Programa Especial de Matemática
Instituto de Matemática
logo do IM
UFRJ


O que é?

O Instituto de Matemática da UFRJ oferece turmas assinaladas como turma honors/PEM para várias disciplinas. Estas turmas são destinadas a estudantes cujo objetivo é obter uma formação mais aprofundada. Cursar disciplinas em turmas honors facilita o acesso a cursos mais avançados, e a certos convênios de duplo diploma, por exemplo engenharia e matemática. Também ajuda o estudante a se preparar para estudos no exterior que exigem bom nível de Matemática. Por exemplo, recomendamos as disciplinas abaixo como preparação para o Convênio de duplo diploma de graduação da UFRJ com o consórcio de Universidades francesas Paristech (École de Mines, de Ponts, Polytechnique, Ensae, Ensta, etc.): Cálculo I, II, III, Algebra Linear II e Análise Real, Modelagem Matemática, Equações Diferenciais, Álgebra Linear Avançada, Análise Real II.

Para que serve

Matemática é um dos alicerces das tecnologias atuais. A formação de quadros fluentes na disciplinas STEM ( Science, Technology, Engineering and Mathematics) é considerada estratégica para manter a competitividade dos países atualmente desenvolvidos. No nosso caso, ela é fundamental para criar oportunidades de inovação tecnológica e atingir um nível melhor de desenvolvimento.

Características das turmas honors

O conteúdo é tratado com ênfase dos aspectos qualitativos sobre os aspectos operatórios. O processo de descoberta e a prova matemática ganham mais importância. A compreensão da matéria é cobrada nesse nível. Isso exige uma bibliografia mais avançada, que pode ser um texto clássico ou um texto mais atual. Muitas vezes esse texto está disponível apenas em inglês.

A expressão honors course é de uso corrente nos Estados Unidos e supre a mesma carência do que no nosso sistema de créditos. Ela indica que os candidatos participam de maneira voluntária, pela `honra' de ser aprovados em uma disciplina mais difícil. No nosso caso, é expedido um certificado de participação para os alunos com bom desempenho, sem nenhuma vantagem em termos de créditos ou de Coeficiente de Rendimento.

Quem pode participar

Em princípio qualquer aluno da UFRJ pode participar, sabendo que essas disciplinas exigirão maior esforço e autonomia. É recomendável que os candidatos não possuam reprovações na matéria e mantenham um CR (Coeficiente de Rendimento) de não menos do que 7,0. Para estudantes do primeiro período, o nível recomendado é o do antigo Vestibular, ver por exemplo a prova de 2010.

Oferta de disciplinas para 2018-1

Horário das Disciplinas

Confira na página do IM o horário das disciplinas oferecidas, incluindo sala e professor responsável. Pode-se consultar com antecedência vendo-se períodos anteriores. Por exemplo, para se saber da oferta de 20xx/1 consulte 20yy/1 de ano anterior e para 20xx/2 consulte 20yy/2 de ano anterior pois horários são idênticos ou muito semelhantes.

Disciplinas típicas

Listamos abaixo algumas disciplinas com oferta regular, incluindo o semestre onde costuma ser oferecido. Mas abrimos com frequência disciplinas que não estão nesta lista. Elas aparecem diretamente no link acima. Note que as ementas abaixo podem estar desatualizadas.


Disciplinas Básicas (1o ano)


Disciplinas Intermediárias (2o ano em diante)

Oferecemos cursos de Tópicos em Matemática. O público alvo destes cursos são alunos que tenham completado o primeiro ano de Universidade. Tipicamente o pré-requisito é Cálculo (I e II ou somente Cálculo I) e Álgebra Linear (ou resolução de sistemas lineares do Ensino Médio).


Disciplinas Avançadas


Dúvidas