26 04 im alumniV8
22 11 im fatiado face
22 11 im fatiado twitter
22 11 im fatiado youtube
22 11 im fatiado gmail
22 11 im fatiado brazil
22 11 im fatiado england
22 11 im fatiado spain

Título: Sobre Fluxos de Curvatura Média Eternais em Perturbações de S3

Data: 02 de junho de 2020 (terça feira)
Horário: 14:00

Clique AQUI para acessar a transmissão. 

Meeting ID: 899 4391 7543
Password: 436812

O Laboratório de Representação Científica (LaRC) tem como objetivo compartilhar conhecimento, visando proporcionar um mundo melhor por meio da educação, pesquisa e inovação.

A equipe que compõe o LaRC é formada por profissionais oriundos de diferentes áreas do conhecimento, com o objetivo de promover a transdisciplinaridade sendo, portanto, aberto a pessoas talentosas, curiosas e inventivas, independentemente de sua origem. O LaRC deseja celebrar a diversidade brasileira e sua identidade, a capacidade criativa e o espírito fraternal de compartilhamento.

Diariamente, nossos diversos núcleos de pesquisa criam saberes, novas tecnologias que, entrelaçadas, poderão ressignificar o modo de aquisição do conhecimento pela comunidade acadêmica.

Essa iniciativa pretende divulgar a rica pesquisa universitária em nível global, evidenciando as peculiaridades em driblar dificuldades e apresentar resultados de alta qualidade. Aqui no Brasil percebemos que há uma carência de espaços de pesquisa e discussão transdisciplinares dessa natureza. Assim, a missão do LaRC será promover o conhecimento, estimulando a pesquisa dos estudantes em ciências, tecnologia e artes.

O laboratório tem como metas gerar, disseminar e preservar o conhecimento, trabalhando com diferentes visões que contribuam para os grandes desafios do tempo atual, tendo a arte como fio condutor. Como exemplos podemos citar algumas parcerias já desenvolvidas e bem sucedidas  conectando arte e ciência, com a participação do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN) e Centro de Letras e Artes (CLA), ambos com resultados expressivos: i) A parceria entre o Observatório do Valongo (OV) e a Faculdade de Arquitetura (FAU) no projeto de extensão “A interface arte-astronomia como fonte de saber científico e apropriação urbana”, ii) “GeoAstropoéticas - artes da Terra, artes para o Cosmos”, um projeto de extensão da Escola de Belas Artes (EBA) em parceria com o Instituto de Geociências (IGEO) e o Observatório do Valongo (OV).

Nossa tônica será desenvolver em cada participante do laboratório a capacidade e a paixão de trabalhar com sabedoria, criatividade e eficácia para o aprimoramento da humanidade.

Os projetos partirão da discussão ampla sobre temas diversos que possam ser respondidos pelo coletivo. Trabalharemos em torno do fazer e do pensar significando a fusão do conhecimento acadêmico com o objetivo prático.

Celebramos o nascimento desse laboratório de pesquisa no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), com a participação de suas Unidades, do INOVA CCMN, do Laboratório de Fabricação Digital, bem como do Centro de Letras e Artes (CLA), suas Unidades, envolvendo desenho, cerâmica , arte digital, licenciatura, desenho industrial, arquitetura, entre outros - certos de que teremos novas áreas do conhecimento em nossas parcerias.

“Comparando a criação científica e a artística observamos que na origem do ato criador o cientista não se diferencia do artista, apenas trabalham materiais diferentes do Universo.”

Julio Plaza

Título: Utilizando modelos de regressão com componente espacial para dados de homicídios no Reino Unido

Data: 26 de maio de 2020 (terça feira) 
Horário: 09h00 
O link do Google Meet para a defesa é https://meet.google.com/hvz-fbgk-fxr.

Banca Examinadora

  • Marina Silva Paez (IM/UFRJ) - Orientadora;
  • Flávia M. P. F. Landim (IM/UFRJ);
  • João B. M. Pereira (IM/UFRJ).

Ao entrar na sala, desligue as câmeras e os microfones, para evitar problemas de conexão. A defesa será gravada e posteriormente disponibilizada.

A Pró-Reitoria de Pessoal da Universidade Federal do Rio de Janeiro, considerando as Diretrizes de Contingência da COVID-19 (Coronavírus) no âmbito da UFRJ, de 11/03/2020, comunica a prorrogação da suspensão do Cronograma de Submissão de Projetos do Edital Nº 103 de 9 de Março de 2020, por mais 30 (trinta) dias.

Clique AQUI e confira a nota completa.

Foi lançado o Edital PIBIC-PIBITI para a solicitação de bolsas de Iniciação Científica aberta a todos que tenham doutorado e interesse em pesquisa. As inscrições começam no dia 21 de maio (quinta-feira) e se encerram no dia 6 de junho (sábado).

O edital com todas as condições e ofertas pode ser acessado AQUI.

Topo