Coordenador: Valeria Menezes Bastos

Resumo: O Game Dev Project (GDP) é um grupo sem fins lucrativos instituído e mantido por alunos do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O principal objetivo do grupo é oferecer suporte acadêmico aos graduandos interessados no processo de elaboração e produção de Jogos (analógicos e digitais) e também a difusão de conhecimento para toda a comunidade, interna e externa à UFRJ, sobre todas as etapas do processo de desenvolvimento de jogos. O grupo atua na universidade desde 2007 e já conta com jogos lançados e materiais didáticos disponíveis de forma aberta e de fácil acesso pelo site (www.gamedevproject.ml). O GDP organiza durante o ano palestras e Workshops sobre assuntos diversos que se relacionam a produção de jogos. São feitos para toda a comunidade, interna e externa à universidade. A proposta principal de extensão do grupo é a produção de vídeo-aulas e apostilas didáticas cujo público-alvo são crianças e jovens moradores das comunidades. Em uma parceria com a NdC, o GDP dará também periódicas aulas nas unidades da Nave pelo Rio de Janeiro, que ficam próximas à comunidades. O objetivo do material é a produção de jogos com a ferramenta Construct2 que permite fazê-lo sem conhecimento prévio de programação e em menos de uma hora. As aulas ficarão disponíveis de maneira aberta no Youtube, site de compartilhamento de vídeo mais acessado no mundo. Embora as unidades da NdC sejam o principal alvo do projeto, todos poderão acessar, aprender e avaliar online o material.

Link: SIGProj