22 11 im fatiado face
22 11 im fatiado twitter
22 11 im fatiado youtube
22 11 im fatiado outlook
22 11 im fatiado brazil
22 11 im fatiado england
22 11 im fatiado spain

22 03 im noticia 80edaiO EDAÍ é um seminário de Sistemas Dinâmicos organizado conjuntamente pela PUC-Rio, UFF e UFRJ desde 2008. Realizado em geral às sextas-feiras, os eventos são compostos por uma Matinê e duas Palestras. Nas Matinês são expostos resultados clássicos de Sistemas Dinâmicos que ainda não encontraram seu lugar na ementa dos cursos introdutórios, enquanto as Palestras em geral abordam temas de pesquisa recente.

O primeiro encontro do EDAÍ será dia 22 de Março de 2019, às 14hrs, no Auditório do Bloco G, no Campus do Gragoatá da Universidade Federal Fluminense (UFF). A matinê contará com a presença de Alejandro Cabrera (IM-UFRJ) que apresentará o tema "Sobre o espaço de órbitas de uma dinâmica". Após, a primeira palestra será ministrada por Juliana Xavier (IMERL - UdelaR - Uruguai), em que o tema é "Topologically Anosov homeomorphisms of non compact surfaces". Por fim, a segunda palestra será conduzida por Álvaro Rovella (CMAT - UdelaR - Uruguai) que falará sobre "Dinâmica de recobrimentos ramificados do anel e da esfera". 

Clique AQUI para saber mais sobre o primeiro encontro do EDAÍ

Clique AQUI para acessar a página oficial do evento

18 03 im NoticiaO COLMEA - Colóquio Interinstitucional Modelos Estocásticos e Aplicações - tem mais um encontro no dia 28 de março de 2019, a partir das 14h, no Instituto de Matemática da UFRJ. Nesta ocasião, teremos palestras de Americo Cunha (IME-UERJ) e Claudio José Struchiner (IMS-UERJ).

Programação:

14:00h - 15:20h: Americo Cunha (IME-UERJ)
“How to predict an epidemic of Zika virus? A challenge in nonlinear stochastic dynamic”

15:40h - 17:00h: Claudio José Struchiner (IMS-UERJ)
"Competência Vetorial: Genômica populacional, decomposição de Price, diagramas causais"

17:00h: Discussão e lanche

Local: Instituto de Matemática – Bloco C – Sala C116 – Ilha do Fundão

Resumo das palestras:

Palestra: How to predict an epidemic of Zika virus? A challenge in nonlinear stochastic dynamics
Ministrante: Americo Cunha (IME-UERJ)

Several instances of Zika virus epidemic have been reported around the world in the last 20 years, causing Zika fever to become a disease of international concern. In this context the use of mathematical models for epidemics is of great importance, since they are useful tools to study the underlying outbreak numbers and allow one to test the effectiveness of different strategies used to combat the associated diseases. This work deals with the development of an epidemic model to predict the evolution of Zika virus in Brazilian scenario and the posterior calibration of this predictive tool with respect to real data, from the recent outbreak of the disease, by solving an inverse problem. Model parameters variabilities are taken into account through a parametric probabilistic approach that employs an information-theoretic formalism (maximum entropy principle) to construct a consistent stochastic model and uses Monte Carlo simulation for propagating the uncertainties. This development gives rise to a realistic epidemic model, capable of making robust predictions about epidemic scenarios.

Palestra: Competência Vetorial: Genômica populacional, decomposição de Price, diagramas causais
Ministrante: Claudio José Struchiner (IMS-UERJ)

Doenças transmitidas por vetores continuam a representar sérios problemas de saúde pública. A aplicação de técnicas originadas da genética e biologia molecular e as análises recentemente disponíveis sobre o genoma de mosquitos têm propiciado o desenvolvimento de métodos genéticos como uma alternativa complementar às estratégias existentes de controle. A aplicação racional de muitas destas propostas requer uma base teórica adicional obtida através de resultados quantitativos de base analítica ou numérica. O seminário discute as condições em que se torna possível o controle de doenças transmitidas por vetores, mais especificamente malária, dengue, zika e chikungunya, através da utilização de intervenções com base em procedimentos genéticos. Predições sobre a nova distribuição de genes ou bactérias que interfiram com a capacidade vetorial de insetos vetores deverão levar em consideração a atual distribuição natural de resistência a infecções por patógenos humanos nestes vetores. Estas predições refletem a natureza das forças evolutivas que mantêm a variação genética e a resistência à infecção por aquelas bactérias em populações de vetores que serão submetidas a um contínuo processo de seleção artificial imposto a partir de fontes externas representadas por estas estratégias de intervenção. Estas novas estratégias de controle têm em comum o fato de serem auto-propagáveis e estarem sujeitas à influência de forças evolutivas. Estas propriedades impõem novos desafios metodológicos para o desenho e a análise de ensaios de eficácia no campo.

Para mais informações sobre o sobre o COLMEA, clique AQUI

Comitê organizador: 

Augusto Q. Teixeira (IMPA)
Evaldo M.F. Curado (CBPF)
Leandro P. R. Pimentel (UFRJ)
Maria Eulalia Vares (UFRJ)
Nuno Crokidakis (UFF)
Simon Griffiths (PUC-Rio)

11 03 im destaque noticiaevento

Aula Magna do Insittuto de Matemática aconteceu no dia 11 de Março de 2019. O evento contou com a partipação ilustre do diretor Prof. Dr. Wladimir Neves, que falou sobre as especificações das modalidades de bacharelado e licenciatura, comentando sobre suas particularidades e aplicabilidade. Além disso, tratou de esclarecer algumas dúvidas que costumam surgir acerca do real objeto de estudo da Matemática. De forma breve, finalizou sua fala salientando a importância de ter prazer pela área escolhida para estudar, do contrário essa tarefa, na visão do professor, se tornará ainda mais árdua e completamente insatisfatória. 

Confira AQUI a galeria de fotos da Aula Magna. 

 

 

 


18 03 im destaque fourthnonlinearO estudo de equações dispersivas não-lineares tem crescido nos últimos tempos. O Brasil é um cenário que confirma essa tese, considerando que a área começou a ser explorada por estudantes brasileiros em meados dos anos 80, sendo introduzida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e vem aumentando desde então. Para abrir espaço para essas discussões, O Fourth Nonlinear Dispersive Equations acontecerá do dia 5 ao 8 de Novembro de 2019, no Auditório Pedro Calmon do Palácio Universitário, localizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), campus da Praia Vermelha. Assim, o objetivo dessa edição é reunir pesquisadores brasileiros e estrangeiros, afim de promover uma maior interação entre pesquisadores seniores e jovens, incluindo estudantes da pós-graduação.

Para saber mais sobre o evento, clique AQUI.

11 03 im DestaqueNoticiaO Departamento de Métodos Estatísticos da UFRJ está com concurso aberto para duas vagas do quadro de professores efetivos da classe Adjunto A (Edital 1054/2018) no regime de 40 horas semanas com dedicação exclusiva no setor de Probabilidade/Estatística.

Requisito básico: Graduação em Estatística ou áreas afins; Doutorado em Estatística ou em áreas afins.

As inscrições deverão ser efetuadas até o 17 dia de março de 2019, exclusivamente, via internet. Para acessar o endereço eletrônico, clique AQUI.

Topo