Titulo: On well posedness for some inhomogeneous Schrodinger-type equations
Palestrante: Carlos Guzman Jimenez (UFF)

Data: 28/11/2019
Sala: IM-UFRJ, CT - C116

Confira o resumo do seminário AQUI

Temos o prazer de anunciar o workshop que será realizado entre os dias 21 e 23 de novembro intitulado "Modelos computacionais para ritmo e expressividade".

Nos dias 21 e 22, haverá uma série de palestras, tutoriais e sessões voltadas para o estudo do ritmo e da expressividade em música latinoamericana de matriz africana, a partir de modelos estatísticos e processamento de sinais. Serão abordados aspectos culturais do Samba (brasileiro) e Candombe (uruguaio), além de técnicas e algoritmos baseados em modelos ocultos de Markov, campos aleatórios condicionais e representações tempo-frequenciais.
Local: Auditório CGTEC-CT2 - Centro de Tecnologia da UFRJ - Rua Moniz de Aragão, 1070 - Cidade Universitária. Rio de Janeiro, RJ

No dia 23, teremos apresentações musicais variadas num show de encerramento.
Local: Salão Leopoldo Miguez - Escola de Música da UFRJ. Rua do Passeio, 98 - Centro. Rio de Janeiro, RJ

Inscreva-se gratuitamente pelo sitewww.smt.ufrj.br/~starel/workshop/

Palestra: Possível Aplicação de Tensores em Conformadores de Feixe de Banda Larga.
Palestrante: Marcello Campos (COPPE-UFRJ)

Data: 06/11/2019
Local: Sala C-119

Resumo: Conformadores de feixe de banda larga são aplicados em muitas áreas da engenharia de eletrônica e de telecomunicações, e.g. RADAR, processamento de sinais sísmicos, e comunicações sem fio. No entanto, sofrem com sua alta complexidade computacional causada pela grande quantidade de multiplicadores, fruto da diversidade espacial e temporal. O problema é ainda mais grave em conformadores planares. Acreditamos que uma abordagem tensorial para o problema do projeto de conformadores de feixe de banda larga e a consequente aplicação de decomposições tensoriais possa oferecer vantagens para o projeto de conformadores esparsos, portanto com reduzida complexidade computacional.

Estão abertas as inscrições para concurso de Professor Substituto do DME-UFRJ. São 2 (duas) vagas para o setor de Probabilidade e Estatística e 1 (uma) vaga para o setor de Cálculo. As inscrições deverão ser feitas no período de 11 a 14 de novembro na sala C101 do bloco C do Instituto de Matemática, no horário de 9:00 às 12:00 horas.

Confira, abaixo, os documentos relativos à seleção:

Edital Geral;

Programa do setor de Probabilidade/Estatística;

Programa do setor de Cáculo.

Comunicamos que a próxima sessão do Seminário Escrita Matemática será nesta quinta feira, dia 7/11, às 17h00.

Objetivo: Aprimorar a escrita matemática em Inglês e o uso de computador para pesquisa. Preparar apresentações nas conferencias. Familiarizar o aluno de pós-graduação com o processo completo e detalhado de publicação de um artigo.

Ementa tentativa: O uso de Inglês quando é uma língua estrangeira
Conceitos básicos: teorema, lema, proposição, definição e exemplo | Escrever um artigo, título, autores, resumo, introdução, bibliografia, revisar um artigo | Preparar uma palestra, slides, ajuda de computadores | LATEX e BIBTEX | Recursos da rede.