3º Período Cálculo III Cálculo das Probabilidades I Equações Diferenciais Complementar Projeto de In. Cient. I
4º Período Análise Real Cálculo das Probabilidades II Computação Científica II Complementar Projeto de In. Cien. II
5º Período Modelagem Matemática Processos Estocásticos Complementar Complementar
6º Período Complementar Complementar Complementar Complementar
7º Período Complementar Complementar Complementar Complementar
8º Período Complementar Complementar Complementar Complementar

Para melhor orientar as escolhas da segunda fase, a distribuição curricular prevê, na primeira fase, um Seminário composto por um ciclo de palestras. Além disso a experiência tem demonstrado ser extremamente motivadora a participação em um projeto de Iniciação Científica logo nos períodos iniciais. Para isto o aluno deve entrar em contato com um professor que vai orientar seu trabalho de iniciação científica e que poderá auxiliar a traçar o caminho de estudos nas disciplinas complementares.

Quem quiser mais detalhes consulte os Curriculos da Graduação em Matemática Aplicada no SIGA-UFRJ:

Última atualização: 07/06/2013    

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