IM

 

 

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza

Instituto de Matemática

 

Licenciatura em Matemática

 

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   UFRJ     


               

Atividades Acadêmico-científico-culturais (AACC) – orientações

 

São atividades complementares inseridas como AACC, oferecidas regularmente:

1-      Participação como bolsista ou voluntário no Projeto Fundão, projeto de extensão formação continuada de professores, fundado há 30 anos pela professora emérita do Instituto de Matemática, falecida este ano, Maria Laura Mouzinho Leite Lopes. Este vem oferecendo também a oportunidade de desenvolvimento de pesquisas em sala de aula.

2-      Participação, como bolsista ou voluntário no projeto de Extensão Educação de Jovens e Adultos da UFRJ.

3-      Programa de Bolsa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid), que em sua vertente como projeto de extensão busca contribuir para o aumento das médias das escolas participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A ação atende ao plano de metas Compromisso Todos pela Educação, previsto no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), para elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nacional para 6, até 2.022, ano do bicentenário da independência do Brasil. O programa vai unir as secretarias estaduais e municipais de educação e as universidades públicas a favor da melhoria do ensino nas escolas públicas onde os Idebs estão abaixo da média nacional, que é de 3,8.

4-      O Programa de Consolidação das Licenciaturas Prodocência , que se enquadra como atividades de ensino articuladas ao Pibid, sob responsabilidade da Diretoria de Educação Básica Presencial  DEB da CAPES a partir de 2008. Tem por objeto selecionar propostas que contemplem um conjunto de atividades relevantes para a formação e para o exercício profissional dos futuros docentes e que fortaleçam a formação do professor, tendo o trabalho pedagógico como princípio articulador da unidade entre teoria e prática na formação e atuação do educador.

5-      O Seminário de Atividades Científico Culturais, em que tópicos de matemática são discutidos e apresentados por alunos inscritos.

6-      Organização e participação na Semana de Licenciatura em Matemática (SELMAT), em sua sexta edição, e que visa fornecer a seus licenciandos atividades que contribuam para sua formação científica,  prática e a conscientização profissional. Nele são propostas palestras e oficinas com atividades de formação científica; atividades que abordam a prática em sala de aula, por meio de oficinas; espaços para discussões sobre a profissão docente e perspectivas.

7-      O Programa Novos Talentos da CAPES, criado com o objetivo de motivar os alunos para o ingresso na universidade e o estudo em ciências, contribuindo fortemente para a intensificação do vínculo com as escolas, designadas Escolas Parceiras.

8-      Monitoria, desenvolvendo atividades junto a professores das diversas disciplinas.

9-      Outras atividades de extensão  e projetos analisados pelo professor responsável além das citadas.

 

Além destes, são computadas na carga horária de AACC a participação em:

·         eventos e congressos nacionais e regionais; alguns com apresentação de trabalhos;

·         eventos ofertados por esta e outras unidades desta Instituição;

·         estágio não obrigatórios, em escolas conveniadas com a Instituição.

 

Como se organizar para cumprir 200 horas de AACC:

·         O aluno deve organizar em uma pasta o comprovante de cada evento que participar. Depois procure o professor responsável pela informações, verificação da documentação e cálculo das horas.

·         Em todo evento que participar solicite comprovante ou certificado.

·         O aluno não pode compor sua carga horária somente com um tipo de atividade.

 

Veja tabela de atividades e respectivas cargas horárias: tabela AACC.

Professora responsável:  Nedir do Espirito Santo – sala C110-A;  tel: 3938-7412.